Fernando Machado

Blog

Categoria Bahia

Notícia da Bahia

Oitocentos agentes de viagens receberão informações atualizadas sobre as 13 zonas turísticas da Bahia, durante a XIV Rodada de Negócios – Brasil Meeting 2017, que começa hoje e segue até o próximo dia 24, na Argentina (Córdoba e Buenos Aires), no Peru (Lima) e na Colômbia (Bogotá). O objetivo da Bahiatursa é promover e gerar novos negócios com os profissionais de turismo locais e incrementar as comercializações, provocando o aumento do fluxo turístico para o estado. A programação é desenvolvida com a realização de uma apresentação institucional e uma rodada de negócios em cada cidade.

A apresentação realizada no Réveillon Salvador 2017 trouxe bons fluidos para o cantor Ricardo Caian – ou simplesmente Caian. Com álbum lançado este ano, ele é um dos indicados na segunda edição do Prêmio Caymmi de Música, na categoria Revelação. Guitarrista, violonista, compositor e arranjador, ele vem se destacando no cenário de música independente de Salvador com letras de contestação, acompanhadas de uma mistura de rock a estilos baianos e com influência do Tropicalismo. Agora, ele se sente agraciado pela indicação ao Prêmio Caymmi de Música.

II Volta à Ilha de Itaparica

Neste sábado, Itaparica, na Bahia, sediará a II Volta à Ilha de Itaparica, considerada a maior disputa mundial de canoas polinésias, havaianas e va’a. A largada será na Praia do Forte de São Lourenço. Os atletas remarão pela costa da ilha, contornando a ponta de Cacha-Pregos pela contra costa, passando pela foz do Rio Jaguaripe com chegada no mesmo ponto de partida, no Forte de São Lourenço.

Uma equipe tenta vencer a prova, ano passado (Foto: Divulgação)

O campeonato será realizado pelo Clube de Canoagem Canoa Bahia, dirigido por Hamã Oliveira, e apoiado pela Prefeitura Municipal de Itaparica. Além da feira de artesanato, temos na sexta-feira shows no Mercado Municipal de Eduardo Montanha e Baba de Moça. No sábado temos, às 14h, o DJ Cobra, e shows a partir das 21h, com Nanda e Adão Negro.

Notícias da Bahia

Por que o Subaé não molha o mapa é o título do livro que o compositor, professor e atual Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, vai lançar na próxima, sexta-feira, às 17h30, na Casa das editoras baianas no Pelourinho. O lançamento fará parte da programação da Flipelô. Antes dos autógrafos o autor convida Pasquale Cipro Neto e Roberto Mendes em um bate papo com o público sobre literatura e música. Na quinta, às 20h, Ruy Espinheira Filho e Antônio Brasileiro participam de uma mesa de bate papo, com o tema Literatura e perspectivas.

Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental vão poder concorrer a um tablet, a partir de um concurso de Desenhos Infantis Sobre Educação no Trânsito lançado sexta-feira-feira pela Superintendência de Trânsito de Salvador com o patrocínio da companhia Porto Seguro. Estão aptos a participar estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública ou privada. As inscrições terminam do dia 15 de setembro, na própria unidade de ensino. Para participar, é preciso fazer um desenho que retrate, de forma criativa e original, comportamentos adequados do cidadão no trânsito.

Noticias da Bahia

Dono de diversos prêmios, o baiano Ruy Espinheira Filho será o homenageado da Festa Literária Internacional de Cachoeira, que em 2017 acontece entre 5 e 8 de outubro. Sua mesa, A poesia em suas infinitas estações, será no dia 6, às 19 horas, com mediação da poeta e professora de Letras, Mônica Menezes.  Nascido em Salvador, em 1942, publicou mais de 20 livros de poemas. A estreia aconteceu em 1974, com Heléboro.

Ruy Espinheira homenageado na Festa Literária d Cachoeira (Foto: Mário Espinheira)

As dezenas de parcerias realizadas nos seus 40 anos de amizade serão relembradas por Elba Ramalho e Geraldo Azevedo no dia 16 de setembro, às 19h, na Concha Acústica, em Salvador. O show foi batizado de Um Encontro Inesquecível. Estarão acompanhados por Marcos Arcanjo (guitarra e violão), Mestrinho (Acordeon), Ney Conceição (baixo) e Anjo Caldas (Percussão). Geraldo e Elba abrem o espetáculo cantando O Principio do Prazer.