Fernando Machado

Blog

Categoria Bahia

Notícias da Bahia

Uma das festas mais esperada do verão baiano por turistas e soteropolitanos acontece hoje, às 20h: É a Terça da Bênção que reúne, o melhor da tradição da Banda Olodum, e importantes convidados da musica baiana: É o Tchan!, Jau e Ana Mametto. As próximas apresentações acontecem nos dias 8,15,22 e 29 de janeiro. Como já é tradição, a Terça da Bênção tem sempre música nova de trabalho da banda Olodum.

Desta vez é Minha Tez (Pelourinho Iluminado) a ser cantada pelo vocalista Lazinho. Em 25 de abril de 1979, nascia no antigo Maciel Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, o Bloco Afro Olodum. Criado apenas para desfilar no carnaval, proporcionando aos moradores do centro antigo da capital baiana, a oportunidade de curtir a folia de forma organizada, o Bloco se transformou em uma das mais importantes instituições da cultura negra afro-brasileira.

 

Noticias da Bahia

Entusiastas da arte fotográfica, da cultura e da conservação ambiental têm encontro marcado na próxima sexta-feira, às 15h, no Palacete das Artes, com o fotógrafo Eduardo Moody. O especialista apresentará fotografias autorais que fez para o documentário Rios Maranhenses, da Produtora Tem dendê, além de bater um papo sobre suas experiências de trabalho, com o público.

O fotografo Eduardo Moody (Foto: Divulgação)

Divididos em 16 episódios de 46 minutos cada, Moody assume o posto de apresentador e fotógrafo do documentário, que o permitiu conhecer e entrevistar pessoas que vivem às margens dos principais rios do estado. Comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas integram as imagens captadas ao longo de uma expedição que ainda encontra-se em processo de execução. 

Notícias da Bahia

Na próxima segunda-feira, às 19h, no Teatro Jorge Amado, será realizado o II Café com Cultura, um projeto realizado por alunos de Produção Cultural do Teatro Escola. O evento é um bate-papo que resgata o conceito de café filosófico, convidando personalidades importantes de várias esferas para debater temas como arte, política, cultura e educação. O bate-papo será com o ator Daniel Rocha para falar sobre O Teatro e suas perspectivas na sociedade.

O ator Daniel Rocha (Foto: Divulgação)

Ler, Criar, Viajar. Tendo como base esses três pilares, a Fundação Gregório de Mattos, promoveu ontem, na Casa Salvador, o lançamento da Plataforma Caminhos Digitais da Leitura. O site é composto por um acervo digital, com títulos disponíveis para leitura em tablet, celular e computadores. A ferramenta também abre um espaço para quem tem o sonho de publicar as próprias obras, num ambiente virtual dentro dos gêneros romance, conto, crônica, cordel ou poesia.

 

Noticias da Bahia

Amanhã, às 18h30, no Shopping Barra, teremos o lançamento do romance O Borbulhar do Gênio, escrito por Saulo Dourado. O prefácio é da escritora e psicanalista Maria Rita Kehl, e a orelha da obra é de Daniel Rebouças. Os dois foram opostos: Ruy era tímido, magro, pequeno, com uma cabeça desproporcional ao restante do corpo e severamente estudioso. Castro Alves era belo, sedutor, O um poeta precoce e que preferia passear a assistir a qualquer aula de Direito.

O romancista Saulo Dourado  (Foto: Márzia Lima)

A Bahiatursa integra-se às 11 etapas do Roadshow Redescubra Porto Seguro – Bahia, que acontece até o dia 6 de dezembro em 11 cidades brasileiras com a expectativa de impactar mais de mil profissionais de turismo. O evento, que consiste em apresentações itinerantes, acontece em Goiânia (GO), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e em São Paulo, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Campinas (SP). Informas o superintendente Diogo Medrado.