Fernando Machado

Blog

Categoria Corpo Consular

Esquinas do Mundo

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, James N. Mattis, visitou Brasília e o Rio de Janeiro. Em Brasília, o secretário Mattis reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes assim como o ministro da Defesa Joaquim Silva e Luna. Claro que a situação crítica na Venezuela, o andamento dos acordos bilaterais e outras questões de interesse mútuo, foram abordadas.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, passando revista na tropa (Foto: Divulgação)

Entre os dias 21 e 22 de agosto, acontece o V Pátio Batel Fashion Walk, evento organizado pelo shopping e que apresenta as tendências para o Verão 2019. Participam da edição Valentino, Burberry, Tiffany&Co, Jo Malone, Levi’s, Ateen, Amaro, Louis Vuitton, Gucci, Caudalie e Zussen, Mixed, Prada, Pandora e Empório Armani.

Festival de Cinema Italiano

Adriano Giannini e Valeria Golino em Emma (Foto: Divulgação)

O Cônsul da Itália, Gabor de Zagon, estará à frente hoje de um drinque de boa vindas por conta da abertura Festival de Cinema Italiano que se realizará no mezanino do Cine São Luiz, às 16h30. A 5ª edição da Festa do Cinema Italiano começa hoje e vai terminar na próxima quarta-feira, sempre no Cinema São Luiz.

Stefano Accorsi e Perfrancesco Favin em Aqui em Casa tudo Bem (Foto: Divulgação)

Temos às 15h, a exibição do filme Emma, de Silvio Soldino, cujo elenco é formado por Valeria Golino, Adriano Giannini, Arianna Scommengna, Laura Adriani e Anna Ferzetti. Às 17h Aqui em Casa tudo Bem de Gabrielle Muccino, no elenco Stefano Accorsi, Carolina Crescentini, Elena Cucci, Tea Falco e Perfrancesco Favin.

Stefano Accorsi e Jasmine Trinca em Fortunata (Foto: Divulgação)

E finalmente às 20h, Fortunata de Sergio Castellitto e no elenco Jasmine Trinca, Stefano Accorsi e Alessandro Borghi. As pessoas que gostam do cinema italiano não podem perder este festival.

Boas Vindas para Yan Yuqing

A cônsul geral Yan Yuqing, o vice-consul geral Shang Siyuan e a consulesa Dong (Foto: Fernando Machado)

Estou sentindo que a nova cônsul da China, a diplomata Yan Yuqing, vai revolucionar o Corpo Consular de Pernambuco, que anda meio borocoxó. Primeiro retomou uma praxe fora de uso por aqui, faz muito tempo. Fez uma recepção belíssima para se apresentar aos diplomatas, políticos e a sociedade pernambucanos, na noite de quinta-feira na Villa Ponte D’Uchôa, nas Graças. Nos anos dourados da diplomacia era comum essa prática.

Os cônsules Alejandro Lastra, da Argentina, e Jiro Maruhashi co Japão com o jornalista João Alberto (Foto: Fernando Machado)

Roberto  de Siqueira Regueira e a cônsul geral da Alemanha Maria Koenning de Siqueira Regueira (Foto: Fernando Machado)

A Villa Ponte d’Uchoa Recepções situada na Avenida Rui Barbosa, nas Graças é um palacete, em estilo colonial, datado de 1950, fazia parte do aglomerado do clã Baptista da Silva, depois virou a residência do casal  Hilda née Baptista da Silva e Marcelo Carneiro Leão, e onde parte da história da nossa sociedade está ali guardada. Nas paredes telas de alguns artistas plásticos, como Reynaldo, Lima Castro, Tânia Carneiro Leão. A decoração foi de Anderson Barbosa.

