Fernando Machado

Blog

Categoria Nos bastidores da Política

Nos bastidores da Política

Por meio da Portaria Interministerial, os ministros da Educação, Mendonça Filho, e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, autorizaram a criação de 1,9 mil vagas dos bancos de professor-equivalente e do quadro técnico-administrativo das universidades federais. Desse total, 1,2 mil vagas são para contratação de docentes e 700 para cargos técnico-administrativos.

O primeiro Centro de Excelência em Fruticultura do País será inaugurado, na próxima segunda-feira, no município de Juazeiro, na Bahia. O equipamento deverá  elevar o nível da fruticultura da região, à medida que viabilizará a capacitação técnica dos envolvidos nos processos produtivos. A região do Vale do São Francisco é referência no fornecimento de frutas para os mercados interno e externo.

Nos bastidores da Política

A propósito da casa de Capiba, a artista plástica Tânia Carneiro Leão lembra quando a prefeita de São Paulo era Luiza Erundina resolveu desapropriar a mansão dos Matarazzo, na Avenida Paulista, para fazer o Museu do Trabalhador. O dono Eduardo Matarazzo  simplesmente, mandou, durante a noite, passar alguns tratores sobre a mansão, que amanheceu um  terreno, cheio de escombros. Espero que pague bem a minha queridíssima amiga Zezita, incapaz de qualquer violência.

O Banco do Nordeste vai realiza o I Fórum BNB G20+20 de Cidades Médias, reunindo as 40 maiores cidades médias das regiões Nordeste e norte dos estados do Minas Gerais e do Espírito Santo, excluídas capitais e municípios de regiões metropolitanas. O evento acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro, na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza. A ideia é que, a partir de 2018, ele seja realizado anualmente em uma das cidades participantes.

Nos bastidores da Política

Durante a I Conferência de Inovação e Políticas Públicas que ocorre hoje, no cinema da Fundaj, em Casa Forte, o ministro da Educação Mendonça Filho, marcará o acordo de cooperação entre a Escola e a Cátedra Fullbright, órgão vinculado ao Departamento de Estado dos Estados Unidos, presente em mais de 155 países. Na prática, o acordo permite que anualmente a Fundaj, por meio da EIPP, receba professores universitários dos Estados Unidos da América.

Mendonça Filho trazendo mais melhorias para o ensino de Pernambuco (Foto: Divulgação)

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, participou do Seminário Internacional Caminhos para a qualidade da educação pública: Desenvolvimento Profissional de Gestores. O evento ocorre quarta e ontem, e foi organizado pelo Instituto Unibanco, Conselho Nacional dos Secretários da Educação e jornal Folha de São Paulo. Izolda Cela falou sobre a gestão da rede pública estadual e elencou os principais pontos de destaque que levaram o Ceará a um destaque nacional.

John Kennedy: Um Americano Visionário

A Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com a Casa Thomas Jefferson, traz a exposição Visionário Americano: Vida e Época de John F. Kennedy. São 25 imagens selecionadas exclusivamente da biblioteca presidencial John F. Kennedy, da John F. Kennedy Library Foundation, Getty Images, coleções privadas e arquivos da família Kennedy. A mostra uma das coleções mais elaboradas e pesquisadas já reunidas sobre a vida e legado do presidente John Kennedy.

Jacqueline e John Kennedy e JFK e Jackie momentos antes dele ser assassinado em Dallas (Fotos: Embaixada dos EUA)

John F. Kennedy – Um Americano Visionário vai que ficar aberta ao publico até o dia 11 de outubro na Casa Thomas Jefferson com entrada franca, deverá vir até o Recife, ainda este ano. O recifense terá a oportunidade de conhecer as imagens que perpetuam o carisma e os feitos políticos de John F. Kennedy. Sem dúvida será um dos maiores acontecimentos fotógrafos da cidade. A data e o local ainda não foram divulgados.

John Kennedy o presidente mais fotografado do mundo (Foto: Embaixada dos EUA)

De acordo com os curadores da exposição, a administração de Kennedy coincidiu com uma era dourada do fotojornalismo na América e nenhum político foi mais fotografado do que ele: como um herói de guerra condecorado em 1946, seu casamento de conto de fadas com Jacqueline Bouvier em 1953, sua corrida para a Casa Branca em 1960 e a tragédia de sua morte em Dallas em 1963.

Kennedy um nome que a história guardou (Foto: Embaixada dos Estados Unidos)

John Kennedy usou o poder da fotografia para transmitir, promover e consolidar os programas do governo dos Estados Unidos da América  para assegurar o respeito à diversidade e construir uma América igualitária. Algumas das fotografias da exposição são icônicas e outras nunca foram publicadas, pela imprensa mundial. Vale a pena conferir.