Fernando Machado

Blog

Categoria Momento de Reflexão

Momento de Reflexão

Dom Bernardino Marchió, comemorou sexta-feira, seus 50 anos de sacerdócio, na Paróquia de São José, em Caruaru. Sua Ordenação Presbiteral aconteceu no dia 29 de junho de 1968, em Busca, na Itália. Em 6 de novembro de 2002 foi nomeado bispo de Caruaru.

Dom Bernardino Marchió seguindo para o altar (Foto: Diocese de Caruaru)

Dom Dino ao lado de Otavio Varêda da Carita Diocesana de Caruaru (Foto: Face)

Hoje, às 9h, na Catedral da Sé, em Olinda será oficiada uma missa em memória do Servo de Deus, Dom Vital. Pela passagem dos seus 140 anos de morte. A cerimônia será conduzida pelo Bispo Emérito de Nazaré da Mata, Dom Severino Batista de França.

Momento de Reflexão

O V Congresso Missionário Americano, que vai acontecer entre 10 e 14 de julho na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, terá como o tema América em missão: o Evangelho é alegria. Será o 10º Congresso Missionário continental de uma longa série que teve início em 1977, no México, e que se realiza a cada quatro anos.

O objetivo do V Congresso Missionário Americano é fortalecer a identidade e o compromisso das Igrejas nas Américas, para anunciar a alegria do Evangelho a todos os povos, com particular atenção às periferias do mundo de hoje e a serviço de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna.

O restauro do Seminário vai começar 

Hoje, às 15h, terá início a obra de restauro do piso e do forro da igreja de Nossa Senhora da Graça, no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Graça (Seminário Maior), da Arquidiocese de Olinda e Recife. Na ocasião, o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, vai assinar o contrato da obra de reforma, que inclui recursos oriundos da Lei Rouanet no valor de R$ 1,5 milhão. A cerimônia de assinatura do contrato de restauro acontecerá nas dependências do Seminário de Olinda.

Igreja de Nossa Senhora da Graça como era antigamente (Frans Post)

O valor contempla o restauro da parte emergencial do piso e forro (térreo e primeiro andar) da capela e de parte da bedelagem do Seminário. O Seminário Nossa Senhora da Graça encontra-se interditado desde 2015, devido à necessidade de obras de restauro. Por questão de segurança, as atividades do Seminário Maior foram transferidas para o Centro Pastoral Arquidiocesano, na Várzea.

A Igreja de Nossa Senhora da Graça em Olinda (Foto: Divulgação)

O período da reforma é estimado em um prazo de 12 meses. A igreja de Nossa Senhora da Graça é uma das dez igrejas mais antigas do Brasil e foi construída em 1551, por Duarte Coelho, no período das Capitanias Hereditárias. A Gestora de Projetos de Restauro e integrante da Comissão de Restauro da Arquidiocese, Tema Liége Souza Lôbo, informa que a Arquidiocese vai acompanhar a obra, com o apoio da Superintendência do Iphan/PE.

A gestora do restauro Telma Liege (Foto: Divulgação)

Momento de Reflexão

Na próxima segunda-feira, às 19h, na Igreja de Nossa Senhora da Soledade, será celebrada uma missa em honra de São Josémaria Escrivá, fundador da Opus Dei. A cerimônia será presidida pelo bispo auxilair de São Salvador da Bahia, Dom Gilson de Andrade da Silva.

Entre os dias 26 e 29 de junho, às 19h, na Igreja de Nossa Senhora da Soledade, na Boa Vista, cujo pároco é o padre Paulo Sergio Vieira, acontecerão palestras cujo tema será sobre Os Mandamentos, serão com o professor Humberto Carneiro. Às 18h teremos missas.