O cônsul geral dos EUA, John Barrett, o secretário Antonio Mário à côté Maria Clotilde (Foto: Fernando Machado)

Sheila Wanderley e Ana Neri Meneses (Foto: Fernando Machado)

Anderson usou no ambiente as cores vibrantes daquele país oriental. Os adornos vermelhos com os usados para dar sorte e lanternas de papel. Artesanato de nó tradicional, que segundo a lenda chinesa dá muita sorte. Também tínhamos arranjos de flores tropicais. Algumas mesas altas para suporte de pratos e copos de bebidas. Sem dúvida um ambiente simples, mas interessante.

O general Heber Garcia Portella e o presidente do Galo da Madrugada Rômulo Meneses (Foto: Fernando Machado)

Elaine e o marido Roberto Pereira (secretário de Turismo de Goiana (Foto: Fernando Machado)

A cônsul Yan Yuqing, em grande noite num modelo de seda chinesa, recebia os convidados ao lado do vice-cônsul geral Shang Siyuan e a consulesa Dong. A hostess Luiza Gross convidou a diplomata para fazer uma saudação. Como não ainda português, Yan leu em português e entre outras coisas falou do futebol brasileiro, lembrando os jogadores Junior, Sócrates e Zico. Depois falou o secretário Antônio Mário Abreu Pinto, em nome do governo do Estado.

Bruna e o marido Ricardo Pessoa de Queiroz Filho, cônsul honorário da Áustria (Foto: Fernando Machado)

As senhoras Cristina Guimarães Ribeiro e Tereza Guimarães Latache (Foto: Fernando Machado)

O bufê foi grifado por Conceição Vieira, leia-se Boulevard Recepções, que serviu durante o coquetel canapés variados, carpaccio ao molho Dijon com torradas crocantes, lichia recheada com cream cheese e castanhas, cambraias de queijo holandês maçaricado e coulis de frutas vermelhas, sitcks (camarão com abacaxi e pimenta biquinho e morango com queijo golda com redução de vinho do porto), trouxinha folhada de maçãa com canela e de bacalhau.

Helena Chaves e Ricardo Essinger, ele presidente da FIEPE (Foto: Fernando Machado)

O comandante do Corpo de Bombeiros Manoel de Oliveira Cunha Filho e Josineide (Foto: Fernando Machado)

Para jantar, de se comer rezando para Nossa Senhora do Carmo, saladas (chinesa e de folhas nobres, com laminas de pêra, mussarela de búfula e tomate seco), filé mignon ao molho madeira, frutos do mar à pernambucana, servido na moranga, acompanhada de arroz com açafrão, arroz de castanhas, cenouras caramelizadas e batatas sautée. Como sobremesas mousse de maracujá, cartola ao forno e bolo de rolo.

John Barrett & Independence Day

O gentleman John Barrett (Foto: Fernando Machado)

O cônsul geral dos Estados Unidos, o gentleman John Barrett, está de parabéns, a comemoração dos 242 anos da Independência dos Estados Unidos da América do Norte comemorados, ontem, entre 13h e 16h, foi esplendida. Tudo aconteceu bem ao estilo norte-americano. E o local não poderia ter sido melhor: a Escola Americana do Recife, em Boa Viagem. O tema deste ano foi American Classics – Rock e Automoveis.

O vice-governador Raul Henry (Foto: Fernando Machado)

Giovani Oliveira, a cônsul da China Yan Yuqing, os cônsules Jiru Maruhashi e Marco Ferreira de Melo (Foto: Fernando Machado)

Na quadra esportiva da Escola estavam expostos três carros antigos do Clube de Automóveis Antigos de Pernambuco. Estavam lá um Corvete 1959 (conversível, cor de vinho e branco), um Ford 1930 (amarelo e preto) e um Impala 1971 (branco e vermelho). John Barrett ficou na entrada recebendo os convidados, cumprimentando e sendo fotografados ao lado deles.

