Fernando Machado

Blog

Categoria Últimas Noticias

Parabéns

Hoje, 24, Dia das Santas Tarsila, Ermina e Adélia, e do Órfão. aniversariam os executivos Carlos Eduardo Machado, Martin Mahn, Andréa Meira Lins, Gillene Costa e Lúcia Bravo,

A ex primeira dama de Pernambuco Jane Magalhães (Foto: Fernando Machado)

O ortopedista Romeu Krause (Foto: Fernando Machado)

A Miss Grupo Jovem e Artístico de Boa Viagem Julia Kátia Lopes (Fotos: Divulgação)

Parabéns, Colégio Motivo de Boa Viagem!

O Colégio Motivo de Boa Viagem realizou terça-feira, na Arcadia do Paço Alfandega, uma confraternização de final de ano, com direito a um presentão para seus alunos, ou seja, Escola do Futuro. A partir de 2019, quando o Motivo completará 19 anos, os alunos vão para uma nova sede. A nova unidade, que ficará em frente ao Shopping Recife, será especialmente construída para atender aos alunos, professores e famílias com mais conforto e comodidade.

Ana Beatriz Durão, Julieta Maranhão, Sérgio Ribeiro, Rosa Farias e Leyllyane Souza (Foto: Fernando Machado)

O projeto do novo Colégio Motivo é do arquiteto Jerônimo da Cunha Lima, e tem uma área construída de 12m² e está orçada em 60 milhões de reais. A estrutura inclui dois prédios distintos para diferentes idades, três quadras poliesportivas (sendo uma suspensa), biblioteca com mais de 100m2, amplas áreas de convivência e interação com muita tecnologia. É bom lembrar que as unidades de Casa Forte, Caruaru e Petrolina também passarão por reformas, que já podem ser vivenciadas a partir de fevereiro de 2018.

Fernando Ferro, Bárbara Tenório, Ludmila Falcão e João Pedro Barreto do Diretório Estudantil Clarice Lispector (Foto: Fernando Machado)

Antes o diretor geral do Grupo Motivo, Sérgio Ribeiro, subiu a um palco quadrado armado no centro da casa de recepção e sobre ele caia um quadrilátero com quatro telas onde eram exibidas imagens do futuro complexo educação Motivo.  Ele convidou para ocupar quatro cadeiras as professoras Ana Rodrigues Durão, Julieta Maranhão, Rosa Farias e Leyllyane Souza que deram uma explanação sobre suas diretorias. Também falou os professores Stellio Mendes e Lourenço Garcia.

Stellio Mendes e Lourenço Garcia (Foto: Fernando Machado)

Apesar da ampliação, o Colégio não irá aumentar o número de vagas oferecidas. Atualmente, a unidade de Boa Viagem tem cerca de 2.300 estudantes. O Colégio Motivo, faz parte do Grupo Somos Educação, o principal grupo de educação básica no Brasil, foi adquirido em 2001, quando funcionava como Colegio Atual e foi fundado por Eduardo Belo e Ricardo Canela. Depois foi servido um jantar tendo como pratos de resistências risoto de frango e canelone.

Lara Amorim e Amanda Borba (Foto: Fernando Machado)

Parabéns

Hoje, 21, Dia de São Canísio e do Atleta, aniversariam os executivos Eduardo Queiroz Monteiro e Jailce Azevedo, a jornalista Marcela Pimentel, os médicos Gustavo Carvalho e Rildo Saraiva de Melo, o escritor Cássio Cavalcanti,

A professora Cecilia Maciel Gadelha (Foto: Fernando Machado)

O executivo Leonardo Romanzeira (Foto: Face)

Parabéns, Mendonça e Tizuka!

O minsitro Mendonça Filho à côté Taciana (Foto: Fernando Machado)

O Cinema São Luiz, debruçado para o Rio Capibaribe, foi inaugurado no dia 6 de setembro de 1952. Numa noite inesquecível e com traje a rigor. Com sua rica concepção artística e arquitetônica do Recife é um dos últimos cinemas de rua do país. É lindo, pois antes de começarem as sessões os vitrais localizados nos dois lados da tela, dois grande jarros de flores laterais coloridos e belos, se acendem. É a única coisa de glamour que restou das velhas sessões do cinema. A autoria desta obra são dos artistas plásticos Aurora Lima e Henrich Moser.

Mendonça Filho cumprimentado o rei do Maracatu (Foto: André Nery)

As atrizes Clara Castanho e Luana Vitória (Foto: Fernando Machado)

Pois bem foi nesse cenário cheio de história que aconteceu, domingo, à noite, a Avant Première de 1817, A Revolução Esquecida, dirigida por Tizuka Yamazaki. O filme tem duração de 50 minutos e foi aprovado pelo banco de projetos da TV Escola, sendo produzido mediante termo de cooperação entre a produtora Rio de Cinema Produções Culturais, a TV Escola e o Ministério da Educação. O filme estreia no próximo dia 15, às 21h, na TV Escola. Hoje ele será exibido no Espaço Itau, no Rio de Janeiro.

Tizuka Yamazaki e Nádia Ferreira (Foto: Fernando Machado)

Roberto Mota e Margarida Cantarelli (Foto: Fernando Machado)

A noite de gala contou com a presença do Ministro da Educação, Mendonça Filho, que deu toda força para o projeto. Mais 900 pessoas prestigiaram a primeira exibição da pelicula. Sem dúvida um sucesso colossal, para tristeza dos petralhas. Este docudrama, avaliado em um milhão de reais, abre a série História da TV Escola e foi produzida em comemoração ao bicentenário da Revolução Pernambucana, tendo como base à obra literária A noiva da Revolução, de Paulo Santos de Oliveira.

Betânia Correa de Araújo e Paulo Santos de Oliveira (Foto: Fernando Machado)

Katia Peixoto e Eduardo Henrique Oliveira (Foto: Fernando Machado)

A maioria das cenas foi gravada no estado palco desse movimento emancipacionista. A Revolução Pernambucana, ou Revolução dos Padres, eclodiu em 6 de março de 1817 e foi o único movimento separatista do período colonial que se concretizou, tendo ultrapassado a fase conspiratória. Entre os motivos estão as enormes quantias que o governo de Pernambuco era obrigado a enviar para o Rio de Janeiro para custear os gastos da Corte portuguesa.

José Mário Austregésilo e José Luiz da Mota Menezes (Foto: Fernando Machado)

Wanessa Campos (Foto: Fernando Machado)

Para o ministro Mendonça Filho, o filme “é um elo entre cultura, história e educação”, algo que pode ser percebido ao fim da exibição, quando os integrantes do Maracatu Leão Coroado, que participa do filme, se apresentou envolvendo o público em um batuque típico de Pernambuco. O grupo é um dos maracatus mais antigos em atividade no Brasil. Ele é considerado patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2005. Parabéns, Mendonça Filho!

Os atores Domingos Antônio, Fábio Yamazaki e Arthur Canavarro (Foto: Fernando Machado)