Fernando Machado

Blog

Categoria Nos bastidores da Política

Nos bastidores da Política

Próxima de ser analisada em plenário pelos deputados, a reforma da Previdência vai gerar empregos e renda, além de acabar com privilégios. Esta é a visão do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que classifica as mudanças no sistema previdenciário como o “coração de todas as reformas”. “Não estamos tirando nenhum direito do trabalhador brasileiro, mas precisamos acabar com os privilégios no Brasil”, afirmou Maia, durante o 27º Congresso & ExpoFenabrave, em São Paulo, terça-feira.

Rodrigo Maia acredita que os privilégios vão acabar (Foto: Marcelo Camargo / Agencia Brasil)

O Banco do Nordeste contratou 2,4 milhões de operações de crédito no primeiro semestre de 2017, totalizando R$ 11,2 bilhões em investimentos na economia do Nordeste e norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O montante representa crescimento de 3,6% no volume contratado em relação ao mesmo período de 2016. O lucro líquido atingiu R$ 298 milhões, perfazendo acréscimo de 32,1% dentro do mesmo comparativo. As informações constam no balanço financeiro divulgado nesta sexta-feira.

Nos bastidores da Política

Em breve o Rio Grande do Norte será a sede da fábrica chinesa Chint de painéis fotovoltaicos na América Latina. Para dar andamento ao processo de instalação da empresa, o governador Robinson Faria e representantes da Chint visitaram ontem, o terreno onde será construída a multinacional. Ao todo, a Chint ocupará um espaço de 25 hectares, as margens da BR-101, no município de Extremoz. De acordo com um dos diretores da companhia chinesa, Jackie Xiang, a comitiva veio ao RN para conhecer o local e seguir com o planejamento da empresa.

Jackson Barreto cumprimentando Mendonça Filho em Brasilia (Foto: Roque Sá)

A expansão do ensino superior em Sergipe é pauta permanente do governador Jackson Barreto. Ontem, durante agenda administrativa em Brasília, o governador reuniu-se com o ministro da Educação, Mendonça Filho, para tratar dos cortes no orçamento da Universidade Federal de Sergipe e dos repasses para construção do Instituto Federal de Propriá, na região do Baixo São Francisco. O ministro garantiu que a UFS não corre risco de suspensão de ano letivo e fechamento. Ele informou que já foram repassados 70% da verba de custeio prevista para este ano e a previsão é alcançar 80% em setembro.

Renovação Carismática Católica

O Movimento da Renovação Carismática Católica surgiu nos Estados Unidos, em 1967, após um retiro espiritual de professores e estudantes na Universidade Dukesne, na Pensilvânia. Os 50 anos de existência do movimento foram lembrados, ontem, com Reunião Solene na Assembleia Legislativa. Por proposta da deputada  Terezinha Nunes.

Gilberto Barbosa, deputados José Mauricio e Terezinha Nunes, Dom Fernando, vereador Chico Kiko e o deputado Guilherme Uchôa (Foto: Kerol Correia)

Há 42 anos, o segmento chegou à Arquidiocese de Olinda e Recife com o padre Eduardo Dougherty e as religiosas Lúcida e Úrsula. O primeiro grupo de oração foi fundado na Igreja do Santíssimo Sacramento, e atualmente existe cerca de 500 grupos no Estado. Em Pernambuco, foi realizado um encontro estadual em julho, em Caruaru, reunindo mais de 1500 participantes do movimento.

Marcos Silva, Maria José Silva, Terezinha Nunes, Dom Fernando, Antônio Moraes, Chico Kiko e Gilberto Barbosa (Foto: Kerol Correia)

A solenidade foi presidida pelo deputado Antonio Moraes, que registrou a importância do movimento. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, destacou que a Renovação Carismática trouxe alegria à Igreja. Maria José da Silva, representante da Renovação Carismática em Pernambuco, recebeu uma placa comemorativa da Alepe e agradeceu a homenagem.

Nos bastidores da Política

Olinda recebe hoje a segunda audiência pública para discutir a Base Nacional Comum Curricular. O encontro, promovido pelo Conselho Nacional de Educação, pretende auxiliares seus integrantes na elaboração de um documento normativo que reflita necessidades, interesses, diversidade e pluralidade do panorama educacional brasileiro. O evento será das 9h às 17h e conta com apoio do Ministério da Educação. O Canal Futura fará a transmissão.

Camilo Santana, Aletta Masembach, Roberto Claudio Bezerra e Georg Witschel (Foto: Divulgação)

A administração do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, foi assumida pela empresa alemã Fraport ontem. A solenidade oficial de concessão do equipamento aconteceu em Brasília, onde participaram o governador do Ceará, Camilo Santana, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio Bezerra, o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, a vice-presidente da empresa, Aletta Masembach, e outros representantes da operadora internacional.