Fernando Machado

Blog

Categoria Ceará

Noticias do Ceará

O Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, abriu até 19 de novembro, a chamada para seleção e contratação de filmes de curta-metragem brasileiros nos gêneros ficção, documentário e animação produzidos no período de 2007 a 2017. Serão contratados, após seleção entre os inscritos por parte da Curadoria do Cinema do Cineteatro São Luiz, 20 filmes de curta-metragem brasileiros nos gêneros Ficção, Documentário e Animação, recebendo cada um o valor bruto de mil reais pelo direito de exibição em mostra específica no Cineteatro São Luiz, no período de 22 a 24 de novembro de 2017. O curador é Duarte Dias.

O ginásio principal do Centro de Formação Olímpica teve presença do público cearense em peso, sexta-feira, para assistir à partida entre o Sesc RJ contra o Camponesa/Minas. Em jogo muito disputado, as meninas as cariocas venceram as mineiras por 3 sets a 2 e foram tricampeãs da Supercopa. O time de Bernardinho começou perdendo, mas logo no set seguinte conseguiu empatar a partida, inclusive chegou a virar o placar, até o momento em que a equipe mineira comandada pelo o técnico italiano Stefano Lavarini igualou tudo. No tie-break o Sesc RJ levou a melhor e garantiu pela terceira vez o título da Supercopa.

Notícias do Ceará

Até o dia 28, está acontecendo em Fortaleza, a Mostra de Cinema Francês, e entre os dias 16 e 20, a Mostra do Cinema Africano. A mostra homenageia o diretor Jacques Demy. É uma iniciativa do Grupo de Estudos Sétima de Cinema e do Centro Cultural Banco do Nordeste do Cariri, em parceria com o Instituto Francês do Brasil e Consulado Geral da França em Recife, o SESC CE, Pirralhos Produções e O Berro.

Governador Camilo Santana e Nilson Bandeira observando a mostra (Foto: Ascom)

Até o dia 6 de novembro, a Galeria do Palácio da Abolição, em Fortaleza, recebe a Exposição Do Crepúsculo ao Noturno, com cerca de 100 obras que perpassam várias fases da trajetória do autor, falecido em 6 de outubro de 1967, em Paris. A visitação é gratuita, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e a promoção da exibição é do Instituto Antônio Bandeira, cujo presidente é filho Nilson Bandeira,  e do Governo do Ceará.

Notícias do Ceará

O cineasta cearense, tutor e um dos coordenadores do Laboratório de Audiovisual do Porto Iracema das Artes, Karim Aïnouz, vem a Fortaleza para ministrar a masterclass Praia do Futuro e O Céu de Suely: uma conversa sobre dramaturgia no cinema. O evento, que é uma ação do Centro de Narrativas Audiovisuais do Porto Iracema, ocorreu sexta-feira, no estúdio de audiovisual da escola.

John Barrett e Roberto Claudio Bezerra (Foto: Kaio Machado)

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio Bezerra, reuniu-se com o cônsul-geral dos Estados Unidos no Brasil, John Barrett, segunda-feira, no Paço Municipal. O encontro foi para estabelecer uma parceria entre Fortaleza e os Estados Unidos. Barrett é o cônsul dos Estados Unidos no Brasil no Recife. Ele assumiu o cargo em julho e a perspectiva é que passe mais três anos.

Notícias do Ceará

No segundo dia de sua missão oficial na China, o governador Camilo Santana se reuniu ontem, em Hangzhou, com os diretores do CHINT Group, à frente a vice-presidente Lily Zhang, uma das maiores empresas do mundo na área de energia. Em discussão, a implantação de uma unidade da companhia na Zona de Processamento de Exportação, no Pecém. Durante o encontro, ficou acertado que uma missão do CHINT Group, com técnicos e diretores, visitará o Ceará ainda este ano para conhecer o estado e, em especial, a área da ZPE.

O Centro Cultural Belchior movimenta vernissage, hoje, às 19h, da exposição Recortes da Paisagem, do artista cearense Ronaldo Cavalcante. Ao todo, trinta peças, entre desenhos e esculturas, ficarão expostas para visitação gratuita de terça a domingo, até o dia 17 de outubro, na sala Pequeno Perfil de um Cidadão Comum. Com curadoria assinada por Jéssica Marques, as obras abordam temas ligados à vivência do autor com a cultura popular, a música popular brasileira e o ativismo em Direitos Humanos.