Fernando Machado

Blog

Categoria Ceará

Noticias do Ceará

A vice-governadora Izolda Cela recebeu, sexta-feira, a embaixadora de Gana no Brasil, professora Abena Busia. O encontro foi realizado na sede da Vice-Governadoria. No encontro, a embaixadora Abena Busia destacou a localização geográfica estratégica de Fortaleza e reforçou a importância do estreitamento cultural e econômico entre o Ceará e a África, reforçando que o Hub de Fortaleza será a ponte entre o Estado e os países africanos.

Abena Busia e Izolda Cela (Foto: Queiroz Neto)

Os 15 anos do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará foram comemorados segunda-feira, com uma extensa programação. Fundado em 14 de abril de 2003, o Instituto é o órgão do Governo responsável pela geração de estudos, pesquisas e informações socioeconômicas e geográficas que permitem a avaliação de programas e a elaboração de estratégias e políticas públicas para o desenvolvimento do Estado do Ceará.

Notícias do Ceará

Está acontecendo no Sobrado José Lourenço a exposição Perder de vista da artista visual Raisa Christina. A curadoria é de Bianca Zieglerno. Programação gratuita e aberta ao público até 31 de maio. A Mostra é um recorte da produção da artista, com desenhos e pinturas nos quais a figura humana é recorrente. O retrato acontece entre a observação e a fabulação, movido pelo desejo de se aproximar do corpo do outro, ainda que se saiba que algo sempre escapa ao instante em que o desenho é instaurado no mundo.

No fim de semana que celebra o aniversário de 292 anos de Fortaleza, a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza promove mais uma edição do Mercado Criativo no Mercado dos Pinhões, neste sábado, das 16h às 22h. A ação deste fim de semana contará com os projetos Mercado Coletivo, Feira Afins de Vitrola, Feira de Produtos Orgânicos, Mercado dos Quadrinhos e Feira de Gastronomia Retrô. A animação fica por conta do DJ Gomes Smith e a Banda Sulamericana.

Noticias do Ceará

Começou ontem e segue até o próximo dia 11, no Cineteatro São Luiz a Mostra Nova Hollywood com 16 filmes em sessões únicas e com entrada gratuita. Na tela do equipamento serão exibidos os filmes Bonnie e Clyde – uma rajada de balas, A primeira noite de um homem, Cada um vive como quer, Meu ódio será sua herança, Easy rider – sem destino, A última sessão de cinema, Operação França, Loucuras de verão, Terra de ninguém, O Exorcista, O Poderoso Chefão, Guerra nas Estrelas, Ensina-me a viver, Perdidos na noite, Contatos imediatos do terceiro grau e Taxi driver – Motorista de Táxi.

A rede pública estadual de ensino do Ceará apresentou redução histórica do abandono escolar em uma década. A taxa em 2007 alcançou os 16,4%, baixando para 6,6% no ano passado. Os dados foram divulgados pelo governador Camilo Santana, durante solenidade no Palácio da Abolição, ontem. Acompanharam o chefe do Executivo a vice-governadora Izolda Cela, o secretário da Educação, Idilvan Alencar, além de estudantes e educadores. O importante é 105 escolas cearenses apresentaram abandono zero, em 2017.

Noticias do Ceará

A Arena Castelão estava repleta de desportistas na tarde de segunda-feira. Mas, desta vez, não para uma disputa de equipes, e sim para comemorar uma conquista em comum. Ao todo, 926 candidatos selecionados pelo Programa Ceará Atleta – Bolsa Esporte assinaram o Termo de Compromisso do programa. O auxílio será equivalente ao investimento de R$ 1,1 milhão, com validade de até dez meses, a partir da data de concessão. A cerimônia foi presidida pelo secretário do Esporte, Euler Barbosa.

O pagamento da folha de março dos cerca de 60 mil servidores ativos e 80 mil inativos (incluindo pensionistas) será liberado na próxima sexta-feira e já vai contar com o reajuste de 3%. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana em bate-papo ao vivo com a população via Facebook, ontem. O aumento, somado a benefícios, promoções, contratações e outros reajustes, vai representar um acréscimo de R$ 717 milhões na folha de pagamento do Estado, em relação ao ano passado.