Fernando Machado

Blog

Categoria De volta para o passado

De volta para o passado

Há 76 anos, morria em Pernambuco, minha avó materna que não conheci América Modesto da Silva, que nasceu no dia 25 de dezembro de 1891.

Há 70 anos, a primeira dama da Argentina, Evita Perón, retornava para Buenos Aires, via o Rio de Janeiro, pelo avião presidencial.

Há 70 anos, acontecia uma luta entre os pugilistas José Mendes e Jacob Domingos. O vencedor foi Mendes.

circa 1930: American singer and exotic dancer Josephine Baker (1906 – 1975), of the Parisian Folies Bergere, poses in one of her many elaborate costumes. (Photo by Hulton Archive/Getty Images)

Há 65 anos, a dançarina Josephine Baker se apresentava, às 21h15, no Teatro de Santa Isabel e às 23 h, no Náutico.

Há 45 anos, morria no Rio de Janeiro, o jogador Martim Mércio da Silveira, que nasceu no Rio Grande do Sul, em 2 de março de 1911.

Há 40 anos, morria nos Estados Unidos, o cantor Elvis Presley, que nasceu no dia 8 de janeiro de 1935.

De volta para o passado

Há 80 anos, o maestro Otoniel Mendes fundava em Olinda, o Coral São Pedro Mártir.

Os pianistas Roberson e Bartlett com Valdemar de Oliveira (Foto: Diário da Manhã)

Há 80 anos, se apresentavam no Teatro de Santa Isabel, os pianistas ingleses Bartlett e Roberson. Uma promoção da Sociedade de Cultura Musical.

Há 80 anos, o Orfeão da Brigada Militar de Pernambuco sob a regência do maestro tenente José Lourenço da Silva (Zuzinha), se apresentava no Teatro de Santa Isabel. No final do mês seguia até São Paulo para a inauguração da Rádio Tupã.   (Foto: Diário da Manhã)

Evita Perón em dois momentos no Palácio com o governador e senhora Otavio Araújo (Fotos: Folha da Manhã)

Há 70 anos, chegava ao Recife, a primeira dama da Argentina, Evita Perón. Voltava da Europa a bordo do paquete Buenos Aires. À noite recepcionada no Campo das Princesas com um jantar pelo governador e senhora Otávio Correa de Araujo.

Há 65 anos, acontecia no auditório da Radio Jornal do Commercio, desfile de moda da loja Nações Unidas. Apresentação de Mônica Maria e as modelos foram Cacilda Lanuza, Mara Saldanha, Dea Soares, Lise Galvão, Mozarina Ciarlinie, Auriceia Araujo, Iara Lins, Creusa de Barros, Terezinha Mendes, Leda Flora, Ismenia Flora, Almira Castilho, Ivani Ribeiro.

Há 61 anos, dona Maria das Dores Muniz, fundava em Boa Viagem, o Colégio Santa Maria.

Isnard de Moura e Nelbe Souza (Fotos: Divulgação)

Há 60 anos, a cronista social Isnard de Moura era substituída pela colunista Nelbe Souza na coluna social do Jornal do Commercio.

Há cinco anos, morria no Rio de Janeiro, o flautista Altamiro Carrilho, que nasceu no dia 21 de dezembro de 1924.

De volta para o passado

Os professores e alunos na festa da inauguração (Foto: Diário da Manhã)

Há 100 anos, era inaugurada a Escola de Belas Artes, dirigida por Luiz Porto Carrero.

O Monumento aos heróis e o prefeito Pessoa Guerra falando (Fotos: Diário da Manhã)

Há 90 anos, era inaugurado na Avenida Martins de Barros, às 8h, o Monumneto de Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Falaram na ocasião o vice-cônsul de Portugal Francisco Pinto, e o prefeito Pessoa Guerra. Os autores da obra foram feitas os escultores portugueses Francisco Santos e Simão de Almeida Sobrinho. À noite, no Gabinete Português de Leitura, aconteceu uma festa, tendo como orador José Fazeira. O show foi com a pianista Maria do Carmo Almeida, a cantora Helena Campos, o violinista Hans Barza, o poeta Austro Costa e uma orquestra sob a batuta do maestro Alberto Figueiredo.

Há 90 anos, acontecia uma prova de atletismo no campo do Malaquias. Nos 1.100 metros venceu Ivan Guimarães (Náutico); Salto livre venceu Aluísio Caldas (Sport); no lançamento de dardo venceu Álvaro da Cunha Lima (Flamengo); no salto em distancia venceu Aluísio Caldas (Sport); salto em altura venceu Francisco Villa-Chan (Flamengo); no lançamento de peso venceu Antônio Pereira da Silva (Sport) e Corrida de 1.500 metros venceu Natalicio Menezes (Náutico).

Há 85 anos, morria aos 22 anos de idade, o voluntário da Pátria Durval Carneiro Leão.

Há 70 anos, morria o desembargador João Paes de Carvalho, que nasceu no dia 11 de junho de 1880.

Há 70 anos, a Índia se tornava independente da Inglaterra. Um dos grandes nomes desta façanha foi Mahatma Gandhi (1869/1948).

De Volta para o Passado

Há 195 anos, era criado o Tribunal de Justiça de Pernambuco, primeiro funcionou no local está Palácio do Campo das Princesas. A partir de 1930 passa para sua nova sede na Praça da República.

Há 100 anos, no Liceu de Artes e Ofícios, acontecia uma mostra do pintor pernambucano Valfredo Mauriceia.

Há 95 anos, nascia no Peru, a soprano Yma Sumac, que morreu no dia 1 de novembro de 2008. (Foto: O Cruzeiro)

Há 90 anos, morria no Rio de Janeiro, o historiador João Capistrano de Abreu, que nasceu no dia 23 de outubro de 1853.

Há 85 anos, nascia no Pará, a socialite Ruth Nascimento, que morreu no dia 12 de agosto de 2016. (Foto: Fernando Machado)

Há 55 anos, começava a construção do Muro de Berlim, dividindo a Alemanha.

Há um ano, morria em Pernambuco, o marchand Giuseppe Baccaro, que nasceu no dia 22 de janeiro de 1930. (Foto: Thomas Baccaro)