Fernando Machado

Blog

Categoria Momento de Reflexão

Parabéns, Frei ou Padre Rinaldo!

Dom Antônio Tourinho, padre Rinaldo e dom Fernando Saburido (Foto: Fernando Machado)

O ex-governador João Lyra Filho e Leila Queiroz (Foto: Fernando Machado)

A Igreja da Madre Deus com seu estilo Maneirista datada 1720, cujo altar-mor é deslumbrante todo recheado de talhas barrocas do século XVIII, é a mais antiga do Recife. Quando a Igreja do Corpo Santo, a primeira instalada no Recife Antigo, foi demolida, em 1913, todo seu acervo de imagens foi transferido para a Madre Deus. O seu lavabo de mármore de Estremoz é considerado um dos mais bonitos do Brasil. No seu retabulo o destaque fica para a imagem de Nossa Senhora Mãe de Deus também século XVIII. Os fundos do templo ficam debruçados para o Rio Capibaribe.

A primeira dama de Pernambuco Ana Luisa Camara e Adriana Figueira (Foto: Fernando Machado)

Foi erguida na época em que a Congregação do Oratório de São Filipe Néri, uma ordem religiosa fundada em Pernambuco ainda no século XVII, tinha grande prestígio na sociedade. No século XIX a ordem foi extinta, deixando a Madre de Deus como uma herança ao Recife, assim como o Convento de São Felipe Néri, ou Convento dos Oratorianos; já sediou a Alfândega do Recife e atualmente é o Shopping Paço Alfândega. Em 1971, a Madre de Deus foi danificada por um incêndio, precisando passar por reformas nas décadas seguintes.

Geraldo Julio de Mello Filho, frei Rinaldo e Cristina Quirino de Mello (Foto: Divulgação)

Sua beleza, entretanto, permanece imaculada. No seu interior, é possível encontrar pinturas sacras, mobiliário em jacarandá e a imagem do Senhor do Bom Jesus dos Passos. Pois bem, foi nesse cenário hollywoodiano que aconteceu, ontem, às 11h, as comemorações da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e dos 15 anos de ordenação do Frei ou Padre Rinaldo Pereira dos Santos, pároco daquele templo.

João Alberto, Sheila Wanderley e a desembargadora federal Margarida Cantarelli (Foto: Fernando Machado)

O ministério musical, por sinal esplendido, foi formado por Evandro Lopes (violão), Getúlio Lemos (teclado), Lito Pereira (contrabaixo) e Lilia Barreto (vocalista). Os sinos da Madre Deus começaram a tocar e ao som “De alegria vibrei no Senhor / Pois vestiu-me com sua justiça / Adornou-me com jóias bonitas / Como esposa do Rei me elevou”, ingressou pela nave central o cortejo formado por Dom Fernando Saburido, Dom Antônio Tourinho, padres, freis, diáconos, seminaristas e claro Frei Rinaldo.

Dom Tourinho, frei França e dom Fernando Saburido (Foto: Fernando Machado)

A primeira leitura foi proclamada pelo diácono Raul Mariz, o Salmo Responsorial foi cantado pelo seminarista Vinicius Costa, e a segunda leitura proclamada por Eveline Cross. A Proclamação do Evangelho coube ao diácono Antônio e a homilia a Dom Fernando Saburido, que presidiu a cerimônia religiosa e depois transferiu para o Padre Rinaldo. Tendo como trilha sonora “Viva a mãe de Deus e nossa / Sem pecado conceida! / Viva a Virgem Imaculada / A Senhora Aparecida!” entra pela nave central a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Angela Mota e Eduardo Jorge Pragana (Foto: Fernando Machado)

Essa imagem faz parte do acervo de Padre Rinaldo. Foi um presente que recebeu há 15 anos, no dia de sua ordenação. A missa foi linda demais, e prestigiada, aliás não é nenhuma surpresa, Padre Rinaldo é muito competente e querido. O prefeito do Recife, Geraldo Julio de Melo Filho e a primeira dama Cristina, foram abraçá-lo, mas não ficaram para a missa. Não esquecer que os comentaristas foram os seminaristas Rodolfo e Vila Nova.

