Fernando Machado

Blog

Categoria Ceará

Notícias do Ceará

Estreou ontem o Curta TVC, o programa exibiu o premiado curta-metragem Doce de Coco, do diretor cearense Allan Deberton. Lançado em 2010, com duração de 20 minutos, o filme foi vencedor de festivais nas categorias Melhor Atriz no Curta Taquary em 2010; Melhor Atriz no Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões em 2010; Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Cinema da Fronteira em 2011; Melhor Curta em película no Curta Cabo Frio em 2011 e Melhor Diretor no Curta Cabo Frio em 2011. O curta tem participações de Débora Ingrid, Alan Ribeiro e Alisson Rodrigues.

A primeira edição do Papo de Futuro, uma roda de conversa entre alunos dos grêmios estudantis das escolas municipais de Fortaleza e a secretária da Educação, Dalila Saldanha, ocorreu segunda-feira, na Casa José de Alencar, a fim de incentivar a participação política dos estudantes como protagonistas. A ação contou com a participação dos alunos dos grêmios estudantis de cinco escolas pertencentes ao Distrito de Educação 6: Demócrito Rocha, Terezinha Ferreira Parente, Antônio Girão Barroso, José Carvalho e Maria Antonézia Meireles.

Notícias do Ceará

Em partida válida pelo 2º turno da fase classificatória da 61º edição do Campeonato Cearense de Futsal, a bola rolou com euforia e saudosismo no Centro de Formação Olímpica, sábado, com a disputa entre Sumov Atlético Clube e São Gonçalo/Ateneu. Na ocasião, o ginásio principal do complexo esportivo, com capacidade para até 20 mil pessoas, foi o grande palco do jogo entre os clubes cearenses, que terminou com o placar empatado de 1×1. Apesar de não ter vencido, o clube aurinegro tinha um motivo para comemorar, completou 52 anos de existência.

Religiosos se reuniram, ontem, em nome da fé na XV Caminhada com  Maria, data em que é celebrado o dia de Nossa Senhora da Assunção, Padroeira de Fortaleza. O evento, que já faz parte do calendário católico da cidade, contará com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania para garantir o controle do tráfego e a segurança dos fiéis. Após a saída do cortejo, às 14h, batedores e viaturas acompanharam a procissão que saiu do santuário em direção à Catedral Metropolitana.

Notícias do Ceará

A terceira turma do concurso da Polícia Militar será convocada na próxima segunda-feira. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, durante a transmissão ao vivo via Facebook, realizada ontem direto de Luanda, capital da Angola. Atualmente, os 2.800 integrantes das duas primeiras turmas do concursos estão em aulas na Academia Estadual de Segurança Pública. Os primeiros 1.400 têm previsão de término do curso de formação para setembro. Os 4.200 agentes representam  um acréscimo de 25,7% ao efetivo da PMCE.

O prefeito Roberto Cláudio lançou ontem, na Areninha do Pirambu, a 3ª edição do Projeto Atleta Cidadão, permitindo que crianças e adolescentes possam ter acesso a uma ampla rede para prática de esporte e de lazer em Fortaleza. Parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a Federação de Triathlon do Estado Ceará, o Atleta Cidadão oferta 14 modalidades para 4.462 jovens da Capital. Para a manutenção do projeto para mais um ciclo anual, a Prefeitura de Fortaleza irá investir R$ 3,4 milhões.

Noticias do Ceará

Numa iniciativa do Governo do Ceará, por meio do Gabinete da Primeira-Dama e da Secretaria da Saúde, foi realizado ontem, o Seminário Estadual de Aleitamento Materno. A ação, que ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, é uma atividade do programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana, e marca a abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno.

Em agosto, o Centro Cultural Belchior receberá o espetáculo Lírica Negra – Rei é Oxalá, Rainha é Yemanjá. As apresentações acontecerão às quintas-feiras, sempre às 19 horas no Auditório À Palo Seco, com entrada gratuita. O espetáculo é fruto da pesquisa realizada por Francinice Campos sobre o carnaval de rua de Fortaleza e enfoca o maracatu e o afoxé, movimentos culturais que propagam a crença ritualística na religiosidade afrodescendente e a devoção aos seus guias espirituais.