Fernando Machado

Blog

Categoria Corpo Consular

Jovens Embaixadores

Cinquenta estudantes da rede pública de todo o país, selecionados para participar do XVIII Programa Jovens Embaixadores, chegaram a Brasília segunda-feira, antes de partir para um intercâmbio cultural de três semanas nos Estados Unidos. Os selecionados são do ensino médio da rede pública brasileira, tem de 15 a 18 anos, excelência acadêmica, conhecimento da língua inglesa e estão engajados em iniciativas de empreendedorismo social. O programa é patrocinado pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil e conta com o apoio de parceiros dos setores público e privado. Clique aqui para conhecer os participantes.

Os 150 jovens com o diplomata William Popp (Foto: Embaixada dos EUA)

O intercâmbio acontece de 10 a 29 de janeiro com uma programação exclusivamente voltada para o desenvolvimento do empreendedorismo social. Até hoje eles se reuniram em Brasília para entrevistas de visto e terão um encontro com o encarregado de Negócios William Popp. Amanhã embarcarão para a capital dos EUA, Washington D.C. Depois, seguirão em grupos menores para quatro diferentes cidades americanas: Reno (Nevada), Tulsa (Oklahoma), Seattle (Washington), Raleigh (Carolina do Norte), onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias.

Fragata Libertad partiu

O Navio Escola Fragata A.R.A Libertad pertencente à Marinha da República Argentina, deixou o nosso porto ontem com destino ao  Porto do Rio de Janeiro, depois de uma viagem de instrução por várias cidades do Mundo. A primeira viagem de instrução da Fragata Libertad foi em 19 de junho de 1963, sob o comando do Capitão de Fragata Horácio Ferrari. O atual comandante é Capitão de Navio Juan Carlos Romay.

A Libertad entrando no Porto do Recife (Fotos: Consulado da Argentina)

Para quem nunca viu a chegada da Liberdad num porto não pode deixar assistir. É uma cerimônia linda, onde os marinheiros sobem nos mastros do navio dando um visual belíssimo. Dois passistas e uma orquestra de frevo fizeram a recepção aos argentinos. Trabalha representando as características e costumes de um país que, desde suas fundações, está ligado ao mar.

Os marinheiros fazendo evoluções e a orquestra de frevo e passistas no Porto do Recife (Fotos: Consulado da Argentina)

Toda vez que a bandeira argentina se desdobra no alto, honra os valores de uma sociedade que respeita sua soberania. Também conhecida como a Embaixadora dos Mares, em cada país aonde chega, se converte numa oportunidade de intercâmbio cultural que enriquece todo aquele que o vivencia. Este grande navio é símbolo das tradições navais nacionais e da idiossincrasia e o ser nacional argentinos.

A Libertad está chegando

O cônsul geral da Argentina, Alejandro Funes Lastra informa que no próximo dia 31, atracará no nosso porto o Navio Escola Fragata A.R.A Libertad pertencente à Marinha da República Argentina, que tem como comandante o Capitão de Navio Juan Carlos Romay. A fragata vem de uma viagem de instrução por Salvador da Bahia, Santa Cruz de Tenerife, Cádiz, Lisboa, Brest, Antuérpia, Londres, Dublin, Boston, Miami e Bridgetown.

O cônsul geral argentino Alejandro Lastra e a Fragata Libertad (Fotos: Fernando Machado/Divulgação)

A Fragrata Libertad que ficará em nosso porto até o dia 4 de janeiro de 2020, traz a bordo 286 cadetes, entre eles um brasileiro. A sua missão é completar a formação profissional dos Cadetes da Marinha Argentina, contribuindo para o incremento de seus conhecimentos marítimos, náuticos e sua formação na cultura de trabalho em equipe e no nascimento de futuros líderes natural.

Corpo Consular

De acordo com o Relatório Open Doors de 2019, publicado hoje pelo IIE e pelo Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos EUA, o Brasil é o 9º país no mundo a enviar estudantes para os Estados Unidos, aumentando em 9,8%, o segundo maior aumento percentual de estudantes internacionais de qualquer país do mundo entre os anos letivos terminando em 2018 e 2019.

O número total de estudantes estrangeiros nos Estados Unidos aumentou 0,5%, atingindo um recorde de 1.095.299 no ano letivo de 2018-2019, enquanto o número de estudantes norte-americanos no exterior aumentou 2,7% em 2017-2018 em relação ao ano anterior. Os Estados Unidos continuam a ser o principal destino de estudantes internacionais no mundo.