Fernando Machado

Blog

Categoria Corpo Consular

Fatos Diversos

Hoje, a quadra da Gigante do Samba, na Bomba do Hemeterio, se torna Quartel General do Samba da Galinha no Azeite de Dendê. O encontro, cuja entrada é gratuita, e acontece entre 14h e 22h.

Hoje, às 10h, o Consulado Geral da Alemanha vai até a UniNassau conversar com os estudantes e interessados sobre as oportunidades de Estudo e Pesquisa na Alemanha. O encontro é aberto ao publico.

Corpo Consular

A Comissão Fulbright, em parceria com a CAPES, abre inscrições para bolsas integrais do programa Master in Fine Arts para cursar mestrado em roteiro de cinema nos Estados Unidos. Será concedido até duas bolsas com duração de até 21 meses com estipêndio mensal, anuidades e taxas acadêmicas, auxílio hospedagem, passagem aérea e seguro-saúde. As inscrições estão abertas até 03 de junho de 2018. Informações: http://fulbright.org.br/edital/mfa/.

Começa hoje e segue até o próximo dia 15, a Semana da Língua Alemã que abrangerá diversas áreas como música, literatura e cinema, trazendo a língua e a cultura alemã mais perto do Nordeste. Nesse contexto, o Consulado Geral da Alemanha no Recife e seus parceiros locais organizam em 2018, ano de comemoração dos 150 anos da organização na capital pernambucana. As atividades estão disponíveis no site oficial www.semanadalinguaalema.com.br.

Corpo Consular

Entre os dias 14 e 17 de março, estará atracando em nosso porto o navio de pesquisa alemão Meteor, daqui seguirá viagem até Belém. A viagem faz parte das comemorações dos 150 anos do Consulado Geral da Alemanha no Recife, que foi instalado em 20 de Junho de 1868 e o seu primeiro cônsul geral foi Wilhelm Otto.

Desde então 27 Cônsules Gerais estiveram na capital de Pernambuco como representantes do governo alemão fortalecendo as parcerias entre a Alemanha e Pernambuco. O interessante é que a atual Cônsul Geral Maria Könning de Siqueira Regueira foi a única mulher a ter assumido tal função.

Iara Dubeux recebe para jantar

Iara Flores Dubeux e Rolando Vila (Foto: Fernando Machado)

Sábado a consulesa honorária do México, Iara Flores Dubeux, movimentou um jantar no seu bonito apartamento de Boa Viagem, em torno de Gracinha e François Martinet, que residem no Texas, nos Estados Unidos, e estavam de férias entre Bahia e Pernambuco. Gracinha Martinet née Guimarães, que foi famosa manequim em Pernambuco, tem uma ONG de crianças carentes, no Ceará.

François Martinet à côté Gracinha (Foto: Fernando Machado)

Edward Lyra Cavalcanti e sua mãe, Clarice (Foto: Fernando Machado)

O cardápio, preparado pela própria anfitriã, era de se comer ajoelhado para Santo Antonio. Os pratos de resistência foram suflê crocante de bacalhau acompanhado de creme de abobora. O francês François Martinet que tem uma casa em Morro de São Paulo, na Bahia, preparou as capiroskas. A artista plástica Anete Cunha adora pintar passarinhos e deu uma aula de pássaros.

Sheila e Saulo Farias (Foto: Fernando Machado)

Julio, Cristina e Evangelina Dubeux (Foto: Fernando Machado)

Participaram do encontro o cônsul honorário da Romênia Saulo Farias e Sheila, Flora Lima e José Ferreira, Clarice Cavalcanti e o filho Edward, Débora Caetano, o artista plástico Rolando Vila, Cristina Dubeux ao lado do filho Juliano e da nora Evangelina, além da cantora Maria Gerjoy. O encontro somente terminou nas primeira horas do domingo.

A cantora Maria Gerjoy (Foto: Fernando Machado)