Fernando Machado

Blog

Categoria Corpo Consular

Kanpai, Imperador Akihito!

Luiza Nogueira, Jiro Maruhashi e Raul Henry (Foto: Fernando Machado)

Quarta-feira, tivemos no Salão Cícero Dias, do Mar Hotel, em Boa Viagem, a comemoração da Data Nacional do Japão, ou seja dia do aniversário do Imperador é comemorada no dia do aniversário do Imperador Akihito, ou seja 23 de dezembro. Ao que tudo indica deverá ser o último festejo, pois em maio ele deverá renunciar e passara o trono para o príncipe Naruhito. Como o aniversário dele é 23 de fevereiro, no próximo ano ainda será festejado em dezembro. Então a partir de 2020 a data Nacional do Japão será comemorada em fevereiro.

Gabriel e Lúcia Bacelar (Foto: Fernando Machado)

O cônsul geral Jiro Maruhashi e o maestro Ademir Araujo (Foto: Fernando Machado)

O cônsul geral Jiro Maruhashi está de parabéns pela bonita recepção, por sinal a primeira como cônsul geral, pois no ano passado ele era cônsul. A decoração estava lindíssima com arranjos de ikebana por vários recantos do espaço. A eficiente secretária do consulado Emi Sukarara foi a Mestre de Cerimônia da festa. Primeiro tivemos a execução dos hinos do Brasil, interpretado por Lika Kawano e o do Japão, cantado por Manae Kopana e Mizuki Takahashi. O acompanhamento foi com recurso sonoro e perfeito, parecia uma orquestra de verdade.

vice-cônsul Darwin Fuentes, a cônsul Sonia Rossel da Venezuela e Jiro Maruhashi (Foto: Fernando Machado)

A cônsul geral da Alemanha Maria Köenning de Siqueira Regueira e o marido Roberto Siqueira Regueira (Foto: Fernando Machado)

Depois tivemos a fala do futuro cônsul geral Jiro Maruhashi, que falou sobre a cultura do seu país e a amizade entre o Brasil e o Japão, inclusive lembrou que com o novo presidente Jair Bolsonaro as relações diplomáticas continuarão com a mesma intensidade, ou melhor, digo eu. Na seqüência aconteceu um brinde compartilhado pelos 300 convidados. E encerrou erguendo uma taça de saquê, celebrando os 85 anos do Imperador. Jiro Mauhashi chamou até o tablado montado, intercalado pelas bandeiras do Brasil e do Japão, a jogadora de futebol nipônica Kirara Fujio, que passou dois anos treinando no Sport Club do Recife. Kirara retornou sexta-feira para Tóquio, e deve ser convocada para na seleção do seu país.

O general Heber Portella e Maristela com a diretora do Hospital Naval Cristina Heuseler (Foto: Fernando Machado)

O diretor da Escola de Aprendizes de Marinheiros Omar Salles Almeida e Carolina (Foto: Fernando Machado)

O bufê foi assinado pelo chef Taró Matsumoto e estava de a gente de joelhos. O cardápio constou de Kimpirá Gobo com hijiki, Nambamzuke com berinjela frita e pimenta doce, Salada Harusame com wakame fresco e goma, Dashi tamagoyaki, Hana nirá refogado, Barazushi com mini shitake, gobo, kamaboko e kizami kombu, arroz de matsutake com shitake e amendoim, mini oniguiri com matchá.  Ainda gomá e furikake, yakizakana (katsuo) com molho cítrico de nabo, gengibre e pepino, lombo de porco grelhado com sweet chili, tempura de batata doce e abacaxi. Não se esquecer da mesa de sushi e sashimi que os convidados partiram para cima e não sobrou nada.

A executiva Sheila Wanderley (Foto: Fernando Machado)

Nova sede do Consulado da Itália

Depois de 15 anos na Avenida Domingos Ferreira, o consulado da Itália no Recife, agora está localizado na Rua Padre Carapuceiro, no 13º andar do Empresarial Carlos Pena Filho, ambos no mesmo bairro Boa Viagem. A sede atual que ocupa um andar inteiro e teve o projeto da arquiteta Andrea Alves, nos remete ao primeiro mundo. De parabéns, o cônsul Gabor de Zagon pela conquista.

Antônio Bernardini, Raul Henry, Ricardo Merlo, Luigi Maria Vignalli e Gabor de Zagon (Foto: Fernando Machado)

A diva da imprensa Jo Mazzarolo e o cônsul italiano Gabor de Zagon (Foto: Fernando Machado)

E para inaugurá-lo Senador Ricardo Merlo, o Embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini e o diretor geral dos Serviços Consulares e das Migrações da Itália, Luigi Maria Vignalli. A cerimônia aconteceu na manhã de quarta-feira, num tablado no Hall do empresarial e tivemos cinco falas: a cônsul Gabor de Zagon, do embaixador, do senador, do diretor-geral e do vice-governador Raul Henry.

