Fernando Machado

Blog

Categoria Ceará

Notícias do Ceará

O Ceará é o estado nordestino com os melhores índices de desenvolvimento econômico da região. A informação é do Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local, criado pelo Sebrae de Minas Gerais, que sintetiza indicadores de fontes oficiais relacionados às dimensões de Capital Empreendedor, Tecido Empresarial, Governança para o Desenvolvimento, Organização Produtiva e Inserção Competitiva. Com esse índice, o Ceará fica na 13ª colocação no ranking nacional, que é liderado por São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A Prefeitura de Fortaleza anunciou terça-feira, as atrações do Réveillon 2019. Durante coletiva de imprensa realizada no Paço Municipal, foram divulgadas informações acerca do evento, tradicionalmente realizado no Aterro da Praia de Iracema, que será palco de apresentações de artistas locais e nacionais. Dentre as principais atrações, temos Cláudia Leitte, Marília Mendonça, Alcione, Xand Avião, Léo Santana, Ednardo e Jorge Vercillo.  Participam também os cantores Ítalo e Renno, Waldonys e Tom Drummond, vencedor do Festival da Música de Fortaleza.

Noticias do Ceará

Foi inaugurado ontem o Acelerador Linear para tratamento de radiação do Instituto do Câncer do Ceará, cujo presidente é Lúcio Alcântara. O equipamento, estimado em R$ 1 milhão, foi doado pelo Governo do Ceará e implementado no ICC, com o objetivo de ampliar em cerca de 25% os atendimentos da radioterapia no hospital, desafogando a fila de pacientes na área. O governador Camilo Santana recebeu homenagem de reconhecimento durante a solenidade.

O Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal reuniu-se em Fortaleza, segunda-feira. O encontro foi realizado no Centro de Eventos do Ceará. Entre outros assuntos, foram discutidos ações estratégicas das PGEs, equilíbrio fiscal, atuações interfederativas e outros temas jurídicos comuns às instituições. O encontro foi presidido pelo presidente do CONPEG, Francisco Wilkie Rebouças Chagas Júnior.

Notícias do Ceará

De 2015 para 2017, o Ceará passou da 12ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para a quarta posição do ranking nacional. Com o resultado – de 3,4 para 3,8 -, o Ceará não conseguiu atingir a meta estipulada pelo MEC, que estava projetada em 4,3, mas apenas Goiás e Pernambuco conseguiram a meta em 2017 da rede estadual de ensino. Vale citar que diferente do que tem acontecido no Ensino Fundamental, o avanço do IDEB no Ensino Médio é mais lento, enquanto que nos Anos Iniciais o Ceará já atingiu a nota de 6,1 e nos Anos Finais de 4,9, superando as metas estabelecidas para 2021.

O Governo do Ceará entrega, amanhã, às 19h, no Palácio da Abolição, a Medalha Ivens Dias Branco para o empresário Beto Studart. A comenda será entregue pelo governador Camilo Santana. A Medalha Ivens Dias Branco foi instituída em setembro de 2016, pelo Decreto 32.037. A escolha do agraciado se dá via lista de indicados representativa das câmaras setoriais que representam as cadeias produtivas do Estado, enviada ao Executivo pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará. No ano passado a honraria coube ao empresário José Dias de Macêdo.

 

Noticias do Ceará

A governadora em exercício do Ceará, Izolda Cela, participou, sexta-feira, em São Paulo, do evento Redes que Transformam: juntos para somar experiências e mudar a educação do Brasil promovido pela Fundação Lemann. O Redes que Transformam tem o objetivo de promover o diálogo e fortalecer a conexão para a ação entre as secretarias de Educação de todo o país.

No próximo sábado um caminhão transformado em sala de cinema pega a estrada com destino a 30 cidades cearenses. É a V Mostra Itinerante de Cinema do Ceará, que circula pelo estado até o dia 21 de fevereiro de 2019, realizando 60 sessões gratuitas de cinema para crianças e adolescentes da rede pública de ensino e a população em geral. É uma promoção da Secretaria de Cultura do Ceará.