Alessandra Oliveira, Mariana Cunha e Claudia Batista (Foto: Fernando Machado)

Andrew Sellhorn, Edson Gomes dos Santos e John Barrett (Foto: Fernando Machado)

A decoração, by Adelia Schetini, leia-se Mascavo Projetos Criativo, estava muito bonita. Nossos olhares eram surpreendidos com estrelas nas cores branca, vermelha e preta, com a bandeira norte-americana e brasileira. No lado esquerdo foi montado um palanque onde ficou a Banda Back on the Road, composta dos músicos Edgar (voz), Guga (Guitarra), Jo (bateria) e Roberto (baixo).

Joanna Ferreira, Daniel Stewart e Maureen Chao (Foto: Fernando Machado)

Marcelo e Flávia Rocha, Ana Laura e Guito Stütz (Foto: Fernando Machado)

A hostess Joanna Ferreira, assessora de imprensa do consulado, anunciou a apresentadação do Hino do Brasil, por Allana Barkokebas e Layssa Araujo (estudantes da rede publica que participaram do programa Ganhe o Mundo). Na seqüência subiu ao palco cantora Tábatha Almeida, que participou do The Voice Kids em 2016, que retornou de um intercambio em Idaho, nos Estados Unidos, e cantou o hino dos Estados Unidos.

A cônsul alemã Martina Bock de Oliveira, o filho Daniel e sua namorada Clara Macedo (Foto: Fernando Machado)

Michael Zgoda, Laura Williford, Rebecca Dumas e Haydée Rojas (Foto: Fernando Machado)

Depois a hostess convidou o vice-governador Raul Henry, para em nome do Governo do Estado fazer uma saudação. E finalmente foi a vez do Cônsul Geral, John Barrett, agradecer e explicar o sentido para os norte-americanos do Independence Day. Brincou com o cônsul do Japão Jiru Maruhashi porque sua seleção foi eliminada. Também desejou boa sorte para nossa seleção que hoje enfrenta a Bélgica.

Patricia Correia, Joana Cavalcanti, Carlos Ferreira, os cônsules Geoffrey Bogart e John Barrett (Foto: Fernando Machado)

As cantoras Tábatha Almeida, Layssa Santos Araujo e Allana Barkokêbas (Foto: Fernando Machado)

Encerrada essa parte protocolar a Back on the Road, com a participação especial dos diplomatas Geoffrey Bogart e Daniel Stewart, nas músicas Sweet Home Chicago, Johnny B. Goode, Ain’t no Sunshine, entre outras. No set list tinha On the Road again, In Nay Life, Mrs Robinson, Horse with no Name, Heart of Gold, Listen to the Musica, Any Major Dude, Handle With Care, Ventura highway.

Os cônsules Daniel Stewart, Geoffrey Bogart e John Barret com a banda Back on the Road (Foto: Fernando Machado)

Vera Priori e Patricia Menge (Foto: Fernando Machado)

Ainda tocaram Sister Golden Hair, Rikki, Baby I Love You Way, Brown Eyed Girl, Take It Easy, Wish You Were Here, Overkill, You got it e I Am Believer. Não esquecer que antes do show tivemos um brinde de espumante, em taças azuis, vermelhas e brancas com o escudo dos Estados Unidos. Quero destacar a elegância do cônsul-geral John Barrett, numa camisa xadrez by Robert Talbott, de Monterey, na California.

Sheila Wanderley e João Alberto (Foto: Fernando Machado)

Eduardo Sarmento e Joana Pires (Foto: Fernando Machado)

O cardápio foi American Burgers and Hotdogs: hamburguer e cachorro-quente, chocolates da Mondelez, muffins (Walmart), Apple pies (Sheraton Resrva do Paiva, chili, macarroni & chesse, muffins (Wyden), sanduíches e cookies  (Subway), sorvetes de casquinhas e sundaes (Mc Donald’s). O vinho foi da Outback, refrigerantes, água, suco e cerveja (Coca-Cola). Na saída os convidados ganharam um kit de guloseimas.

Claudio Pragana Filho da Mc Donald’s (Foto: Fernando Machado)