José dos Santos e Nadja (Foto: Fernando Machado)

Outra surpresa foi quando as crianças do Instituto de Música Dom da Paz apresentaram três números. Encerrada a missa solene Padre Rinaldo convidou os fiéis para o corte do bolo, por sinal muito gostoso feito pela paroquiana Izabete Amara. Depois Frei Rinaldo, ao lado dos pais Rozemiro e Risonete Pereira, recebeu um pequeno os sacerdotes para um almoço no salão paroquial. O bufê foi da Arcádia e no cardápio estrogonofe de carne e risoto de frango.

Frei Rinaldo com os pais Rozemiro e Risonete Santos (Foto: Fernando Machado)

Ângela Souza e fre Ademir (Foto: Fernando Machado)

Sim pela Vida

A Arquidiocese de Olinda e Recife realiza amanhã, a XI Sim à Vida, na orla de Boa Viagem. A concentração acontece em frente ao edifício Castelinho, às 8h30 e o trajeto segue até o Segundo Jardim de Boa Viagem. A caminhada surgiu com o objetivo de envolver a sociedade na defesa da vida em todas as suas dimensões. À frente o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

A Comissão Arquidiocesana para a Vida e Família, presidida pelo padre Dennys Pimentel, pretende contemplar os donativos para os idosos e pede aos participantes doações de fraldas geriátricas e de material de higiene e limpeza. Na concentração, voluntários estarão em um caminhão, coletando os donativos, que serão direcionados a oito abrigos de idosos dos oito vicariatos arquidiocesanos.

Momento de Reflexão

No dia 4, tivemos a escolha do Novo Governo da Província Carmelita Pernambucana. O prior é o frei paraibano Sormani José Barbosa Lima, atualmente Mestre dos Noviços, em São Cristóvão, Sergipe. Os conselheiros são Freis Luiz Nunes Pereira, Rogério Severino de Lima, Vicente Ferreira de Souza, e José Adriano Gomes.

O novo Prior Sormani José Barbosa Lima (Foto: Divulgação)

Frei Damião vendendo seus CDs e a capa do CD (Fotos: Divulgação)

Frei Damião Souza gravou o CD Shekinah – Presença de Deus, cuja venda está sendo revertida para as Missões dos Frades Carmelitas em Moçambique, na África. Participam da gravação os cantores Frei Damião, Sandoval, José A., Jéssica, Thalia, Alexsandra e Alice. Nesta segunda edição teve o apoio de Oswaldo Freitas Júnior.

Encontro de Bispos Capuchinhos

Aconteceu em Assis, na Itália, entre os dias 12 e 15 de setembro, o Encontro de Bispos Capuchinhos, de toda a Ordem. O conclave foi presidido pelo Ministro Geral, Frei Mauro Jöhri, da Suíça. Na agenda visita a Igreja de São Francisco de Assis, que é linda demais. Entre os que participaram do encontro destacamos Dom Pepeu (Arcebispo de Vitória da Conquista na Bahia) e Dom Delson (Arcebispo de João Pessoa).

Dom Rubival, Dom Pepeu, Dom José Soares e Dom Magno em Assis (Foto: Instagram)

O arcebispo de Boston, dom Sean O’Malley e dom Magno (Foto: Instagram)

Ainda Dom Frei Rubival (bispo de Grajaú no Maranhão), Dom Frei Magnus (bispo de Salgueiro), Dom Frei Severino (bispo Emérito de Nazaré da Mata), Dom Frei Rui (bispo de Jequié na Bahia), Dom Frei José Soares (bispo emérito de Carolina no Maranhão), além do único cardeal da Ordem Dom Frei Sean O’Malley Arcebispo de Boston nos Estados Unidos.