Fernando Machado

Blog

Categoria Sou Santa Cruz de Corpo e Alma

Caixero é Santa Cruz de Corpo e Alma

O desportista e tricolor de corpo e alma, João Caixero de Vasconcelos, deu um presente aos que gostam de futebol, principalmente aos torcedores do Santa Cruz. Estamos nos referindo na maravilhosa coleção Eu Sou Santa Cruz de Corpo e Alma. São três volumes bem produzidos. Caixero reuniu profissionais de primeira linha para transformar a idéia surgida na década de 80 nessa notável obra. Ele não se esqueceu de outro idealizador da enciclopédia, Aristófanes de Andrade.

sc-joao-caxeiro

João Caixero na noite de autógrafos do seu livro na sede do Santa Cruz (Foto: Fernando Machado)

Os textos jornalísticos foram de Claudemir Gomes, José Neves Cabral e Lenivaldo Aragão. E outros dos já falecidos Givanildo Alves, Helio Pinto e Julio José Bezerra. A diagramação foi de Deusdedith Antônio da Silva, as ilustrações do chargista Humberto Araújo e o prefácio é de Leonardo Dantas Silva. No primeiro volume temos a história do Santinha, desde sua ata de fundação até o campeonato de 2015. No recheio fotos e mais fotos do seu 12º segundo jogador, e o mais importante: a torcida.

sc-livro-santa-cruz2

Santa Cruz de Corpo e Alma numa edição histórica (Foto: Fernando Machado)

O segundo volume está dedicado aos depoimentos, incluindo um nosso. E finalmente no terceiro e último, temos pequenas biografias dos ídolos do Santa Cruz. Quando destacamos a estrela negra do Arruda, Sebastião da Virada. E não podemos esquecer a Embaixada Suicida. Devido a uma crise financeira, em 1943, a diretoria resolveu fazer uma excursão ao Norte do Brasil. Nessa aventura o time voltou com dois desfalques que morreram de febre tifo: o goleiro King e o atacante Papeira. Um livro entra para a história do Mais Querido.

Santa Cruz de Corpo e Alma

O céu amanheceu tricolor, tudo por conta de mais um campeonato pernambucano de futebol para o Santa Cruz. E todos cantando a musica deste tricolor chamado Capiba: “Santa Cruz Santa Cruz / Junta mais esta vitória / Santa Cruz Santa Cruz / Ao teu passado de glória / És o querido do povo / O terror do Nordeste / No gramado tuas vitórias de hoje / Nos lembram vitórias do passado / Clube querido das multidões / Tu és o super campeão”.

capiba-alexandre-belem

Capiba era Santa Cruz de Corpo e alma (Foto: Alexandre Belém)

dom-helder-torcida

Dom Helder e essa torcida sem igual (Fotos: Divulgação)

Alguns que o blog homenageia, a além daqueles anônimos, Agamenon Magalhães, José do Rego Maciel, Helena Pessoa de Queiroz Gomes, José Antônio Gonsalves de Melo, Naná Vasconcelos, Luiz Bandeira, Nelson Ferreira, Ruy de Lima Cavalcanti, Dom Helder Câmara, James Thorp, Sebastião Virada, Aramis Trindade, Chacrinha, João e Raul Valença, Chico Science, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Gino Cesar.

Santa Cruz junta mais esta vitória

Dom Hélder Câmara muito obrigado por mais esta vitória. Sabe por que? Pois temos festa no céu com Capiba, Nelson Ferreira, Luiz Bandeira, Tará, Aramis Trindade, Lacraia, Diógenes Prado, Ilo Just, James Thorp, Luiz Gonzaga Barbalho, Raimundo Gomes de Moura, Helena Pessoa de Queiroz, os Irmãos Valença, para citar apenas estes.

dom-helder-camara-cruzeiro

Esse Dom Helder gosta de brincar os adversários (Foto: O Cruzeiro)

E festa na terra com João Lira Neto, Paulo Câmara, Marco Maciel, Jô Mazzarolo, Vera Ferraz, Zenaide Barbosa, Guilherme Machado, Iuri Maia Leite, Ivan Mauricio, Marly Mota, João Câmara, Maestro Spok, Maestro Forró, Ademir Araujo, Leonardo Silva, José Nivaldo Junior, Joca Souza Leão, Getulio Cavalcanti, Naná Vasconcelos, Mathias da Rocha, etc

Santa Cruz: 100 anos de glória

Quando, Walter Spencer, o mestre de cerimônias da Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo em homenagem ao centenário do Santa Cruz, lembrou que naquela data Dom Hélder Câmara (1909/1999), completaria 105 anos, se vivo fosse, foi ovacionado pela plateia.

