Fernando Machado

Blog

Categoria Corpo Consular

Banzai, Imperador Naruhito!

Eduardo Menezes com os cônsules Gabor de Zagon, Jiro Maruhashi e John Barrett (Foto: Fernando Machado)

O Salão Cícero Dias, do Mar Hotel, em Boa Viagem, quinta-feira, virou um pedacinho do Japão, por conta da comemoração da Data Nacional do Japão, dia do aniversário do Imperador Naruhito, todavia foi antecipada porque ele nasceu no dia 23 de fevereiro que coincidirá com o Carnaval. Conforme esta coluna informou a Data Nacional do Japão é festejada no mês de aniversário do Imperador. Como o então Imperador Akhito nasceu em 23 de dezembro, as comemorações aconteciam no último mês do ano.

O desembargador Fernando Cerqueira e sua Zulene Norberto (Foto: Fernando Machado)

Os generais Geraldo Gomes de Mattos, Carlos Pontual de Lemos e Marco Antonio Gomes (Foto: Fernando Machado)

A impecável recepção foi comandada pelo cônsul geral Jiro Maruhashi, que é um verdadeiro gentleman. A decoração remetia a ikebana, uma arte japonesa que trabalha os arranjos florais, em síntese é a vivificação floral. Coube a secretária do consulado Emi Sukarara ser a Mestre de Cerimônia da festa. Primeiro tivemos a execução dos hinos do Brasil, do Japão. Depois tivemos a fala do diplomata Jiro Maruhashi.

João Alberto e Sheila Wanderley com Jô Mazzarolo (Foto: Fernando Machado)

Os generais Pedro Paulo Braga e Alexandre Cantanhede com o brigadeiro César Faria Guimarães (Foto: Fernando Machado)

Na sequencia foi exibido um documentário da entronização do Imperador Naruhito, desde o Palácio Imperial até seu cortejos pelas ruas de Tóquio. O presidente Jair Bolsonaro prestigiou a solenidade no Japão. Depois tivemos um kampai, brinde com saquê, compartilhado pelos 300 convidados. Jiro Mauhashi chamou até o tablado montado, intercalado pelas bandeiras do Brasil e do Japão, o secretário de Cultura do Estado, Gilberto Freyre Neto, para sua saudação.

Lúcia e Gabriel Bacelar (Foto: Fernando Machado)

Ricardo Pessoa de Queiroz e Bruna (Foto: Fernando Machado)

Depois da parte oficial foi servido o jantar, cujo cardápio foi grifado pelo Chef Maruyama, que em português quer dizer Macarrão. Os convidados puderam degustar um mix de comidas brasileiras com sabor nipônico, salada de cará São Tomé e cogumelo, gelatina Ágar de Limão e shoyu, salada de tomate picante, arroz no estilo Oyako, carne bovina assada com missô, acelga e alho poró, camarão empanado, patola de caranguejo, nabo com alga marinha, frango assado, salada de peixe, nirá com ovo.

O cônsul geral Jiro Maruhashi com o brigadeiro Cesar Faria Guimarães e Taciana Moury (Foto: Fernando Machado)

Márcia Hirata e seu filho Douglas (Foto: Fernando Machado)

Não se esquecer da mesa de sushi e sashimi que os convidados partiram para cima e não sobrou nada. A ilha de sobremesa, também não deu para quem quis. Foi uma noitada elegante. E assim se passou a noite, com os olhos se enchendo de bom gosto, os ouvidos atentos ao bom papo e a boca se fartando de gosto bom. Parabéns, para o cônsul geral do Japão

 

Jovens Embaixadores

Cinquenta estudantes da rede pública de todo o país, selecionados para participar do XVIII Programa Jovens Embaixadores, chegaram a Brasília segunda-feira, antes de partir para um intercâmbio cultural de três semanas nos Estados Unidos. Os selecionados são do ensino médio da rede pública brasileira, tem de 15 a 18 anos, excelência acadêmica, conhecimento da língua inglesa e estão engajados em iniciativas de empreendedorismo social. O programa é patrocinado pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil e conta com o apoio de parceiros dos setores público e privado. Clique aqui para conhecer os participantes.

Os 150 jovens com o diplomata William Popp (Foto: Embaixada dos EUA)

O intercâmbio acontece de 10 a 29 de janeiro com uma programação exclusivamente voltada para o desenvolvimento do empreendedorismo social. Até hoje eles se reuniram em Brasília para entrevistas de visto e terão um encontro com o encarregado de Negócios William Popp. Amanhã embarcarão para a capital dos EUA, Washington D.C. Depois, seguirão em grupos menores para quatro diferentes cidades americanas: Reno (Nevada), Tulsa (Oklahoma), Seattle (Washington), Raleigh (Carolina do Norte), onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias.

Fragata Libertad partiu

O Navio Escola Fragata A.R.A Libertad pertencente à Marinha da República Argentina, deixou o nosso porto ontem com destino ao  Porto do Rio de Janeiro, depois de uma viagem de instrução por várias cidades do Mundo. A primeira viagem de instrução da Fragata Libertad foi em 19 de junho de 1963, sob o comando do Capitão de Fragata Horácio Ferrari. O atual comandante é Capitão de Navio Juan Carlos Romay.

A Libertad entrando no Porto do Recife (Fotos: Consulado da Argentina)

Para quem nunca viu a chegada da Liberdad num porto não pode deixar assistir. É uma cerimônia linda, onde os marinheiros sobem nos mastros do navio dando um visual belíssimo. Dois passistas e uma orquestra de frevo fizeram a recepção aos argentinos. Trabalha representando as características e costumes de um país que, desde suas fundações, está ligado ao mar.

Os marinheiros fazendo evoluções e a orquestra de frevo e passistas no Porto do Recife (Fotos: Consulado da Argentina)

Toda vez que a bandeira argentina se desdobra no alto, honra os valores de uma sociedade que respeita sua soberania. Também conhecida como a Embaixadora dos Mares, em cada país aonde chega, se converte numa oportunidade de intercâmbio cultural que enriquece todo aquele que o vivencia. Este grande navio é símbolo das tradições navais nacionais e da idiossincrasia e o ser nacional argentinos.

A Libertad está chegando

O cônsul geral da Argentina, Alejandro Funes Lastra informa que no próximo dia 31, atracará no nosso porto o Navio Escola Fragata A.R.A Libertad pertencente à Marinha da República Argentina, que tem como comandante o Capitão de Navio Juan Carlos Romay. A fragata vem de uma viagem de instrução por Salvador da Bahia, Santa Cruz de Tenerife, Cádiz, Lisboa, Brest, Antuérpia, Londres, Dublin, Boston, Miami e Bridgetown.

O cônsul geral argentino Alejandro Lastra e a Fragata Libertad (Fotos: Fernando Machado/Divulgação)

A Fragrata Libertad que ficará em nosso porto até o dia 4 de janeiro de 2020, traz a bordo 286 cadetes, entre eles um brasileiro. A sua missão é completar a formação profissional dos Cadetes da Marinha Argentina, contribuindo para o incremento de seus conhecimentos marítimos, náuticos e sua formação na cultura de trabalho em equipe e no nascimento de futuros líderes natural.