Fernando Machado

Blog

Categoria Notícias da Alemanha

Notícias da Alemanha

A Sala de Cinema da Embaixada da Alemanha traz o que há de melhor no cinema alemão para mais perto dos brasilienses. Inaugurada em 2009 e reformada em 2013, a sala conta com 100 lugares. Este ano serão apresentadas novamente três séries de filmes entre eles, filmes inéditos em Brasília, bem como obras premiadas internacionalmente: Mulheres Fortes, Clássicos Alemães, Novo Cinema Alemão. O filme de abertura, A Filha do Inverno, será exibido no próximo dia 30, 19h, na Sala de cinema da Embaixada da Alemanha, em Brasília.

É um comovente drama sobre representantes de duas gerações, uma garota e sua vizinha de 75 anos, que se conhecem na busca para entender o passado de ambas. A trama percorre paisagens cobertas de neve na Alemanha, Polônia e Rússia, transmitindo a história europeia. O filme recebeu o Prêmio do Cinema Alemão em 2012, na categoria Filme Juvenil. O último filme será Almanya – Bem vindo à Alemanha. A entrada é gratuita e os lugares limitados.

Notícias da Alemanha

Capes e Fundação Alexander von Humboldt recebem inscrições  para o programa de bolsas para pesquisa, com vigência até o final de 2014. O programa está divido em duas modalidades: pós-doutorado, destinado a pesquisadores altamente qualificados e em início da carreira acadêmica, que tenham completado seu doutorado há menos de quatro anos; e pesquisadores experientes, com foco em acadêmicos altamente qualificados e com perfil de pesquisa definido, que tenham completado seu doutorado há menos de 12 anos.

Os benefícios são bolsa mensal, auxílio-instalação, auxílio-deslocamento, auxílio para aquisição de seguro saúde, curso de alemão – quando necessário -, subsídio para dependentes e auxílio para mobilidade. A duração da bolsa pode variar entre 6 e 24 meses para pós-doutores e de 6 a 18 meses para pesquisadores experientes. Informações sobre prazos de inscrições e requisitos estão disponíveis no site: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/alemanha/capes-humboldt.

Notícias da Alemanha

A Unidade de Negócio Propulsão Marítima da empresa alemã  ZF fechou a venda de 200 reversores para um projeto que totaliza 700 unidades (que serão confirmadas em etapas até o final de 2014) para o Estaleiro B3, vencedor de licitação do FNDE para fornecer barcos-escola para comunidades rurais e ribeirinhas na Amazônia, onde o único meio de transporte é o fluvial. As embarcações serão utilizadas no transporte aquaviário de alunos e professores. Hoje, além da precariedade das embarcações, elas são poucas e levam horas para concluírem o trajeto até a escola.

Os reversores fornecidos são do modelo ZF 45-1, com relação de redução 3:1. O equipamento é produzido com carcaça de ferro fundido, e possui embreagem multidisco de acionamento hidráulico. Nas aplicações de trabalho contínuo, pode ser utilizado em motores diesel com potência de até 144 hp. Para atender ao cliente e à licitação vencida, o ZF 45-1 será aplicado em duas versões de embarcações de transporte de passageiros, sendo um modelo de 8 metros de comprimento (para transportar 29 alunos), e o outro com 12 metros de comprimento (para 49 alunos).

Green Talents 2013

Dois brasileiros estão entre os 25 vencedores do Green Talents 2013, concurso internacional inspirado no tema desenvolvimento sustentável, promovido pelo Ministério Alemão de Educação e Pesquisa. Dânia Elisa Christofoletti Mazzeo Morales, 29 anos e doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista, combina em suas pesquisas duas importantes áreas: meio ambiente com biociência. O tema central é água.

paulo-nascimento-dania-morales

Paulo Nascimento e Dânia Morales (Foto: Divulgação)

Paulo Savaget Nascimento, 26 anos, é mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade de Sussex e mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em seu dia a dia, pesquisa sobre desenvolvimento sustentável, ecoinovação e desenvolvimento de produtos usando a biodiversidade local. Nesta edição concorreram 430 pesquisadores, oriundos de 80 países. Cada pesquisador tem direito a um período de estadia para pesquisa na Alemanha.