Fernando Machado

Blog

Categoria Alagoas

Notícias de Alagoas

Com um índice de 80% do total de desembarques estrangeiros no Aeroporto  Zumbi dos Palmares, os argentinos receberam semana passada uma comitiva do Governo do Estado para uma intensa agenda direcionada à promoção turística de Alagoas. A secretaria de Turismo de Alagoas, leia-se o secretario Rafael Brito, realizou um evento no Sheraton Hotel, em Buenos Aires. O encontro reuniu agentes de viagem e jornalistas para uma apresentação detalhada dos atrativos turísticos de Alagoas.

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos lançou, sexta-feira, o Guia Geral do Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió, desenvolvido pela historiadora Irinéia Maria Franco. A solenidade aconteceu no Centro Arquidiocesano de Cultura e Artes Dom Santino Coutinho. Para o diretor-presidente da Imprensa Oficial, Dagoberto Omena, a obra traz um valor histórico relevante e remete a quatro séculos do Estado de Alagoas, representados pelo arquivo da Igreja.

 

Noticias de Alagoas

Os olhos de um certo senhor com seus mais de 70 anos brilhavam ao ver estampada sua foto na capa de jornal em exposição que homenageia o período da Copa do Mundo à disposição da população no Arquivo Público de Alagoas, situado no bairro de Jaraguá. Este senhor era Roberto Mendes, ex-jogador do CSA nos anos 1960, e que brilhou intensamente vestindo as cores azul e branco do seu Azulão, como também é conhecida a equipe do bairro do Mutange, em Maceió.

O ex-jogador do CSA Roberto Mendes (Foto: André Palmeira)

Incentivar o acesso à cultura, por meio da música, artesanato e alfabetização. Esse é o objetivo do projeto desenvolvido pelos internos do Presídio Cyridião Durval. Há oito meses eles participam de aulas com instrumentos musicais como violino, violão, piston e trompete, além de serem alfabetizados. Os procedimentos ocorrem sob a supervisão dos agentes penitenciários. O projeto agrega cerca de cem reeducandos que cumprem pena no Módulo 1.

Notícias de Alagoas

Após a definição dos campeões da etapa regional dos Jogos Estudantis de Alagoas 2018, realizada de 21 a 27 de maio, apenas nas modalidades coletivas, a Secretaria de Estado da Educação vai dar início à etapa estadual da competição, classificatória para a fase nacional, os Jogos Escolares da Juventude. As inscrições da etapa estadual começam hoje e segue a próxima sexta-feira. Este ano a etapa estadual reunirá mais de dois mil atletas, somando modalidades individuais e coletivas, e será sediada nos municípios de Maceió e Arapiraca.

Eric Valdo dançando com a esposa, Eliana Camida (Foto: Face)

Ele foi o primeiro dançarino alagoano a fazer carreira no balé. Nasceu em 13 de julho de 1937, mas foi em palcos cariocas que a sua dança alçou voo. Eric Valdo fez história em Alagoas e fora dele. O artista, de talento inegável, faleceu dia 20 de maio, aos 88 anos, e dançou até os 39 anos. Foi aos 22 anos que surgiram os primeiros passos de ponta de pés. Eric entrou para a Escola Nacional de Belas Artes e fez história, criando e adaptando grandes balés de repertório. Ele passou a desenhar os próprios figurinos e os das peças que trabalhava.

Noticias de Alagoas

A escola transforma a vida das pessoas. Dentro dos muros, o aprendizado e as relações interpessoais envolvem a todos. Mas os 12 estudantes do Grêmio Convergentes, da Escola Estadual Ana Lins, em São Miguel dos Campos, mostram que a conscientização, bons exemplos e solidariedade podem ser levados à comunidade em geral. De acordo com Josimere Queiroz, diretora da unidade de ensino, os jovens estão envolvidos em diversos projetos, como a Biblioteca Viva, onde decoram o ambiente de acordo com o evento sazonal, como o Dia dos Namorados, por exemplo.

Ela é conhecida na microrregião serrana dos Quilombos alagoanos como a Princesa da Fronteira. Sua atmosfera de ar límpido das serras e matas não só distribui ar puro aos nativos e turistas que a visitam. Distribui — e também respira — muita história. São José da Laje com tantos atributos e íntima da natureza será a primeira do interior do Estado a ter um Arquivo Público Municipal, com apoio do Governo de Alagoas, por meio do Arquivo Público de Alagoas.