Fernando Machado

Blog

Categoria Bahia

Noticias da Bahia

Exercitar o olhar e aperfeiçoar o manejo com a câmera fotográfica serão alguns dos objetivos da Imersão Fotográfica com Eduardo Moody, a ser realizado entre os dias 23 a 25 de novembro, na Praia do Forte. Voltado para interessados com nível intermediário, o workshop oferecerá uma série de informações e dicas práticas para aprofundar os conhecimentos de pessoas que já possuem instrução inicial em fotografia. Moody é morador de Praia do Forte há 15 anos e, tem se devotado ao estudo de cores, iluminação, texturas e cenários desse lugarejo peculiar.

Eduardo Moody já está pronto para o curso de fotografia (Foto: Divulgação)

Vencedora do edital Fábrica de Musicais, da Fundação Gregório de Mattos, a peça Sonho de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare, é o primeiro espetáculo promovido pelo projeto. A versão soteropolitana do clássico britânico será encenada em forma de musical, adaptado e dirigido pelo pernambucano João Falcão, com os atores participantes do grupo Coletivo 4, e encenado na atmosfera do Carnaval da Bahia. Com aporte financeiro de até R$ 600 mil, o edital pretende dar início a uma tradição de musicais em Salvador.

Notícias da Bahia

De quinta a sábado Mucugê vai respirar forró. Nestes dias, acontece o II Festival de Forró da Chapada. Com shows de nomes consagrados do ritmo, o segundo dia contará com Estakazero, Targino Gondim, Quinteto Sanfonico do Brasil, Adelmario Coelho e Nádia Maia, além de show, aulas de dança, sanfona e ritmo. A programação de todos os dias começa com aulas de sanfona de Edglei Miguel. Ás 16 horas Verlando Gomes com sua Rural Elétrica chamam o público pelas ruas da cidade, acompanhando de aulão de forró do grupo Cabrueira.

A cantora pernambucana Nadia Maia (Foto: Divulgação)

Os maiores nomes do surf do Brasil e atletas de diversos países estarão em Itacaré na etapa do Mundia  QS1.000 de Surf Masculino e Feminino que acontecerá no período de 18 a 21 de outubro na Praia da Tiririca. As inscrições ainda estão abertas, mas diversos surfistas já confirmaram a participação. Paralelo ao evento vai acontecer o Itacaré Surf Music, nos dias 19 e 20, com grandes atrações nacionais, a exemplo de Maneva, Ponto de Equilíbrios, Adão Negro, Bruta Raça, Dost e o DJ XFour. Na coordenação Cléber Miranda.

Noticias da Bahia

No final dos anos 80 uma banda Legião Urbana se destacava.  Nas paradas musicais os álbuns Dois e Que País é estes tinham suas músicas entre as mais tocadas. Hits como Tempo Perdido, Faroeste Caboclo, Quase sem querer, Índios, Que país é este e Eu sei fazem parte do repertório do show da banda composta atualmente por Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá que acontecerá no próximo sábado, às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador.

O I Workshop Sistema Sustentável – Abelhas, Agricultura e Saúde Humana aconteceu semana passada e atraiu um público bastante diverso. O evento teve sua abertura no dia 17 no auditório do Campus da Univasf e nos dias seguintes a programação ocorreu no Complexo Multieventos da Univasf em Juazeiro-BA. A palestra de abertura teve como tema Por que as abelhas estão desaparecendo?, e foi ministrada pelo professor Dayson Castilhos da USP.

Noticias da Bahia

Com o objetivo de enfatizar a atuação das companhias espanholas, não só na Bahia, mas em todo o Brasil, na próxima sexta-feira, a Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil irá realizar um encontro de relacionamento com o empresariado espanhol na Bahia. Com a presença do cônsul geral da Espanha da Bahia, Gonzalo Fournier Conde, da conselheira-chefe do escritório econômico e comercial da Embaixada da Espanha, Isabel Rata García-Junceda e do presidente da Câmara Espanhola e do Banco Santander Brasil, Sérgio Rial, entre outras autoridades, a reunião acontecerá no Restaurante Amado, em Salvador.

O evento também prestará homenagem ao cantor, compositor e percussionista, Carlinhos Brown, por sua atuação social à frente da Associação PRACATUM – associação que realiza programas educacionais, culturais e de desenvolvimento comunitário no Candeal Pequeno de Brotas, em Salvador, e propõe, através da música, resgatar a herança cultural do município e aproveitar elementos da realidade local para promover a transformação socioeconômica. A ocasião também é um momento para executivos e autoridades discutirem sobre oportunidades de investimentos e negócios locais e no Nordeste.