Fernando Machado

Blog

Categoria Alagoas

Notícias de Alagoas

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, cujo secretário Helder Lima tem apostado no já reconhecido potencial da culinária do Estado, por meio do apoio a eventos, como o Festival da Lagosta, Brasil Sabores, Sabores de Alagoas e Bar em Bar. Em 2016, a Secretaria organizou ainda seu primeiro evento gastronômico, o Festival Quilombola e, para 2017, já está programado o I Festival das Ostras, que deve acontecer no Litoral Sul do Estado.

Mestre Antônio Alves dos Santos faleceu sexta-feira (Foto: André Palmeira)

Alagoas perde mais um mestre da cultura popular, que deixa um grande legado para o artesanato alagoano. Faleceu, sexta-feira, aos 63 anos, o Mestre Antônio Alves dos Santos, registrado como Patrimônio Vivo de Alagoas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, desde 2015. No próximo mês, o artesão alagoano será homenageado no Espaço Janete Costa durante a XVIII Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontece em Olinda.

Noticias de Alagoas

Transformar o que é apenas matéria-prima em arte. Mais do que isso, atribuindo características humanas em cada peça. É esse o ofício e dom de Antônio de Dedé, artesão alagoano nascido em Lagoa da Canoa, e escolhido para ser homenageado no Espaço Janete Costa durante a 18ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), realizada em Olinda, entre os dias 6 e 16 de julho. No Agreste do estado, Antônio Alves dos Santos, conhecido como Antônio de Dedé, aprendia, desde cedo, as atividades desenvolvidas por seu pai, agricultor e marceneiro nos tempos livres.

O artesão Antônio de Dedé será o homenageado da Fenearte (Foto: Ascom/AL)

A Banda de Música da Guarda Municipal de Maceió faz apresentação no Shopping Popular, hoje, às 14h, durante a abertura da Feira Junina de Economia Solidária. A Feira é promovida pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária. O repertório será composto por músicas regionais, especialmente o forró pé-de-serra, além de algumas peças românticas, para homenagear o Dia dos Namorados. Os músicos serão acompanhados por acordeom, percussão, metais, instrumentos de corda e vocais. O regente é o tenente Edimir Tavares.

Notícias de Alagoas

O Governo do Estado participou sexta-feira, na Assembleia Legislativa de Alagoas, do I Congresso Estadual dos Artesãos Alagoanos, fazendo um balanço sobre o Programa Alagoas Feita á Mão e orientando os artistas populares sobre a importância do cadastramento e do fortalecimento como produtores e geradores e renda. A primeira-dama de Alagoas, Renata Calheiros, participou do evento e falou sobre os projetos voltados ao artesanato.

A Prefeitura de Maceió, leia-se o prefeito Rui Palmeira, decidiu cancelar as festas de São João que estavam programadas para acontecer este ano. A decisão foi tomada após as fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. Devido à decisão da Prefeitura, a Fundação Municipal de Ação Cultural comunicará o cancelamento dos editais lançados para apoiar os festejos dos bairros e custear os shows.

Noticias de Alagoas

A Emater/AL já conta com o engajamento de 42 municípios para desenvolvimento conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar. Do total, 26 municípios já assinaram e oficializaram termo de cooperação e 16 estão em fase de conclusão do processo. Semana passada, quatro municípios iniciaram o diálogo com a Emater para firmar o termo de cooperação: São Brás, Flexeiras, Marechal Deodoro e Belém, este último a reunião aconteceu terça-feira, entre o diretor-presidente do Instituto, Carlos Dias, e a prefeita Paula Santa Rosa.

Os secretários municipais de Governo e da Defesa Civil de Maceió, Tácio Mello e Dinário Lemos, foram recebidos, na tarde de sábado, no 59º Batalhão de Infantaria Motorizada para alinhar o trabalho conjunto de atendimento as demandas provenientes da chuva em Maceió. Os gestores da Prefeitura foram recebidos pelo comandante Nilton Diniz Rodrigues, que garantiu o aparato conforme a necessidade do Município. Segundo ressaltou Tácio Mello, a reunião com o comando do Exército se deu após o prefeito Rui Palmeira decretar Situação de Emergência na capital.