Vice –cônsul de Portugal Marco Ferreira de Melo, cônsul geral Maria Köenning de Siqueira Regueira e cônsul geral Jiro Maruhashi (Foto: Fernando Machado)

O tenor Jefferson Bento e o diplomata Luigi Maria Vignalli (Foto: Fernando Machado)

Na parede atrás do pódio, tinha uma obra de arte com letras ao contrário e o diplomata Luigi Maria Vignalli descobriu que lendo no inverso tinha a sigla italiana AIRE (cadastro para manter atualizados os dados de endereço e de residência do cidadão italiano). Também tivemos a execução dos hinos do Brasil e da Itália, cantados pelo tenor Jefferson Bento. O senhor Vignalli no momento do canto do hino italiano ele ficou visivelmente emocionado.

O embaixador Antônio Bernardini e Claudio Vullo e Cesare Villone (Foto: Fernando Machado)

O jornalista Antonio Azevedo e o cônsul geral adjunto da China Shang Siyuan (Foto: Fernando Machado)

Depois da cerimônia alguns convidados subiram até o 13º piso para conhecer as instalações do consulado italiano. Lá foi servido um café da manhã de a gente rezar para Nossa Senhora da Conceição. O cardápio, grifado pela Arcádia, constou de sucos regionais, salada de frutas, mini sanduíche de queijo do reino, mini sanduíche de ricota com nozes, mini sanduíche natural de presunto, mini quiche Lorraine, pãozinho delícia de queijo, folhado de frango com gergelim, cestinha de Prima Donna com geléia de maçã, folhado de queijo com goiaba, bolo de rolo e bolo de laranja.

Viva l’Italia!

O cônsul Gabor de Zagon e a consulesa Iohanna Weiss ao lado da cônsul honorária do México Iara Dubeux  (Foto: Fernando Machado)

Antonio Bernardini, Ricardo Merlo e Luigi Maria Vignalli (Foto: Fernando Machado)

Giorgio Guerra com o vereador André Régis e Luciana (Foto: Fernando Machado)

O cônsul da Itália, Gabor de Zagon e a consulesa Iohanna Weiss, deslumbrante num modelo italiano vermelho da Pinko, movimentaram terça-feira, na Trattoria Toscana, em Boa Viagem, um coquetel em torno da comunidade italiana. O encontro contou com a presença do senador Ricardo Merlo, do Embaixador Antônio Bernardini, e do diretor geral para os italianos no Exterior e Políticas Migratórias, Luigi Maria Vignali.

Ricardo Essinger e Helena Chaves (Foto: Fernando Machado)

Fábio e Elodie Clerici (Foto: Fernando Machado)

Mauricio e Alexandre Rands com Lauro Gusmão (Foto: Fernando Machado)

Vera Priori e Iohanna Weis (Foto: Fernando Machado)

O bufê assinado pelo chef Thiago Vita estava de a gente comer rezando para Santa Cecília. No cardápio uma mesa de frios, sformato di Brie e pecorino acompanhado de geléia e pão italiano; crostini de tomates frescos, burrata e pesto genovês; filletino grelhado ao molho de funghi seco com batatas ao murro envolvidas em panceta e gratinado de camarão ao creme de queijo prima Donna com rigatone. E para sobremesa mousse di cioccolato praline.

Elvira Zirpoli entre as filhas Monica e Flávia (Foto: Fernando Machado)

O deputado Antônio Moraes e Suely (Foto: Fernando Machado)

Valeria Albuquerque e Catarina Marinho da comunidade italiana de Fortaleza (Foto: Fernando Machado)

O Futuro dos Games

O Consulado Geral dos Estados Unidos, em parceria com o Porto Digital, traz ao Recife a norte-americana Laura Teclemariam, Gerente Sênior de Produção da Eletronic Arts, empresa desenvolvedora dos jogos The Sims™, Madden NFL, FIFA Soccer, Need for Speed™, Battlefield™ e Mass Effect™. Laura falará sábado, às 10h, sobre O Futuro dos Games no festival Rec’n’Play, além de participar de outras atividades.

A gerente Sênior dos EUA, Laura Teclemariam (Foto: Divulgação)

Laura Teclemariam vai abordar as tendências que moldam o futuro da multi-bilionária indústria de jogos eletrônicos, incluindo o movimento de maior inclusão das mulheres e grupos mais diversos por trás dos joysticks e dos teclados que desenvolvem os jogos. A indústria de games movimentou 108 bilhões de dólares em 2017 em todo o mundo, e 37 bilhões de dólares apenas nos Estados Unidos.