Fernando Machado

Blog

Categoria Alagoas

Noticias de Alagoas

Relembrar o que foi notícia é contar a história da cidade. Sob essa perspectiva, a Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de Alagoas, leia-se o presidente Ailton Cruz, lança a II Mostra de Fotojornalismo e Vídeo de Alagoas, na próxima sexta-feira, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, em Maceió. A mostra ficará aberta ao publico até o dia 15 de janeiro de 2018.

Esta foto maravilhosa e de fé está na Mostra no Deodoro (Foto: Divulgação)

Neste final de semana, os produtos confeccionados pelos reeducandos no Complexo Penitenciário de Alagoas estarão expostos na Feira Nacional de Artesanato – Expominas. Em sua 28ª edição, o evento é considerado um dos maiores do gênero na América Latina e reúne expositores de todo o Brasil. Cerca 180 mil visitantes passarão pelo local. A Secretaria apresenta o projeto da Fábrica de Esperança.

Notícias de Alagoas

O esporte move milhões de pessoas ao redor do mundo. Uns trabalham duro e contam também com a sorte para se tornarem bem sucedidos e reconhecidos financeiramente. Outros têm talento, mas em muitos casos, não tem oportunidades. E quando esses possíveis atletas vêm de regiões carentes, áreas consideradas de alta vulnerabilidade social? Aí é que entra a velha tese de que o esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão social. Algumas pessoas trabalham para oferecer oportunidades, como o caso do professor de boxe, Manoel Messias de Souza.

Manoel Messias na aula de box (Foto: Governo de Alagoas)

O projeto de alunos da Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira, – extensão Roteiro – que produz um bloco de construção a partir de cascas de mariscos, é um dos 25 finalistas regionais do Prêmio Respostas para o Amanhã, uma iniciativa da  Samsung. A ideia dos alunos também concorre ao júri popular do prêmio e, para votar no trabalho, basta acessar www.respostasparaoamanha.com.br, clicar em Região Nordeste e votar no projeto alagoano. A votação do júri popular está aberta até o dia 3 de dezembro e é possível votar mais de uma vez.

 

Noticias de Alagoas

Durante três dias, os Jogos Indígenas de Alagoas movimentaram a capital alagoana, a competição, promovida pela Secretaria de Estado do Esporte Lazer e da Juventude, aconteceu no estádio Rei Pelé. Além da disputa de modalidades esportivas, as tribos promoveram apresentações culturais e tradicionais dos seus povos.  Apesar da distância entre as cidades, o objetivo era o mesmo, propagar a cultura indígena, como destacou o representante do Comitê Indígena Mundial, Marcos Terena.

A cerimonia de entrega dos troféus (Foto: Cecilia Rodrigues)

O III Encontro e a II Jornada Científica de Comunidades Quilombolas e Povos Tradicionais de Terreiros de Alagoas começam amanhã, no campus da Universidade Federal de Alagoas em Arapiraca. Serão três dias de rodas de conversa com professores, pesquisadores, gestores culturais, quilombolas, religiosos, lideranças, profissionais e estudantes envolvidos com a temática, além de dinâmicas e atividades artísticas e culturais. Os encontros têm o apoio da Secretaria de Estado da Cultura.

Notícias de Alagoas

Sábado e domingo o Teatro Deodoro foi palco de encontros da música brasileira com dose tripla de motivos para comemorar: aniversário de 107 anos do teatro, proximidade dos 40 anos do Duofel e o sucesso da primeira Orquestra Filarmônica de Alagoas. O Duofel, formado pelo alagoano Fernando Melo e pelo paulistano Luiz Bueno, juntou aos músicos da Orquestra para tocar um repertório exclusivo dos Beatles com arranjos de Wilbert Fialho e Luiz Martins, maestro da orquestra.

Laura Leticia, Emanuel Amaral e Raphael Lucas em tempo plantação (Foto: Divulgação)

Além das medalhas e superação dos índices, atletas escrevem mais um importante capítulo na história dos Jogos Escolares da Juventude, em Brasília. Duas mil e duzentas mudas de espécies nativas do cerrado foram plantadas na Escola da Natureza, no Parque da Cidade. Alagoas garantiu sua participação nesta importante ação de sustentabilidade com os atletas Raphael Lucas Acioly da Silva, do Colégio D’Lins, e Laura Leticia Amaral Barbosa, do Centro Educacional de Coruripe, além do chefe da delegação, Emanuel Amaral.