Fernando Machado

Blog

Categoria Momento de Reflexão

Momento de Reflexão

Os fiéis estão muito trites com as mudanças na administração da Paróquia de Casa Forte. Padre Deyvson Soares à frente da Paróquia desde setembro de 2016 substituindo padre Edwaldo Gomes que morreu em julho daquele ano será transferido para paroquia de Nossa Senhora Aparecida, no Janga. Nesse período como administrador da Igreja de Casa Forte, padre Deyvson, 41 anos, tocou as obras de reforma da Igreja que se encontra na fase final com a pintura da fachada e que tem o custo acima de R$ 500 mil.

Padre Deyvson Soares (Foto: Divulgação)

Padre Paulo Dutra e sua mãe, Maria do Rosário Dutra (Foto: Instagram)

Padre Deyvson conseguiu aumentar a participação litúrgica nas comunidades que fazem parte da Paróquia de Casa Forte como Santana, Poço da Panela, Bananal, Vila Vintém, Cabocó e Lemos Torres, além de ter criado o bloco carnavalesco O Suspensório é Nosso eternizando a figura do padre Edwaldo. E o vigário auxiliar padre Paulo Dutra que também faz parte dessa história será o pároco da Igreja de São João, em Aldeia, Camaragibe. São duas grandes figuras.

Missa do Galo

Alguém já tinha me dito que a tradicional Missa do Galo não seria realizada diante do Quartel da Policia Militar no Derby. Não acreditei, mas agora está confirmada. A Arquidiocese de Olinda e Recife informa que a Missa de Natal, celebrada no Quartel do Derby na noite de 24 de dezembro, será celebrada este ano no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Boa Vista – antigo Colégio Nóbrega. Na verdade essa missa tinha perdido seu encanto quando deixou de ser realizada à meia noite da véspera de Natal.

O primeiro celebrante da Missa do Galo Dom Ricardo Vilela (Foto: Divulgação)

A mudança foi motivada por questões logísticas: para melhor acomodação dos fiéis e proteção em caso de chuva, dada a mudança de tempo nos últimos dias. A programação, previamente divulgada, será mantida: às 18h haverá apresentações culturais e às 20h o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido presidirá a celebração. Informação importante: A primeira Missa do Galo aconteceu na Praça do Derby, à meia noite, de 24 de dezembro de 1952, e foi presidida pelo Capelão da PMPE, Dom Ricardo Vilela.

Parabéns, Danilo, Ivanilson, José, Renan, Renato, Valdenor e Walter!

A Igreja Católica ganhou sete padres, segunda-feira, numa cerimônia recheada de emoções na Catedral Metropolitana, em Olinda. Cerca de duas mil pessoas prestigiaram a solenidade de ordenação presbiteral dos novos sacerdotes do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Graça, leia-se o padre João Bosco Costa Lima. A celebração foi presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Dom Fernando Saburido e os novos sacerdotes (Foto: Pedro Coimbra)

O grupo de neossacerdotes, Danilo Rogério Pereira de Vasconcelos, Ivanilson Silva de Araújo, José Vila Nova Brainer Segundo, Renan Maurício da Silva, Renato Matheus Sales de Deus e Melo, Valdenor José do Nascimento e Walter Luiz Barbosa de Lima, escolheu como lema da ordenação sacerdotal Eis que nós deixamos tudo e te seguimos (Mc, 10,28).

 

40ª Festa da Vitória Régia

A Festa da Vitória Régia chega aos 40 anos cheia de vida, agradecimento e mais inclusiva que nunca. De amanhã até domingo, ela vai reinar absoluta na Praça de Casa Forte homenageando todas as pessoas que fizeram e fazem-na acontecer desde 1978 com o objetivo de servir aos mais necessitados. Do passado, ela traz de volta o desfile itinerante de uma bandinha de música e dos dias atuais, apresentações de grupos musicais com e para portadores de deficiência e, barraca de mães que enfrentam, com garra, o problema da microcefalia.

Na coordenação está o Padre Deyvson Soares (Foto: Divulgação)

Nos três dias do festejo, pouco mais de mil trabalhadores voluntários vão se juntar a 150 profissionais de segurança para garantir ordem, alegria e tranquilidade aos moradores e amigos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Casa Forte. A previsão é de que 50 mil pessoas transitem por entre barracas de bebida, comida, brinquedo, artesanato e livro. Confiram a Exposição Vitória Régia em Fotos e acompanhem os shows de música e dança levados no palco central. Isso, sem abrir mão das opções esportivas e a reinação de crianças brincando com o Palhaço Chocolate.

Parabéns, Padre Deyvson pela ação de grande alcance social (Foto: Divulgação)

Todo mundo que participa da Vitória Régia tem consciência que está ali para ajudar a manter em funcionamento as obras assistenciais e pastorais da Paróquia de Casa Forte, administrada pelo padre Deyvson Soares. São serviços de caridade, vida em família, catequese, educação e acolhimento aos mais necessitados. A Casa da Criança Marcelo Asfora é o alvo principal. Ela atende há 25 anos, 120 crianças na faixa etária dos 7 aos 14 anos de idade, garantindo-lhes além do ensino fundamental, práticas esportivas, artísticas, alimentação e assistência médica de qualidade.