d-joão-caixero-antonio-luiz-neto-rodolfo-aguiar

João Caixeiro, Antônio Luiz Neto e Rodolfo Aguiar (Foto: Fernando Machado)

d-fatima

Nossa Senhora de Fátima observa Tony Almeida entrevistar Ricardo Rocha (Foto: Fernando Machado)

Apesar de torcer pelo Santinha ele nunca foi homenageado pelas diretorias do clube. Dom Hélder que deveria está por lá cochichou no ouvido de Frei Damião Bozzano: “As pessoas são pesadas demais para serem levadas nos ombros. Levo-as no coração”. Sábia frase do ex arcebispo de Olinda e Recife.

d-anchieta-james-thorp-filho-james-thorp-neto

James Thorp Filho com Anchieta e James Neto (Foto: Fernando Machado)

d-paul-nicklin-tonico-araujo-usha-pitts

Paul Nicklin, Tonico Araújo e Usha Pitts (Foto: Fernando Machado)

A cerimônia começou com uma hora e meia de atraso, porque o presidente Antônio Luiz Neto, que nunca chega cedo aos eventos, mas tinha um motivo maior para tal: Estava em São Paulo buscando incentivo para o clube. A entrega dos titulos aconteceu sobre um tablado montado no dancing. A atrás dele, repousava um painel que remetia aos fatos históricos do Santa Cruz e na sua frente estava uma imagem de Nossa Senhora de Fátima atenta aos detalhes.

d-josé-neves-carlos-alberto-silva-mendonça-filho

José Neves, Carlos Alberto Silva e Mendonça Filho (Foto: Fernando Machado)

d-ricardo-rocha-evaristo-de-macedo-aluisio-lessa

Ricardo Rocha, Evaristo de Macedo e Alusio Lessa (Foto: Fernando Machado)

Entre os Conselheiros Natos destacamos Augusto Coutinho, Jonas Alvarenga, José Augusto Alves de Paula, Ricardo Moura Alves de Paula, Roberto Rodrigues Arraes e Romero Jatobá. Pelos Sócios Beneméritos lembramos André Alves de Paula Filho, Antonio Luiz Neto, Iuri Maia Leite, James Thorp Filho, Aluisio Lessa, Mendonça Filho, Luiz Felipe Moura, Paulo de Moraes, Evaldo Costa, Romerinho Jatobá, Tacio Maciel e Sergio Magalhães.

d-alan-costa-junior-getulio-cavalcanti-luiz-felipe-moura

Alan Costa, Getúlio Macedo e Luiz Felipe Moura (Foto: Fernando Machado)

d-andré-alves-de-paula-filho-andrea-andre-alves-de-paula

André Alves de Paula, a filha Andréa e o pai André Alves de Paula (Foto: Fernando Machado)

No item Mérito Tricolor os agraciados foram a consul dos Estados Unidos Usha Pitts, Zelia Lafayete, Carlso Alberto Silva, Evaristo de Macedo, Aluisio Ferrer Moraes, Leonardo Dantas e Wilton de Souza. Depois Getúlio Cavalcanti interpretou sua musica Santa Cruz Cem Anos de Paixão, que no final foi muito aplaudido.

d-edelson-judite-barbosa

Edelson e Judite Barbosa (Foto: Fernando Machado)

d-iuri-maia-leite-tonico-araujo

Iuri Maia Leite e Tonico Araújo (Foto: Fernando Machado)

E na pérgula da piscina tivemos os lançamentos do livro Santa Retrospectro 2000 2013 de Carlos Celso Cordeiro e Luciano Guedes Cordeiro; o do CD do compositor tricolor Getúlio Cavalcanti, intitulado Aos Mestres, com saudade, onde uma das faixas é Santinha, Santa Cruz Cem Anos de Paixão. Estava previsto um desfile de apresentação dos noves uniformes do Santa Cruz para o ano de 2014.

d-francisco-siqueira-dirceu-paiva-andre-de-paula2

Francisco Siqueira, Dirceu Paiva e André de Paula (Foto: Fernando Machado)

d-romero-romerinho-jatobá

Romero Jatobá e o filho Romerito (Foto: Fernando Machado)

Informações importantes: Dom Helder Câmara, James Thorp e Getulio Cavalcanti foram os mais aplaudidos da noite. Metade da venda dos CDs de Getúlio Cavalcanti será revertida para o clube. A senhora Aldeci Santos, como faz todos os anos, trocou a coroa de Nossa Senhora de Fátima.