Fernando Machado

Blog

Categoria Notícias da Caserna

Anotações do Cotidiano

Hoje, a Guarnição de Aeronáutica de Recife acontece a solenidade do Dia do Especialista de Aeronáutica. A data esta que coincide com a criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica, instituição de ensino que tem como missão a formação de pessoal especializado nas mais diversas áreas, a fim de atender as necessidades de recursos humanos de alto nível técnico para o Comando da Aeronáutica. Na ocasião, 23 militares da Aeronáutica vão receber a Medalha Bartolomeu de Gusmão. No comando o comandante do II Comar, brigadeiro Luiz Fernando de Aguiar.

A cônsul Maria Sanchez-Carlo já retornou para sua casa de campo em Paris, nos Estados Unidos, depois de um cruzeiro. Atravessou o Atlântico saindo de Porto Rico e terminou em Barcelona, com paradas em St. Marteen, Madeira (amou), Casablanca, Cadiz, Valencia e Barcelona. Foram duas semanas. “Nunca acreditei que passaria duas semanas em um transatlântico, leia-se Viking Cruises, mas foi super agradável, ótima comida, staff super atencioso, e não passei mal”.

Parabéns, 7ª Região Militar!

A primeira sede 7ª Região Militar, que depois virou IV Exercito (Foto: Diário da Manhã)

O pátio externo do Quartel General da 7ª Região Militar, na Cidade Universitária, aconteceu ontem, pela manhã, a cerimônia comemorativa dos 102 anos de sua fundação. Criada pelo presidente Wenceslau Braz, no dia 23 de fevereiro de 1915, somente em 1916, começou a funcionar no Recife, na Rua do Príncipe, como 6ª Região Militar. Seu primeiro comandante foi o general de brigada Joaquim Inacio Baptista Cardoso (29.06.1916/06.12.1919).

Momento solene do aniversário da 7ª Região Militar (Foto: Fernando Machado)

Em 1958 foi transformada em 7ª Região Militar. Cuja jurisdição abrange os estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Nos anos oitenta seu Quartel General foi transferido para Cidade Universitária. No dia 9 de outubro de 1991, foi denominada de Região Matias de Albuquerque. O calor intenso e um sol forte não tiraram a beleza da cerimônia, presidida pelo comandante da 7ª RM, general José Luiz Jaborandy.

O general José Luiz Jaborandy e sua Ana Lúcia (Foto: Fernando Machado)

O destaque foi uma revoada de borboletas amarelas que sobrevoando o local, onde bandeiras dos grupamentos e dos estados que abrangem a Região Matias de Albuquerque, hasteadas, fizeram o contraponto com as centenárias palmeiras imperiais que repousavam nos arredores. A cerimônia contou com vários pelotões, cerca de 150 homens, perfilados remetiam o toque de pompa e circunstancia. A formatura começou com a banda do Comando Militar do Nordeste, executando a Canção do Expedicionário.

General Francisco Humberto Montenegro Junior e sua Ana Raquel (Foto: Fernando Machado)

Depois tivemos a apresentação da tropa pelo Coronel Marcelo, chefe do Estado Maior da 7ª Região Militar. Quatro ex-combatentes foram referenciados. Também tivemos a execução da Canção da 7ª Região Militar de autoria do general Paulo Roberto Uchoa. Depois foram entregues ao som Amigos para Sempre, diplomas do Circulo de Amigos da Região Matias de Albuquerque, pelo general Jaborandy para 10 agraciados. O diploma foi instituído em 22 de fevereiro de 1999. A tenente Yane Marques recebeu uma homenagem, pela sua atuação nos esportes defendendo o glorioso Exercito.

General Marcelo Aguiar (Foto: Fernando Machado)

Depois tivemos as palavras do comandante da Região Matias de Albuquerque e o desfile da tropa ao som do Hino a Guararapes, do composto pelo coronel William da Rocha e William Simão da Rocha e da canção Fibra de Heróis, de autoria Teófilo de Barros Filho em continência ao comandante. E encerrando a solenidade militar a Banda Militar do CMNE executou Vassourinhas de Mathias da Rocha e Joana Batista Ramos. Excelente incluir um frevo na cerimnia, afinal de estamos em pleno carnaval. Depois os convidados foram convidados para um coquetel.

A tenente Yane Marques e sua placa (Foto: Fernando Machado)

Nos bastidores da Política

O ministro Mendonça Filho liberou, ontem, R$ 9,9 milhões para o novo campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco no Cabo de Santo Agostinho, e com isso a geração de mais 400 novos empregos diretos na obra em 2017. Para o ministro da Educação a obra do novo campus da UFRPE num primeiro momento ajuda a reverter o desemprego na região, muito afetada com a recessão, e na sequência com a formação de profissionais de engenharias, oferecendo mão de obra qualificada para o pólo industrial.

