Fernando Machado

Blog

Categoria Corpo Consular

Noronha para o Mundo em Miami

Adriana e Rodrigo Machado movimentaram jantar na sua residência de Miami em torno dos coordenadores do Projeto Noronha para o Mundo, leia-se Rose Anne Leitão e Ariel Yaari. Entre as presenças estava à eterna cônsul dos Estados Unidos no Nordeste, Maria Sanchez-Carlo. Apaixonada por Pernambuco confessou “Sou cidadã recifense, amo as pessoas, o sotaque, a gastronomia e a cultura pernambucanas. Fiz muitas amizades e conservo todas no meu coração”.

Rose Anne, Maria e Ana de Fátima (Foto: Divulgação)

Aproveitou para mandar um abraço especial para este cronista, para o chef Cesar Santos, e mandou “um beijo grande para todos meus conterrâneos. Saudade do meu Pernambuco”. Maria Sanchez-Carlo, que mora em Washington DC, foi convidada por Rose Anne para participar do projeto que aconteceu semana passada em Miami, na Florida. Também participaram do encontro o cônsul adjunto do Brasil em Miami Luiz Kouri à coté Daniela, Ana de Fátima e Roberto Mattos. Amanhã escreverei sobre o Noronha para o Mundo.

As despedidas de Jaime, Patrícia e Francesca

Jaime, Francesca e Patrícia (Foto: Fernando Machado)

Uma noitada das mais animadas e de despedidas foi aquela que aconteceu no Cabanga Iate Clube, com uma decoração linda, que o cônsul geral da Argentina Jaime Beserman e a consulesa Patrícia movimentaram sexta-feira, para se despedir dos amigos do Recife. Também tivemos as despedidas da consulesa adjunta do consulado da Itália Francesca Matarazzo que atua no consulado da Itália.

Ana e Andrew Sellhorn (Foto: Fernando Machado)

Edgar Albuquerque e Andréa Berenguer de Barros (Foto: Fernando Machado)

Tudo aconteceu em meio de um churrasco e com direito a muita musica. Primeiro tivemos um grupo de amigos dos Beserman, formado pelos advogados Misael André de Carvalho e Gutemberg Lima, o empresário Hubner Mendes Carneiro e o jornalista Wolney Mororó. Depois o DJ Formiga assumiu as picapes e animação continuou. O dancing sempre cheio curtindo Despacito, La Bamba, YMCA e forró. A festa terminou pela manhã, com o sol nascendo.

Geoff Bogart e John Barrett (Foto: Fernando Machado)

Jaime e Marco Ferreira de Melo (Foto: Fernando Machado)

Os convidados receberam um cordel escrito pelo poeta Jorge Filó. Entre outras coisas pincei este trecho: “Conheceram nossa cultura / Do nosso estado natal / Dançaram forró na Serra / Um frevo na capital / Adoraram o São João / Vibraram de emoção / Com o belo carnaval. / Recife lhes abraçou / O Nordeste foi seu norte / Os três aqui são bem vindos / Lhes desejo muita sorte.”

Patrícia Raposo e Francesca Matarazzo (Foto: Fernando Machado)

Rodolfo Ramirez, Luciana e Silvio Leimig (Foto: Fernando Machado)

Patricia e Jaime conquistaram o corpo consular e fizeram muitos amigos na nossa sociedade. Como reza o cordel “Vão deixar muita saudade / Pra gente pernambucana / Jaime como Cidadão / Pode voltar pra semana / Com sua consulesa / E Francesca com certeza / É Pernambuco-Italiana”.  Eles vão deixar muitas saudades, mas como Jaime sempre lembra estaremos por aqui sempre puder. Vamos torcer.

Kanpai, Imperador Akihito!

A Data Nacional do Japão, é comemorada no dia do aniversário do Imperador Akihito, estreia idade nova, ou seja 23 de dezembro. E para festejar a data, o novo cônsul do Japão, Jiro Maruhashi, ofereceu recepção no Bufê Les Anis, em Setubal. Esta foi a última festa da representação diplomática nipônica como escritório, a partir de primeiro de janeiro volta a ser Consulado Geral. Portanto essa foi a primeira reunião tendo à frente o cônsul Jiro Maruhashi.

O consul do Japão, Jiro Maruhashi entre a consulesa Patricia e o cônsul geral da Argentina Jaime Beserman  (Foto: Fernando Machado)

Os cônsules Gabor de Zagon da Italia e Martina Bock de Oliveira da Alemanha com o maestro Ademir Araújo (Foto: Fernando Machado)

A secretária do consulado Emi Sukarara foi a Mestre de Cerimônia da festa. Primeiro tivemos a execução dos hinos do Brasil e depois o Japão. Estranhei que no final ninguém aplaudiu. O mundo está mudado. Depois tivemos a fala do futuro cônsul geral Jiro Maruhashi, que falou sobre a cultura do seu país e a amizade entre o Brasil e o Japão. Na seqüência aconteceu um brinde compartilhado pelos 200 convidados.

O secretário Giovani Oliveira sua esposa Fátima Naomi Takada com o cônsul Tadao Furukawa (Foto: Fernando Machado)

O general Hêber Garcia Portella e sua Maristela (Foto: Fernando Machado)

E encerrou erguendo uma taça com espumante made in Japan, brindando com os 200 convidados os 84 anos do Imperador. No próximo no ele vai abdicar o trono e assume seu filho, o príncipe herdeiro Naruhito, que nasceu também no dia 23 de dezembro, mas em 1960. A decoração constou de um altar com objeto janponeses e arranjos de ikebana, lindos por sinal.

Jiro Maruhashi e Cristina Freyre (Foto: Fernando Machado)

O comandante do Corpo de Bombeiros Manoel de Oliveira Cunha e Josineide (Foto: Fernando Machado)

O cardápio constou de escalope de filé ao molho madeira e risot de quatro queijos. Todavia o grande sucesso ficou por conta da mesa de sushi, pelo sushibar Nagai. A fila era interminável. Tudo isso regado a quatro tipos de saquês: o de licor de ameixa japonesa, cachaça de batata doce, shaiehikem (espumante de arroz) e matsuno tsukasa.

Sonia Freyre e Antônio Azevedo (Foto: Fernando Machado)

O vereador André Régis e Luciana (Foto: Fernando Machado)

Às 21h30, o cônsul Jiro Maruhashi voltou para o foyer de entrada da casa de recepção, lembrando que estava na hora do Sayonara. Informação consular: A partir de janeiro a sede do consulado geral do Japão sairá do atual endereço para se fixar no complexo de escritórios do RioMar, no Pina. Afinal de contas ano novo, casa nova.

Corpo Consular

O cônsul geral da Argentina, Jaime Beserman, encerra sua carreira no Nordeste, próximo mês, quando se aposenta. Em janeiro ele e Patrícia voltam a residir em Bueno Aires. No dia 7 de dezembro, por proposta do deputado Eriberto Medeiros, receberá o titulo de Cidadão de Pernambuco. Um casal muito querido deverá participar de um festival de despedidas.

O diplomata argenitno Jaime Beserman e o vice-governador Raul Henry (Foto: Fernando Machado)

Na próxima quarta-feira, o cônsul geral dos Estados Unidos, John Barrett estará seguindo em viagem oficial até Alagoas. Deverá ser recebido pelo governador Renan Calheiros Filho. By the way: A diplomata Christian Martinez LuSane terminou sua missão no Nordeste e seguiu terça-feira para os Estados Unidos. Vai assumir novas funções em Marrocos.