Fernando Machado

Blog

Categoria Notícias da Caserna

Parabéns, Capitania dos Portos!

Mauricio Bravo e Juliana (Foto: Fernando Machado)

Maria Inês Pessoa e brigadeiro Walcyr Araujo (Foto: Fernando Machado)

Aconteceu ontem, à tarde, a comemoração dos 172 anos de fundação da Capitania dos Portos de Pernambuco, cujo o primeiro comandante foi o Capitão-de-Fragata Elizário Antônio dos Santos, que funcionava no Cais da Lingueta, atualmente Praça Rio Branco, no Marco Zero. Posteriormente ocupou as dependências da Torre Malakoff, depois um prédio da Rua São Jorge, 25, também no Recife Antigo.

Judite Facundo, Verônica Dantas, diretora do Hospital Naval Cristina Heruseler e Maria Inês Pessoa (Foto: Fernando Machado)

O comandante da Escola de Aprendizes de Marinheiros Omar  Almeida e Julio Souza (Foto: Fernando Machado)

Agora, a Capitania dos Portos repousa no complexo histórico que já sediou a Escola de Aprendizes de Marinheiros e o Grupamento de Fuzileiros Navais. A cerimônia aconteceu no Salão Branco, onde antigamente foi alojamento dos Marinheiros. O host do evento foi o tenente  Caio Lacerda, que anunciou a chegada do comandante, o capitão de mar e guerra Mauricio Bravo.

Generais Nilson Ananias e José Luiz Jaborandy (Foto: Fernando Machado)

Luciano Cavalcanti Batista, desembargador federal Élio Siqueira e Guilherme Lima (Foto: Fernando Machado)

Primeiro tivemos a execução do Hino Nacional Brasileiro. Na sequencia Caio leu a mensagem do Comandante do III Distrito Naval, vice-almirante Joese Bandeira Leandro, e finalizando discursou Capitão de Mar-e- Guerra Mauricio Bravo. Tivemos a entrega do Diploma de Amigo da Capitania dos Porto de Pernambuco.

Felipe Ferreira Lima e Helio de Araújo (Foto: Fernando Machado)

Roberto Moliterno e José Batista Nascimento (Foto: Fernando Machado)

Os agraciados foram Felipe Ferreira Lima (Superintendente do Patrimônio da União de Pernambuco), Manoel Alexandre Pedrosa (Secretário do Meio Ambiente de Tamandaré), Edilmar Costa de Melo (Superintendente Estadual da ABIN), o pescador André Felipe Nunes (Ajudou no resgate do naufrágio do Navemar II), Jefferson dos Santos Vieira (Coordenador Geral Juridico) e Fabiano Ferraz da CTTU. Encerrada a cerimônia foi servido um coquetel na Praça D’Armas.

Os tenentes Jaime, Rodrigues e Milena (Foto: Fernando Machado)

Os tenentes Robspierre, Caio Lacerda e Fabiana Vilarim (Foto: Fernando Machado)

SOAMAR, Almirante  & Jantar

Domingo, no Restaurante Dona Lindalva localizado no Cabanga Iate Clube, a SOAMAR/Recife leia-se o presidente Romero Neves Souza, ofereceu um jantar de adesão em torno do novo comandante do III Distrito Naval, vice-almirante Joese Bandeira Leandro, cuja sede é em Natal, no Rio Grande do Norte. A intensa chuva que caiu na cidade não impediu que os soamarinos prestigiassem o encontro.

Romero e Graça Souza com o almirante Leandro (Foto: Fernando Machado)

Flávia e Sérgio Mota (Foto: Fernando Machado)

Tivemos as falas de do presidente Romero e do homenageado, que é uma figura humana, apesar de competente, é muito simples. No seu discurso deixou claro o carinho que tem por Pernambuco e pelos amigos que aqui deixou. Ele foi comandante da Capitania dos Portos de Pernambuco. Até a sua administração nosso blog era Amigo da Capitania. Depois dele riscaram nosso nome do guest list. O novo comandante, o Fragata Mauricio Bravo refazer essa injustiça.

Patricia Azevedo, Guilherme Lima e Maria Inês Pessoa (Foto: Fernando Machado)

Maurício Bravo à côté Juliana (Foto: Fernando Machado)

É bom lembrar que nosso blog é o único que cobre todos os eventos das Forças Armadas desde 1973. O almirante Leandro frisou que no seu comando Pernambuco estará em alta. Sempre que puder virar prestigiar os eventos das OMs da terra do frevo e principalmente da SOAMAR. Leandro fez muito amigos no Recife, e nunca deixaram de prestigiá-lo quando assumiu outros postos ao deixar a Capitania dos Portos de Pernambuco. Garantiu que virar para a festa junina que a Soamar vai promover em junho.

Roberto Moliterno e Omar Salles (Foto: Fernando Machado)

Fernando e Lais Costa (Foto: Fernando Machado)

O almirante Leandro me remete ao almirante Gualter Menezes de Magalhães que marcou época em nossa sociedade. A partir dele eo Palacete da Rosa Silva, ganhou o nome de Casa do Almirante. Quero também parabenizar o presidente Romero Neves Souza pela notável administração. Tirer Le chapeau. Acertou em cheio quando chamou Maria Inês Pessoa, para a diretoria social. Como o nome diz Sociedade dos Amigos da Marinha do Recife.

Cristina Heusler, Carolina Salles e a filha Larissa (Foto: Fernando Machado)

Emilio Russell e Joese Leandro (Foto: Instagram)

Maria Inês criou um grupo da SOAMAR no Instagram, que é muito importante. Eu estou encantado com a atual diretoria da entidade. Não esquecer que a primeira dama da instituição Graça Pradines de Souza é simpática. Quero lembrar que o blog estará sempre à disposição de Romero, Graça e Maria Inês, afinal de contas sou Amigo da Marinha desde 1983.

 

Noticias da Caserna

O comandante do CMNE, general Artur Costa Moura, recebeu, semana passada, uma comitiva integrada do Ministério da Defesa, Comando de Operações Terrestres, Secretaria de Economia e Finanças e Tribunal de Contas da União. A visita teve por objetivo apresentar a condução da Operação Carro-Pipa. Por fim, o grupo embarcou até Petrolina a fim de conhecer in loco as peculiaridades desta operação.

General José Luiz Jaborandy e sua esposa Ana Lucia (Foto: Fernando Machado)

No dia 17 de abril, vamos ter a passagem de comando da 7ª Região Militar, quando assume o posto o general de divisão Luiz Antonio Duizit Brito. O atual comandante é o general de divisão Jose Luiz Jaborandy, que passou para a reserva remunerada. A solenidade será presidida pelo comandante do CMNE, general Artur Costa Moura. Ana Lucia e José Luiz decidiram fixar residência no Recife.

Notícias da Caserna

Na próxima terça-feira, às 10h, na Base Naval de Natal, no Rio Grande do Norte, o vice-almirante Joese Bandeira Leandro, assume o comando do III Distrito Naval. Vai substituir o vice-almirante Renato Rodrigues de Aguiar Freire. Para quem não lembra o almirante Leandro tem muitos amigos no Recife, pois foi comandante da Capitania dos Portos.

No d1a 10 de abril, o general de Brigada Carlos Duarte Pontual de Lemos, assume o comando da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, localizado no Curado. Substitui o general de brigada Francisco Humberto Montenegro Junior. A cerimônia será presidida pelo comandante do CMNE, general de Exército Arthur Costa Moura.