Fernando Machado

Blog

Categoria Corpo Consular

Viva a Alemanha!

Dietmar e Monika Block, que fizeram muitos amigos no Recife, em 2013 (Foto: Fernando Machado)

Como hoje se comemora o Dia da Republica Federal da Alemanha, o blog hoje amanheceu com saudades do cônsul geral da Alemanha Dietmar Anton Block e a consulesa Monika, que comandavam pela primeira a festa nacional da Alemanha no Recife e aconteceu no Forte de Cinco Pontas. A última recepção que Dietmar e Monika Block estiveram à frente foi em 2015. A belíssima recepção aconteceu no Sheraton Reserva do Paiva. Tempos bons aqueles. Viva a Alemanha!

Monika e Dietmar Block na última recepção no Recife, em 2015 (Foto: Fernando Machado)

Variedades

Durante uma missão comercial do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América que está acontecendo em São Paulo e no Recife, de hoje até o próximo dia 29, líderes de 24 agronegócios e organizações comerciais norte-americanas explorarão oportunidades para expandir suas exportações agrícolas e desenvolver relacionamentos comerciais no Brasil. Esta é a primeira missão oficial do Departamento de Agricultura ao Brasil.

Laura Martins, Luiz Nascimento e Dario Menezes (Foto: Marcelo Borgongino)

A partir de janeiro o novo diretor-geral do Fantástico será Bruno Bernardes, atualmente coordenador de séries e quadros do programa. O atual Luiz Nascimento vai se aposentar, e vai residir em Portugal, com a mulher a jornalista Eugênia Moreira, diretora-geral da GloboNews, que também se aposentará. Para seu lugar irá Miguel Athayde, e marido de Renata Vasconcellos. Esta nota pincei do blog de Anna Ramalho.

Inovações e Revitalizações Urbanas

Ontem, pela manhã, tivemos uma palestra muito importante para o Recife, por conta violência. Foi a do gerente geral do projeto Wynwood, de Miami, Joseph Furs. Entre ourtras coisas, confessou que até 2013, a área de Wynwood era considerada violenta e abandonada, mas graças as intervenções artísticas o local foi revitalizado, sendo atualmente um importante conjunto empresarial, gastronômico, de varejo e de entretenimento, que serve de modelo para outras cidades dos Estados Unidos e do mundo.

Joseph Furs, Fábio Silva, Geraldo Julio, John Barrett e Paula Meira (Foto: Face)

O prefeito Geraldo Julio de Mello Filho que esteve no evento, deve ter ficado morrendo de inveja. Ele precisa urgentemente de um técnico que faça o que Joseph fez por Wynwood, em Miami. O Seminário Inovações e Revitalizações Urbanas, promovido pelo Porto Social, em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos, leia-se o cônsul John Barrett, aconteceu na Interne de Paula Meira, na Boa Vista. O modelo está inspirando a incubadora Porto Social, de Fábio Silva para a criação do Vale Social, no Recife.

Data Nacional da China

Li Feiyue e Gao Kexiang (Foto: Fernando Machado)

Brigadeiro Walcyr Araujo e general Heber Portella (Foto: Fernando Machado)

No Salão Aurora, do Hotel Courtyard by Marriott, em Boa Viagem, terça-feira à noite, tivemos a comemoração da Data Nacional da Republica Popular da China. Foi um encontro maravilhoso e digno ser incluído entre os melhores eventos sociais do ano no Recife. Recebendo os convidados estava a cônsul geral, Li Feiyue, ao lado do marido o embaixador Gao Kexiang. Por sinal duas pessoas muito educadas.

Cônsul geral da Argentina Jaime Beserman e Patricia (Foto: Fernando Machado)

A jovem Jessica Zheng uma presença linda e elegante (Foto: Fernando Machado)

A decoração estava simples, mas muito bonita. Na entrada tinha uma exposição sensacional batizada de História Chinesa 2017. Outro destaque fica para uma banca de revistas e livros sobre aquele país. Muitos convidados puderam levar. O mestre de cerimônias da recepção foi Ying Zhaoxi. Primeiro tivemos a execução dos hinos do Brasil e da China. Estranho que ninguém no final aplaudiu os hinos.

Li Feiyue e o cônsul geral norte-americano John Barrett (Foto: Fernando Machado)

Jiro Marunhas, que a partir de janeiro será cônsul geral do Japão e o cônsul do Japão Yasuhiro Mitsui (Foto: Fernando Machado)

Na seqüência a cônsul geral Ly Feiyue, muito elegante num deux pieces, branco e preto, fez um bonito discurso, em português e depois em chinês. Falou do progresso do seu país e das parcerias entre o Brasil e a China. Apesar do vice-governador, Raul Henry, não ter prestigiado o evento, fez uma viagem recentemente àquele país, a diplomata fez questão de lembrar seu nome. Após o speech da cônsul geral foi levantado um brinde.

O cônsul geral da França Romain Louvet e a assessora de imprensa Margot Gallot (Foto: Fernando Machado)

Li Feiyue entre o vice a cônsul geral da Venezuela, Darwin Fuentes e Sonia Rossel (Foto: Fernando Machado)

Na sequência foi servido o jantar de fazer inveja a Apicius. Tínhamos um cardápio chinês e outro internacional. A gastronomia chinesa foi grifada pelo chef Wen e a outra pela staff do hotel. Pudemos degustar salada de pepino com frutos do mar, camarão empanado, arroz chao chao, peixe agridoce, assim como rolinho primavera, spaghetti à bolonhesa, e bacalhau na nata. Como sobremesas tinha pudim de leite e torta de limão. Uma noitada memorável e com gostinho de quero mais.

Gao Kexiang e o gerente do Courtyard by Marriott, Mauro Barros (Foto: Fernando Machado)

Ying Zhaoxi e o vice cônsul Paulo Su (Foto: Fernando Machado)