Fernando Machado

Blog

Categoria Notícias da Caserna

Cristina Heuseler assume o Hospital Naval  

O vice-almirante entre a fragata Cristina Heuseler e o Mar e Guerra Rui (Foto: Fernando Machado)

Quarta-feira, às 10h, no pátio de eventos do Hospital Naval do Recife, em Santo Amaro, tivemos a solenidade de transmissão de cargo de diretor. O Capitão de Mar e Guerra Rui Guilherme da Gama Cristo passa a direção do hospital para a Capitã de Fragata Cristina da Cruz Heuseler. O Hospital Naval do Recife, foi criado em 26 de abril de 1967 e o primeiro diretor foi o almirante Pedro Veloso Costa no período de 25 de outubro de 1967 a 7 de fevereiro de 1968.

Os comandantes Elizabeth Lacerda, Rui Gama Cristo e Wilma Barreto (Foto: Fernando Machado)

A capitã de fragata Cristina da Cruz Heuseler é a terceira mulher que assume o cargo de diretora do Hospital Naval do Recife. A primeira foi a Capitã de Fragata Wilma Barreto, em 2002 e a segunda foi a Capitã de Mar e Guerra Sonia de Souza Marques no período de 06 de julho de 2006 a 3 de julho de 2008.

Antonio Verísimo, almirante Renato Freire e Romero Souza (Foto: Fernando Machado)

A mestre de cerimônia da cerimônia foi a tenente Tatiana de Aguiar Santos Vilella. Um dos momentos que mais importantes e que marcou o ato foi quando chegou o Comandante do III Distrito Naval, Vice-Almirante Renato Rodrigues de Aguiar Freire se dirigiu ao grupo de convidados e fez questão de cumprimentá-lo com um bom dia. Essa cena me impressionou e nunca mais vou esquecê-la.

O general Sergio Szelbracikowski e os diretores dos hospitais Marcos Aurelio Nunes Pereira (Exercito) e Eliomar Goes Oliveira (Aeronáutica) (Foto: Fernando Machado)

Um gesto um gentleman, sem dúvida. A cerimonia começou com a execução do Hino Nacional do Brasil. Na sequencia tivemos a fala do diretor que deixava as funções Rui Gama Cristo, do vice-almirante Renato Freire e da nova diretora Cristina. Tanto Rui como Cristina ao discursarem estavam visivelmente emocionados. A nova diretoria que já serviu no nosso Hospital faz algum tempo, encerrou se speech clamando Viva a Marinha! Terminada a cerimônia militar aconteceu brunch.

O mar e guerra Rui Gama Cristo e o almirante Renato Freire (Foto: Fernando Machado)

Noticias da Caserna

Hoje, o general Arthur Costa Moura, comandante do Comando Militar do Nordeste, está em Salvador na Bahia, para presidir a solenidade de passagem de comando da 6ª Região Militar. Sai o general Joarez Alves e assume o general Marcos André da Silva Alvim.

O novo comandante do III Distrito Naval, cuja sede é em Natal RN), poderá ser o vice-almirante Joese Bandeira Leandro. Para quem não lembra, ele já foi Comandante da Capitania dos Portos de Pernambuco. Leandro vai substituir o vice-almirante Renato Rodrigues de Aguiar.

Notícias da Caserna

Entre os dias 19 e 23 de fevereiro, em Brasília, o comandante do Exercito, general Eduardo Villa Boas preside a 317ª Reunião do Alto Comando do Exercito. Participam do encontro 17 generais de Exercito. Em pauta as próximas promoções e remoções de oficiais graduados.

A Marinha do Brasil abriu inscrições até o dia 12 de fevereiro para o Processo Seletivo do Serviço Militar Voluntário para Praças Temporárias. São cerca de 490 vagas, e o candidato deve ter Ensino Fundamental e nível Médio Técnico. Para se inscrever acesse o site www.ingressonamarinha.mar.mil.br.

A EAM-PE tem novo Comandante

Sem pompa e circunstancia tivemos terça-feira, à tarde, a cerimônia de passagem de comando da Escola de Aprendizes de Marinheiros de Pernambuco, no campo de futebol da escola. O calor era tanto que uma marinheira desmaiou. Tivemos a execução do Hino do Brasil, via som, pois a Banda da EAM-PE ainda está em formação. A cerimônia muito rápida foi presidida pelo vice-almirante Renato Rodrigues de Aguiar Freire, comandante do III Distrito Naval.

Carolina e Omar Salles Almeida e a filha Larissa (Foto: Fernando Machado)

Almirante Renato Aguiar Freire e Ayla (Foto: Fernando Machado)

O Capitão-de-Fragata Marcos Valle de Moura passou as funções para o também Capitão-de-Fragata Omar Salles Almeida. Como os novos marinheiros, chegaram recentemente, apenas uma pequena tropa estava no estádio. Saí da solenidade frustrado, pois não ouvi a execução do Cisne Branco, um dos hinos mais bonitos que conheço. Tivemos leitura das portarias de exoneração e nomeação do comandante Moura e Omar, assinada pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira.

Marcos Valle de Moura e a esposa Isabelle entre os filhos Felipe e Tiago (Foto: Fernando Machado)

O Capitão dos Portos Mauricio Bravo entre Guilherme Lima e Roberto Moliterno (Foto: Fernando Machado)

Tivemos as falas do comandante da EAM-PE que saia, Marcos Valle de Moura e a do que entrava Omar Salles Almeida, além é claro, a do comandante do III DN, vice-almirante Renato Freire. O speech do Fragata Marcos foi entremeado de emoção e saudades. Encerrou cantando o hino da escola que não foi executado na cerimônia: “Adeus o Escola querida / adeus vou à pátria servir / adeus camaradas gentis / adeus, adeus, adeus eu vou partir”. Até os pássaros que sempre sobrevoam aqueles eventos não deram sinal de vida.

O general Fernando Ferreira e a executiva Maria Inês Pessoa (Foto: Fernando Machado)

Zilma Figueiredo, Áurea Rosa Melo e a capitã corveta Isabelle Moura (Foto: Fernando Machado)

Depois aconteceu um lanche na Praça d’Armas da EAM-PE, grifado pelos responsáveis da gastronomia da escola, sob a supervisão do mestre das armas, Freitas. O cardápio constou de vários tipos de quiches. O capitão de fragata Marcos Valle de Moura servir no Ministério da Defesa, que está acabando a história das Forças Armadas em Pernambuco, desde os terríveis governos do PT. É bom lembrar que o atual ministro é pernambucano. O blog se nega a citar o seu nome, pela sua falta de pernambucanidade.