Fernando Machado

Blog

Categoria Bahia

Notícias da Bahia

Quilombo Lagoa Santa, na região do Baixo Sul da Bahia, foi a inspiração para o Inverno 2019 da marca Soul Dila, leia-se o porta voz Marcelo Ladeiro, batizada de Semear, a coleção já conta compreview disponível nas lojas físicas na Bahia e Sergipe e no e-commerce, com entrega em todo o Brasil. A região baiana é conhecida pelas biojoias e peças de artesanato produzidas a partir da palmeira de piaçava, abundante nas roças locais.

A cultura negra está na moda Semear (Foto: Peu Fernandes)

O deus de ébano Joy Sanches deu mais beleza a moda Soul Dila (Foto: Peu Fernandes)

A matéria prima, planta fibrosa com nome de origem tupi, é fonte de renda da população, que vende a palha também para a produção de vassouras. Enquanto os homens coletam o material, 15 jovens e senhoras do povoado mantêm viva a técnica do trançado, que mistura a ancestralidade dos índios e da cultura negra. A comunidade, reconhecida como terra de remanescentes quilombolas desde 2015.

Noticias da Bahia

A agência Xtreme Model, leia-se Jomar Sousa, em parceria com o figurinista baiano Jorge Andrade, realizará no dia 11 de maio, no Hotel Sol Barra, às 19h, com entrada gratuita, o desfile Quilombo. O desfile é em homenagem ao 13 de Maio, Dia da Abolição da Escravatura, data em que a Lei Áurea foi sancionada em 1888 pela princesa Isabel.

Jomar Sousa e Jorge Andrade em tempo de Quilombo (Fotos: Divulgação)

O evento será apresentado por André Luiz, e contará com 30 modelos negros, entre femininos e masculinos, que irão usar peças do estilista Jorge Andrade, com29 anos de experiência em alta costura, desenvolvidas exclusivamente para ocasião. O produtor Jomar Sousa promete um encontro de muito impacto.

Noticias da Bahia

“A música é a arte mais direta, entra pelo ouvido e vai ao coração”. A frase é de Astor Piazzolla, o maestro que revolucionou o tango. Difundindo a obra deste importante artista, o Quinteto Astor Piazzolla chega a Salvador no próximo dia 26, às 21h, no Teatro Castro Alves. O grupo é o único capaz de representar o estilo único e vem há mais de 20 anos propagando a obra do compositor argentino. Em Salvador o show chega pelas mãos da Carambola Produções de Milena Leão.

Dois navios chegam hoje em Salvador. O MSC Seaview e Artania estarão no Porto de Salvador a partir das 7h. Para receber estes turistas, o Governo do Estado, trará um receptivo especial com baiana tipicamente trajada, distribuindo fitas do Senhor do Bonfim e banda de sobro tocando músicas da Bahia. Juntos as embarcações tem capacidade para mais de seis mil passageiros. Informa o Superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado.

Notícias da Bahia

Eleito como cantor revelação do São João do Bahia em 2017, Genard Melo apresenta nesta sexta-feira, às 19h, sua temporada de Esquenta São João. O cantor Genard, que é potiguar, faz show na Praça Tereza Batista, no Pelourinho e tem como convidados Norberto Curvelo e forró do tom. Com decoração temática, o cantor fará uma temporada com apresentações bem animadas.

O cantor Genard se apresenta sexta no Pelourinho (Foto: Divulgação)

Quem gosta de forró tem destino certo em Salvador. O Coliseu do Forró, na Praça Colombo, no Rio Vermelho, apresenta de sexta-feira a domingo uma programação variada. Na sexta-feira, às 22h, se apresentam na casa as bandas Zefa de Zeca e Seu Maxixe, na noite que foi batizada de Coliseu & Você. Os ingressos custam 50 reais para os homens e 40 reais para as mulheres.