Fernando Machado

Blog

Categoria Ceará

Notícias do Ceará

Em 2015, divididos em diversas tipologias, sendo as mais evidentes violência doméstica, exploração patrimonial, abandono e uso de substância psicoativa, o Ceará registrou 4.485 casos de violência contra o idoso. Desse total, 3.048 são casos de violência doméstica, sendo 2.029 contra mulheres idosas, o que representa 63,6% dos casos, e 1.019 contra homens idosos, o equivalente a 36,4%. Dos 812 casos de exploração patrimonial, 525 atingiram indivíduos do sexo feminino e 287 atingiram indivíduos do sexo masculino. A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social convoca hoje, às 8h30, os cidadãos fortalezenses para debate, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

De acordo com a ABIH-CE, a taxa de ocupação da rede hoteleira durante o feriado de Corpus Christi deve chegar a 58,04%, número superior registrado no ano anterior, quando atingiu 55% de ocupação dos leitos. Para a Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza, a expectativa é que cerca de 50 mil turistas desembarquem no Aeroporto Internacional Pinto Martins, gerando um impacto econômico de aproximadamente R$ 120 milhões em todo o Estado. Segundo a Infraero, para o período de 14 a 19 de junho serão ofertados 6.749 assentos, o que representa um aumento de 6% no número registrado em 2016. Quem nos informa é o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira.

Notícias do Ceará

O crescimento do setor químico no Ceará ganhará mais força nos próximos anos. Depois de anunciar a liberação de recursos para criação de Polo Químico Industrial em Guaiúba, o Estado se prepara para receber uma das maiores indústrias do País no segmento no município de Horizonte. Com 70 anos no mercado, a Brilux detém marcas líderes no mercado e pretende ampliar mais ainda sua posição de liderança nas regiões Norte e Nordeste.  Aproximadamente R$ 56 milhões devem ser investidos pelo grupo com a instalação da nova fábrica.

Com o objetivo de homologar os equipamentos de navegação do Aeroporto Regional de Aracati o Grupo Especial de Inspeção em Voo está realizando até amanhã procedimentos de aproximação e pouso para testar o Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão, a Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo e o RNAV. A inspeção destes equipamentos faz parte de uma das etapas para a homologação por instrumentos do aeroporto.

Noticias do Ceará

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, por meio do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação, estão organizando um evento na região do Cariri para apresentar o potencial da Zona de Processamento de Exportação do Ceará para o setor produtivo local. Segundo o titular da SDE, Cesar Ribeiro, o objetivo é fomentar a cultura exportadora no Cariri, apresentando os diferenciais da ZPE para empresas da região caririense.

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, publicou o Edital de Credenciamento de Artistas. A chamada pública prevê a contratação de artistas para a programação cultural do Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia, Passeio Público e demais eventos promovidos e apoiados pela pasta. Podem participar do credenciamento, grupos artísticos das áreas de música, teatro, dança, literatura, circo, cultura popular e zumba. O credenciamento possibilitará a contratação daqueles que preencham todas as condições do edital.

Notícias do Ceará

Com o objetivo de estimular a qualificação profissional dos educadores e incentivar o aperfeiçoamento da Educação, o Governo do Ceará em parceria com a Universidade Federal do Ceará, lançou segunda-feira, o edital para uma turma exclusiva no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. As inscrições seguem até o dia 17 de junho de 2017.

Fortaleza vem, cada vez mais, chamando a atenção do País quando o assunto é malha cicloviária. Atualmente, a Capital cearense é a quarta capital brasileira com maior malha de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. São mais de 200 quilômetros de malha disponíveis na cidade, que fica atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília em números absolutos.