Fernando Machado

Blog

Categoria Notícias da Caserna

SOAMAR, Almirante  & Jantar

Domingo, no Restaurante Dona Lindalva localizado no Cabanga Iate Clube, a SOAMAR/Recife leia-se o presidente Romero Neves Souza, ofereceu um jantar de adesão em torno do novo comandante do III Distrito Naval, vice-almirante Joese Bandeira Leandro, cuja sede é em Natal, no Rio Grande do Norte. A intensa chuva que caiu na cidade não impediu que os soamarinos prestigiassem o encontro.

Romero e Graça Souza com o almirante Leandro (Foto: Fernando Machado)

Flávia e Sérgio Mota (Foto: Fernando Machado)

Tivemos as falas de do presidente Romero e do homenageado, que é uma figura humana, apesar de competente, é muito simples. No seu discurso deixou claro o carinho que tem por Pernambuco e pelos amigos que aqui deixou. Ele foi comandante da Capitania dos Portos de Pernambuco. Até a sua administração nosso blog era Amigo da Capitania. Depois dele riscaram nosso nome do guest list. O novo comandante, o Fragata Mauricio Bravo refazer essa injustiça.

Patricia Azevedo, Guilherme Lima e Maria Inês Pessoa (Foto: Fernando Machado)

Maurício Bravo à côté Juliana (Foto: Fernando Machado)

É bom lembrar que nosso blog é o único que cobre todos os eventos das Forças Armadas desde 1973. O almirante Leandro frisou que no seu comando Pernambuco estará em alta. Sempre que puder virar prestigiar os eventos das OMs da terra do frevo e principalmente da SOAMAR. Leandro fez muito amigos no Recife, e nunca deixaram de prestigiá-lo quando assumiu outros postos ao deixar a Capitania dos Portos de Pernambuco. Garantiu que virar para a festa junina que a Soamar vai promover em junho.

Roberto Moliterno e Omar Salles (Foto: Fernando Machado)

Fernando e Lais Costa (Foto: Fernando Machado)

O almirante Leandro me remete ao almirante Gualter Menezes de Magalhães que marcou época em nossa sociedade. A partir dele eo Palacete da Rosa Silva, ganhou o nome de Casa do Almirante. Quero também parabenizar o presidente Romero Neves Souza pela notável administração. Tirer Le chapeau. Acertou em cheio quando chamou Maria Inês Pessoa, para a diretoria social. Como o nome diz Sociedade dos Amigos da Marinha do Recife.

Cristina Heusler, Carolina Salles e a filha Larissa (Foto: Fernando Machado)

Emilio Russell e Joese Leandro (Foto: Instagram)

Maria Inês criou um grupo da SOAMAR no Instagram, que é muito importante. Eu estou encantado com a atual diretoria da entidade. Não esquecer que a primeira dama da instituição Graça Pradines de Souza é simpática. Quero lembrar que o blog estará sempre à disposição de Romero, Graça e Maria Inês, afinal de contas sou Amigo da Marinha desde 1983.

 

Noticias da Caserna

O comandante do CMNE, general Artur Costa Moura, recebeu, semana passada, uma comitiva integrada do Ministério da Defesa, Comando de Operações Terrestres, Secretaria de Economia e Finanças e Tribunal de Contas da União. A visita teve por objetivo apresentar a condução da Operação Carro-Pipa. Por fim, o grupo embarcou até Petrolina a fim de conhecer in loco as peculiaridades desta operação.

General José Luiz Jaborandy e sua esposa Ana Lucia (Foto: Fernando Machado)

No dia 17 de abril, vamos ter a passagem de comando da 7ª Região Militar, quando assume o posto o general de divisão Luiz Antonio Duizit Brito. O atual comandante é o general de divisão Jose Luiz Jaborandy, que passou para a reserva remunerada. A solenidade será presidida pelo comandante do CMNE, general Artur Costa Moura. Ana Lucia e José Luiz decidiram fixar residência no Recife.

Notícias da Caserna

Na próxima terça-feira, às 10h, na Base Naval de Natal, no Rio Grande do Norte, o vice-almirante Joese Bandeira Leandro, assume o comando do III Distrito Naval. Vai substituir o vice-almirante Renato Rodrigues de Aguiar Freire. Para quem não lembra o almirante Leandro tem muitos amigos no Recife, pois foi comandante da Capitania dos Portos.

No d1a 10 de abril, o general de Brigada Carlos Duarte Pontual de Lemos, assume o comando da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, localizado no Curado. Substitui o general de brigada Francisco Humberto Montenegro Junior. A cerimônia será presidida pelo comandante do CMNE, general de Exército Arthur Costa Moura.

Cristina Heuseler assume o Hospital Naval  

O vice-almirante entre a fragata Cristina Heuseler e o Mar e Guerra Rui (Foto: Fernando Machado)

Quarta-feira, às 10h, no pátio de eventos do Hospital Naval do Recife, em Santo Amaro, tivemos a solenidade de transmissão de cargo de diretor. O Capitão de Mar e Guerra Rui Guilherme da Gama Cristo passa a direção do hospital para a Capitã de Fragata Cristina da Cruz Heuseler. O Hospital Naval do Recife, foi criado em 26 de abril de 1967 e o primeiro diretor foi o almirante Pedro Veloso Costa no período de 25 de outubro de 1967 a 7 de fevereiro de 1968.

Os comandantes Elizabeth Lacerda, Rui Gama Cristo e Wilma Barreto (Foto: Fernando Machado)

A capitã de fragata Cristina da Cruz Heuseler é a terceira mulher que assume o cargo de diretora do Hospital Naval do Recife. A primeira foi a Capitã de Fragata Wilma Barreto, em 2002 e a segunda foi a Capitã de Mar e Guerra Sonia de Souza Marques no período de 06 de julho de 2006 a 3 de julho de 2008.

Antonio Verísimo, almirante Renato Freire e Romero Souza (Foto: Fernando Machado)

A mestre de cerimônia da cerimônia foi a tenente Tatiana de Aguiar Santos Vilella. Um dos momentos que mais importantes e que marcou o ato foi quando chegou o Comandante do III Distrito Naval, Vice-Almirante Renato Rodrigues de Aguiar Freire se dirigiu ao grupo de convidados e fez questão de cumprimentá-lo com um bom dia. Essa cena me impressionou e nunca mais vou esquecê-la.

O general Sergio Szelbracikowski e os diretores dos hospitais Marcos Aurelio Nunes Pereira (Exercito) e Eliomar Goes Oliveira (Aeronáutica) (Foto: Fernando Machado)

Um gesto um gentleman, sem dúvida. A cerimonia começou com a execução do Hino Nacional do Brasil. Na sequencia tivemos a fala do diretor que deixava as funções Rui Gama Cristo, do vice-almirante Renato Freire e da nova diretora Cristina. Tanto Rui como Cristina ao discursarem estavam visivelmente emocionados. A nova diretoria que já serviu no nosso Hospital faz algum tempo, encerrou se speech clamando Viva a Marinha! Terminada a cerimônia militar aconteceu brunch.

O mar e guerra Rui Gama Cristo e o almirante Renato Freire (Foto: Fernando Machado)