Fernando Machado

Blog

Categoria Momento de Reflexão

Reginaldo Manzotti é Cidadão de Pernambuco

Por proposta da deputada Terezinha Nunes, tivemos quinta-feira, às 18h, na Alepe a solenidade de entrega do titulo de Cidadão de Pernambuco para o padre paranaense Reginaldo Manzotti. Em 2005, fundou a Associação Evangelizar é Preciso, instituição sem fins lucrativos com a finalidade de pregar pelos meios de comunicação. Atualmente, o religioso está ajudando a tornar realidade a implantação da Fazenda da Esperança em Jaboatão dos Guararapes, a primeira a funcionar na Região Metropolitana do Recife.

Terezinha Nunes, Padre Reginaldo Manzotti e Guilherme Uchoa (Foto: Giovanni Costa)

Em Pernambuco existem outras três unidades da fazenda. A solenidade foi presidida pelo deputado Guilherme Uchoa. O Mestre de Cerimônia foi Francklin Santos que convidou os componentes da mesa de honra. O hino de Pernambuco foi cantado por Almir Rouche, na seqüência aconteceu a saudação de Terezinha Nunes que destacou que o padre Reginaldo é conhecido por arrastar multidões aonde quer que vá. Depois foi a vez do sacerdote pop star iniciar seu discurso, que chamou os convidados de “conterrâneos de coração”.

Reginaldo Manzotti com sua capa de maracatu rural (Foto: Henrique Genecy)

Em seguida, cantou a música Vida de viajante, de Luiz Gonzaga, por se identificar com a letra da composição. Reginaldo Manzotti recebeu uma capa de Maracatu rural que colocou imediatamente. Também cantaram durante o encontro Ed Carlos e Cristina Amaral. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e o bispo de Caruaru, Dom Bernardino Marchió, entre os que prestigiaram a solenidade, que foi muito concorrida. Encerrando o encontro a Orquestra Criança Cidadã executou o Hino Nacional Brasileiro.

Semana Santa em Olinda

Hoje, Sexta-Feira Santa, às 15h, temos a celebração da Paixão do Senhor com Adoração a Cruz, presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Em seguida, às 16h39, acontece Procissão do Senhor Morto (a única com quatro andores: Senhor Morto, Santa Maria Madalena, São João Evangelista e Nossa Senhora das Dores), percorrendo várias ruas dde Olinda. O encerramento será no Convento de São Francisco e na OFS Olinda.

A crucificação de Cristo (Foto: Divulgação)

Amanhã, às 20h, temos a Missa da Vírgilia Pascal na Catedral da Sé de Olinda, presidida por Dom Fernando Saburido. No domingo, às 6h, Procissão do Cristo Ressuscitado, saindo do Convento de São Francisco de Olinda, percorrendo as ruas da Cidade Alta e retornando ao Convento Franciscano, onde ás 8h terá Missa Solene de Páscoa com os frades e irmãos da Ordem Terceira Franciscana. Também haverá Missa solene de Páscoa presidida pelo Dom Fernando Saburido, às 9h na Sé de Olinda.

Momento de Reflexão

“Será que Terezinha Morango, Miss Amazonas teria vencido o Miss Brasil em 1957 se a candidata do Distrito Federal tivesse sido Maria de Lourdes Monteiro, a candidata do Clube da Aeronáutica? Porque depois de Marta Rocha, acredito ter sido o rosto mais bonito de uma miss nos anos 50. Fui apresentado a ela por meio de seu blog. Em tempo: Terezinha Morango também era baixinha, media apenas 1, 65m de altura”, escreveu o missologo Muciolo Ferreira.

Terezinha Morango e Maria de Lourdes Monteiro (Fotos: O Cruzeiro)

Os Católicos vivem intensamente a Semana Santa. Ápice da fé cristã, esse período é marcado por celebrações e atos litúrgicos que recordam a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Realizada há 18 anos, a Via-Sacra da Fraternidade percorrerá hoje, as ruas do centro do Recife. A caminhada é promovida pela Associação Missionária Amanhecer e coordenada pelo padre João Carlos Ribeiro. A concentração é no Pátio de São Pedro, às 6h.

Paixão de Cristo do Pina

O Grupo Teatral Achylles Coqueijo, pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Rosário do Pina, apresenta amanhã e terça-feira, a XXXI Paixão de Cristo do Pina. O espetáculo segue dividido em dois atos e mescla teatro, dança e música ao longo das cenas e conta com a participação de 90 pessoas. A encenação já se apresentou nos Teatros RioMar, Luís Mendonça e Barreto Júnior, e também em instituições de ensino como o SENAC. Este ano, a peça será novamente apresentada no Teatro RioMar.

O Bacanal de Herodes está muito bonito (Foto: Paloma Amorim)

Maria Madalena diante de Cristo crucificado (Foto: Paloma Amorim)

Para a temporada de 2017, o espetáculo terá cenas novas, um novo final e uma cenografia que mesclará elementos cenográficos e digitais. A peça tem aproximadamente 1h30 de duração e promete emocionar e surpreender os espectadores. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 20. O Grupo foi fundado pelo Frei Achylles e Dom Frei Magno, Bispo de Salgueiro. Em homenagem ao frei, o grupo que recebeu seu nome é formado em sua maior parte por jovens e tem como missão Evangelizar por intermédio da arte.