Fernando Machado

Blog

Categoria Nos bastidores da Política

Nos bastidores da Política

Joaquim Francisco e Gustavo Krause (Foto: Aguinaldo Leone)

Os ex governadores Gustavo Krause, Jarbas Vasconcelos, João Lyra Neto, Joaquim Francisco, Mendonça Filho e Roberto Magalhães escreveram este manifesto: “Pernambuco deu, ao longo de sua história, notáveis exemplos de compromissos com as lutas pela liberdade, pela democracia e pelo respeito aos direitos humanos. Desde a Revolução Pernambucana de 1817, a Confederação do Equador de 1824 e a Revolução Praieira de 1848 que estamos na vanguarda das melhores causas nacionais. Nós, ex-governadores de Pernambuco, firmamos posição – neste momento de grave crise política, ética e econômica – em defesa dos princípios democráticos e do mais absoluto respeito à Constituição em vigor, fruto da luta de milhões de brasileiros.

Jarbas Vasconcelos e João Lyra Neto (Fotos: Divulgação)

E prosseguem: “Defendemos irrestrito apoio as ações desenvolvidas pelo Ministério Público e o Poder Judiciário no sentido que seja aplicado o rigor da punição a corruptos e corruptores. As investigações de desvios de recursos públicos devem ser levadas às últimas consequências. Só uma ação integrada e harmônica entre os três poderes constituídos garantirá uma solução para o impasse político que o País enfrenta neste grave momento da nacionalidade. A Nação clama por respeito à democracia e as garantias constitucionais como premissa básica para estabilidade da economia e retomada da geração de empregos”.

Roberto Magalhães e Mendonça Filho (Fotos: Bernardo Soares/JC e Sérgio Lima/Época)

Terrorismo & Justiça

Os senadores da oposição não têm nenhum escrúpulo. Anteontem, durante a reunião no Senado, afirmaram que seus pares apoiam um governo corrupto. E eles por acaso não apoiavam o governo de Dilma Rousseff. Mais corrupto impossível. Ontem, os terroristas do PT aprontaram em Brasília. Essa turma está indo demais. Depois vão achar ruim.

Até o momento, 50 estudantes voluntários iniciaram as atividades nas unidades judiciárias do TJPE, visando participar do projeto Desenvolvendo a Carreira – A Prática Profissional no Judiciário. Possibilidade de desenvolver atividades práticas relacionadas à formação universitária, enriquecer o currículo e complementar a carga horária exigida para a conclusão do curso de graduação.

Nos bastidores da Política

Reunidos em Brasília para encontro com Michel Temer, governadores do Nordeste estiveram com o presidente do Senado, Eunício Oliveira, ontem, para solicitar apoio político da Casa sobre temas como dívida com BNDES, convalidação de benefícios, depósitos judiciais, operações de crédito, ações integradas de segurança pública e benefícios fiscais, pautas que estão sendo debatidas com o governo Federal e que compõem carta elaborada no VIII Encontro de Governadores do Nordeste, realizado na última semana, em Salvador.

O senador Eunício Oliveira com os governadores nordestinos (Foto: Roque Sá)

Pernambuco, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais são os cinco estados brasileiro que mais promoveram adoções, em 2016, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça. Do total de 1.226 crianças e adolescentes adotados no Brasil, por meio do Cadastro Nacional de Adoção, 103 foram em Pernambuco. Destaque para o número de adoções tardias (crianças e adolescentes de 3 a 17 anos). Entre 2015 e 2016, Pernambuco teve um aumento de 73% do número de jovens adotados nessa faixa etária.

Fernando Mendes & Alepe  

Fernando Mendes em tempo de homenagens (Foto: Henrique Genecy)

O cantor e compositor mineiro Fernando Mendes foi homenageado, na noite de quinta-feira, em Reunião Solene na Assembleia Legislativa, pelos 45 anos de carreira. A solenidade, de autoria do deputado Zé Mauricio, contou com a presença de fãs do artista, que compareceram ao Plenário do Museu Palácio Joaquim Nabuco. A cerimônia foi presidida pelo deputado Antônio Moraes. O primeiro contato do cantor com a música se deu aos 15 anos, quando ele ganhou um violão do pai.

O deputado Zé Marques aplaudindo Fernando Mendes (Foto: Henrique Genecy)

Aos 17, formou um conjunto musical chamado Blue Boys, que se apresentava em bailes e festas. Após se mudar para o Rio de Janeiro, em 1972, iniciou oficialmente sua carreira e, no ano seguinte, gravou o primeiro sucesso A desconhecida, ponto de partida para que conquistasse o público de todo o País. Zé Maurício agradeceu o carinho de Fernando Mendes por Pernambuco. O cantor recebeu uma placa comemorativa da Alepe. Ao final da reunião, Fernando cantou algumas de suas músicas.

Fernando Mendes dando uma canja (Foto: Henrique Genecy)