Mendonça Filho no canteiro de obras (Foto: MEC)

Após dez dias de atuação, a Operação Leão do Norte já contabilizou mais de 2.800 ações realizadas. Entre elas se destacam patrulhamento ostensivo de áreas terrestres, revista de pessoal e veículos, reconhecimentos aéreos, controle de distúrbios e prisões em flagrante delito. As Forças Armadas contam com o poder de polícia, outorgado pelo Decreto 8.928, de 9 de dezembro de 2016, do Presidente da República, e atuam em conjunto (interagências) com os Órgãos de Segurança Pública.

Parabéns, II COMAR!

Terça-feira tivemos a solenidade comemorativa pela passagem dos 75 anos, do II Comando Aéreo Regional, fundado pelo brigadeiro Eduardo Gomes, como o nome de 2ª Zona Aérea. Este carioca colocou o Recife no mapa aéreo do Brasil e do Mundo. A solenidade foi presidida pelo brigadeiro Luiz Fernando de Aguiar, com recheio de pompa e a circunstancia. Tudo aconteceu no Quartel General do II COMAR, um santuário rodeado de altos coqueiros e ciprestes centenários e que de quebra fica na planície dos Montes Guararapes.

Brigadeiro Luiz Fernando de Aguiar e Teresinha (Foto: Fernando Machado)

Brigadeiro Aguiar e o general Jaborandy (Foto: Fernando Machado)

Os mestres de cerimônia foram o sargento Felipe e tenente Ibsan. Ao som de Amigos para Sempre o coronel intendente Alexandre Gomes de Oliveira foi empossado prefeito de Aeronáutica do Recife substituindo o coronel intendente Alexandre Aldir Soares Pires, que vai servir na Argentina. Na seqüência tivemos a entrega do título honorífico Membro Honorário da Força Aérea Brasileira.

Tenente Câmara, entre as aspirantes Luiza e Rafaela (Foto: Fernando Machado)

Os comentaristas o sargento Felipe e a tenente Ibsan (Foto: Fernando Machado)

Receberam a comenda o técnico judiciário da 7ª Circunscrição Militar, Alexandre Arruda da Costa, o empresário Celso Mario Muniz Gomes e o diretor do Centro de Ciência Sociais Aplicada da UFPE, Jerônymo José Libona. Também tivemos uma homenagem ao primeiro-sargento Jorge Gonçalves da Silva, (graduado Padrão), Carlos Roberto dos Santos (servidor Civil Padrão) e ao soldado Diogo Gomes de Lima (Praça Padrão).

Coronel Alexandre Paes e Cristiane Evangelista (Foto: Fernando Machado)

Sargento Gonçalves, Carlos Santos e o soldado Diogo Lima (Foto: Fernando Machado)

Tivemos o deslocamento da Bandeira do Brasil, ao som do Hino da Bandeira, executada pela Banda da Base Aérea do Recife, para que as aspirantes médica Luiza de Almeida Limeira e Rafaela Andrade Melo, sob o comando da segunda-tenente Josineide Câmara, fizessem seus juramentos de conclusão de curso da área de Saúde. Foram condecorados com a Medalha Militar os seguintes militares: primeiro-tenente engenheiro Leonardo Henrique Bastos Gomes e o suboficial Sebastião Virgínio Filho.

Tenente Leonardo Bastos Gomes e o suboficial Virginio Filho (Foto: Fernando Machado)

Ozias Elias Ferreira, Jeronymo Libonati, Luiz Fernando de Aguiar, Celso Mun iz Gomes e Alexandre Arruda (Foto: Fernando Machado)

Não esquecer o bonito discurso proferido pelo comandante do II COMAR, brigadeiro Luiz Fernando de Aguiar. Entre outras coisas ele lembrou do fundador da Organização Militar Brigadeiro Eduardo Gomes, que foi seu primeiro comandante. Na sua fala o brigadeiro Aguiar exaltou o patriotismo dos que fazem a Força Aérea Brasileira. Também tivemos uma mensagem enviada pelo Ministro da Defesa, Raul Jungmann, lida pela tenente Ibsan.

Coronel Vladimir Rodrigues e o jornalista Ronan Drummond (Foto: Fernando Machado)

Tenentes Bianca e Roseane (Foto: Fernando Machado)

Encerrando a cerimônia tivemos o desfile da tropa, composta de 300 militares, sob o comando do Major Marcelo Ferreira Pascoal, em continência ao Brigadeiro Luiz Fernando de Aguiar, tendo como fundo musical da Canção da Prefeitura de Aeronáutica do Recife, com letra do sargento Luiz Rabelo de Melo e musica de Francisco Bezerra da Silva, e a do II COMAR, cuja letra é do capitão Armando Serra de Menezes e musica do capitão João Nascimento. Depois aconteceu um coquetel para os convidados e homenageados.