Fernando Machado

Blog

Categoria Corpo Consular

Corpo Consular

De acordo com o Relatório Open Doors de 2019, publicado hoje pelo IIE e pelo Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos EUA, o Brasil é o 9º país no mundo a enviar estudantes para os Estados Unidos, aumentando em 9,8%, o segundo maior aumento percentual de estudantes internacionais de qualquer país do mundo entre os anos letivos terminando em 2018 e 2019.

O número total de estudantes estrangeiros nos Estados Unidos aumentou 0,5%, atingindo um recorde de 1.095.299 no ano letivo de 2018-2019, enquanto o número de estudantes norte-americanos no exterior aumentou 2,7% em 2017-2018 em relação ao ano anterior. Os Estados Unidos continuam a ser o principal destino de estudantes internacionais no mundo.

Corpo Consular

A adida de imprensa Sarah Saperstein da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil informa que um programa gratuito de treinamento em produção de conteúdo e técnicas de fact-checking, o FactCheckLab abre inscrições hoje, às 18h. Jornalistas e estudantes de jornalismo das cinco regiões do Brasil que tenham alguma proposta de produção jornalística com uso de técnicas de checagem de fatos capaz de impactar suas comunidades podem se candidatar.

O programa, patrocinado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil e realizado pela Agência Lupa por meio do LupaEducação, oferecerá, ao final da etapa de capacitação, uma viagem de intercâmbio profissional aos Estados Unidos, com todas as despesas pagas, para vencedores dos cinco projetos que se destacarem – um de cada região do país. Os interessados devem preencher um formulário (Sympla) com dados gerais.

Jovens Embaixadores 2020

A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil divulgaram quarta-feira, os nomes dos 50 estudantes selecionados para participar do Programa Jovens Embaixadores 2020. Esse ano o programa comemora 18 anos e, ao atingir a maioridade, mudanças relevantes serão feitas nessa iniciativa de responsabilidade social. Em 2020, o programa passará a ter um foco mais voltado para o desenvolvimento de habilidades para o ambiente em constante transformação do século XXI e oferecerá aos participantes ferramentas para solucionar problemas em suas comunidades por meio de ações criativas e inovadoras.

A viagem dos Jovens Embaixadores para os EUA será de 10 a 29 de janeiro de 2020. Durante essas três semanas, eles passarão pela capital dos EUA, Washington, D.C., viajarão para quatro cidades, onde serão hospedados por famílias voluntárias. Além disso, os jovens participarão de atividades como oficinas sobre liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social, reuniões com representantes do governo dos EUA, frequentarão escolas da região e farão apresentações sobre o Brasil.

Este ano a seleção contemplou os seguintes candidatos do Nordeste: Carlos Mikael Alencar Tenorio (Alagoas), Mayco Bruno do Carmo Santos e José Cláudio Cunha dos Santos (Bahia), Brenda Juara Carvalho Brandão (Ceará), Jamylle Gomes Santos Oliveira e Sarah Emanuele de Sousa Oliveira (Maranhão), Emily Nycole Alves De Sousa (Paraíba), Elisa Maia Santos, José Edson Amorim Sebastião e Luan Torres de Moraes (Pernambuco), Warley Sanderson da Silva Santos (Piauí), Gustavo Henrique Martins e Maria Eduarda Alves Martins (Rio Grande do Norte), e  Esdras Santos Gois (Sergipe).

 

Corpo Consular

O Centro Internacional de Jornalistas (ICFJ) abriu inscrições para o programa de empreendedorismo digital para jornalistas, empreendedores digitais em comunicação e tecnólogos fluente em inglês da América Latina. O programa, Um Caminho Digital para Empreendedorismo e Inovação para a América Latinaacontece de 19 de abril a 29 de maio de 2020 nos Estados Unidos, tem o apoio da Embaixada norte-americana no Brasil. As inscrições vão até 30 de novembro.

O programa selecionará candidatos para desenvolver projetos de mídia usando o potencial das ferramentas digitais para criar empresas de notícias sustentáveis que forneçam notícias e informações de interesse público. Durante a última semana do programa, o grupo participará do Congresso de Fellows profissionais em Washington, D.C. Em contrapartida, os anfitriões viajarão à América Latina por duas semanas para reuniões com organizações de mídia.