Fernando Machado

Blog

Categoria Momento de Reflexão

Momento de Reflexão

Começou, ontem e vai terminar amanhã, no Vaticano, o XX Conselho dos Cardeais, coordenada pelo Papa Francisco. Este é o terceiro encontro deste ano. O conclave começou Com uma missa na Igreja de Santa Marta, presidida pelo papa Francisco. Em tempo: Nenhum cardeal brasileiro faz parte do Conselho.

O Papa Francisco presidindo o Conselho dos Cardeais (Foto: L’Observatore Romano)

Recentemente participei de uma missa de sétimo dia no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Antigo Colégio Nóbrega. E tomei um grande susto. Acredito que família deve ter ficado constrangida, pois pagou pela cerimônia religiosa, o reitor Padre Antônio Mota, mandou fazer uma coleta. Será que o Papa Francisco mudou a liturgia da Igreja Católica Romana?

Momento de Reflexão

O livro infantil Fátima no Coração, do escritor João Manuel Ribeiro, será lançado neste sábado, no Santuário de Fátima, em Portugal. A obra destinada às crianças, conta a história de três amigos – a Isabel, o João e a Ana – que vão passar uma semana de férias, na companhia da avó Amélia – tempo que servirá para rezar e conhecer a mensagem de Fátima, por um lado, e para descansar e descobrir o lugar dos acontecimentos, por outro. O livro, acredito, remetendo para a história dos pastores FranciscoLucia e Jacinta.

Esta nota pincei do blog de Leo Dias: A cantora gospel Jossana Glessa está grávida de sete meses do pastor Anderson Bravo. Anderson e Jossana estavam juntos há quatro anos e meio. Na época, Anderson era casado e vivia um romance extra-conjugal com Jossana. Após uma briga com a esposa, Anderson saiu de casa e foi morar com a cantora. Eles ficaram juntos por mais dois meses, até que Anderson terminou com Jossana e reatou com a esposa. Só que Jossana estava grávida e não sabia. A cantora tem 38 anos e sua gravidez é de risco.

 

Parabéns, Padre Edwaldo!

Os 60 anos de vida sacerdotal do padre Edwaldo Gomes foram lembrados, ontem, em uma Reunião Solene na Assembleia Legislativa. O religioso é responsável pela Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Casa Forte, há 46 anos. A proposta da homenagem partiu do deputado Antônio Moraes. Padre Edwaldo realizou quase toda a sua formação para o Ministério Sacerdotal no Seminário de Olinda. Nos últimos 12 meses como seminarista estou em Paris, na França, onde o religioso se especializou em Catequese.

Antônio Moraes, Padre Edwaldo e Zé Mauricio (Foto: Henrique Genecy)

Em 2 de dezembro de 1956, ele foi ordenado padre pelo bispo Dom Ricardo Vilela, de Nazaré da Mata. A celebração da sua primeira missa aconteceu em Bonito, e a segunda, em Barra de Guabiraba. Entre muitas outras missões que desempenhou, o sacerdote foi pároco da Igreja de Santa Isabel, em Casa Amarela, e da Igreja de São José. Em seguida, assumiu a Paróquia de Casa Forte. A igreja realiza a Festa da Vitória Régia, evento beneficente que ajuda na manutenção da Creche Menino Jesus e da Casa da Criança Marcelo Asfora.

Padre Edwaldo Gomes (Foto: Henrique Genecy)

Na abertura da cerimônia, o deputado Zé Mauricio expressou o reconhecimento da Alepe ao religioso. Antônio Moraes afirmou que o padre se destaca pelo trabalho social que promove na paróquia. Após receber uma placa comemorativa da Alepe, padre Edwaldo agradeceu a iniciativa do Legislativo. “Foi uma retribuição à atividade que Deus me confiou. Eu me sinto realizado como sacerdote e, enquanto tiver força e saúde, continuarei trabalhando”, declarou.

Momento de Reflexão

Um dos maiores golfistas da história do esporte, Tiger Woods, foi preso ontem, em Jupiter Island, na Florida, nos arredores onde reside, por motivo de alcoolismo. O jornal norte-americano, Telegraph, informa que o campeão 14 vezes foi pego pela polícia na madrugada, enquanto dirigia seu carro. O boletim de ocorrência não explicita exatamente o motivo, mas diz que o atleta estava ou alcoolizado ou sob influência de drogas.

O golfista Tiger Woods um dos notáveis deste esporte (Foto: Divulgação)

Dom André Vital Felix da Silva, novo bispo de Limoeiro do Norte (Foto: Divulgação)

O papa Francisco nomeou o padre pernambucano André Vital Felix da Silva como bispo de Limoeiro do Norte, no Ceará. Sua ordenação como bispo será no dia 8 de julho, às 16h, no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora de Fátima, no Colégio Nóbrega, e a posse  canônica no dia 29 de julho, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Limoeiro do Norte. Ele vai substituir Dom José Häring que renunciou por ter completado seu tempo pastoral.