Fernando Machado

Blog

Categoria Notícias da Caserna

Parabéns, Banda de Musica da PMPE!

Capitão Zuzinha, José Lourenço da Silva (Foto: Divulgação)

Hoje, a Banda de Música da PMPE completa 144 anos de fundação. Ela foi instituída oficialmente em 5 de novembro de 1873, com o objetivo de atender as solenidades da Corporação. Em 1892 surgia a figura de Mestre de Musica e de Corneteiro-mor no I Batalhão de Infantaria Estadual. No fim do ano de 1900 havia uma Banda para cada Corpo de Policia. Atualmente é intitulada Banda de Música Capitão Zuzinha em homenagem a um dos melhores – se não o melhor – regentes da sua história.

Capitão Zuzinha e a banda da PMPE (Foto: Livro de Marilourdes Ferraz sobre a Banda)

A Banda de Música da PMPE é fator preponderante de comunicação social entre a Corporação e a sociedade civil, dados aos seus relevantes serviços de abrilhantamento às solenidades militares e às diversas festas culturais do nosso Estado, onde se destacam as procissões, as retretas, os desfiles cívicos e militares dentre tantos outros. A Banda de Musica da Policia Militar também cumpre uma agenda bastante cheia, quando lembramos solicitações para bailes.

Capitão Zuzinha dirigindo o Orfeão da Brigada em agosto de 1937 (Foto: Diário da Manhã)

Noticias da Caserna

O Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional, Brigadeiro-do-Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo, convidando para a Solenidade Militar alusiva ao Dia do Aviador e pelos 76 anos da Força Aérea Brasileira. A solenidade realizar-se às 16h da próxima segunda-feira, no QG do II COMAR, em Boa Viagem.

O Capitão de Fragata Marcos Alexander Valle de Moura, Comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros de Pernambuco, nos convida para a Cerimônia de Comemoração aos 160 anos de Criação desta Escola. A cerimônia vai acontecer no próximo dia 27, às 10h.

Noticias da Caserna

No próximo dia 23, em Brasilia, vamos ter a reunião do Alto Comando do Exercito, que será presidida pelo Comandante do Exercito general Eduardo Dias Costa Villas Boas. Neste encontro acontecerão as promoções para os novos generais de Exercito. O comandante do Comando Militar do Nordeste, general Arthur Costa Moura, é dos participantes da reunião. Quem não seja divulgado os futuros remanejamentos do Exercito.

Generais Eduardo Dias Costa Villas Boas e Arthur Costa Moura (Fotos: Fernando Machado)

Entre os dias 16 e 23 de outubro, no Comando Aéreo Regional vamos  as solenidades da Semana da Asa. No último dia haverá a Formatura de encerramento. Na ocasião será entregue a Medalha do Mérito da Aeronáutica. Entre os agraciados estão o administrador de Fernando de Noronha Luiz Eduardo Antunes; o desembargador federal  Rogério Moreira e a desembargadora Maria Gorete Bezerra do Tribunal de Justiça do RN.

Viva o Brasil!

O desembargador Leopoldo Raposo e o general Arthur Costa Moura (Foto: Divulgação)

Governador em exercício de Pernambuco, o desembargador Leopoldo Raposo presidiu a solenidade pelo 7 de setembro. O Desfile Cívico-Militar em celebração aos 195 anos da Independência do Brasil foi realizado ontem pela manhã de ontem, na avenida Marechal Mascarenhas de Morais, no Recife. Participaram 4,5 mil integrantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, do Exército, da Marinha, da Aeronáutica e da Guarda Municipal, sem esquecer os alunos de várias escolas.

A vice-governadora Lígia Feliciano abrindo o desfile de João Pessoa (Foto: Junior Fernandes)

A vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano foi quem presidiu, ontem, o desfile em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, em João Pessoa. A solenidade teve início com a revista às tropas, em seguida houve o hasteamento do pavilhão nacional e depois aconteceu o desfile cívico-militar na Avenida Duarte da Silveira, por onde passaram  tropas  municipais, estaduais e federais, estudantes e entidades civis.

O governador Renan Calheiros Filho e a primeira dama Renata Calheiros (Foto: Divulgação)

O governador de Alagoas Renan Calheiros Filho presidiu, ontem o desfile cívico-militar de 7 de Setembro, em Maceió. O Desfile da Independência foi promovido, na manhã de ontem, na Avenida da Paz, no Jaraguá, e reuniu cerca de mil componentes das instituições civis e militares. Segundo o Comando de Policiamento da Capital, mais de 20 mil pessoas prestigiaram o evento nas arquibancadas e ao longo da Avenida da Paz.

O vice-governador Belivaldo Chagas assistindo o desfile do palanque (Foto: Divulgação)

O vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, presidiu as celebrações ao dia da Independência do Brasil na capital sergipana, realizadas por meio do tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro, ontem, em Aracaju. O evento reuniu milhares de pessoas que fizeram questão de participar do momento de homenagem à pátria, dentre eles autoridades políticas e das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).