Fernando Machado

Blog

Categoria artes plásticas

As artes ganharam a Casa do Derby

Tarsila Myrtle, Samuca Andrade, Hélio Soares, Eduardo Henriques e Ronaldo Câmara (Foto: Tarsio Alves)

Eduardo Henriques e sua irmã Tereza Loyo Fernandes (Foto: Fernando Machado)

Em ritmo de sucesso foi inaugurada quinta-feira, a Casa do Derby. O local tem muita história. Ali residiram Teresa e Ruy de Lima Cavalcanti, por sinal excelentes anfitriões e que movimentavam grandes festas. Construída nos anos 30, o casarão tem elementos art-decor. Do terraço do primeiro andar pode-se avistar a Praça do Derby, que está bem cuidada, mas no seu coreto estão alojados os Sem Terras.

Ricardo Pessoa de Queiroz e Bruna (Foto: Fernando Machado)

Os artistas plástico Rinaldo e Hélio Soares (Foto: Fernando Machado)

Em um só local convive uma galeria de arte, a Galeria Quadrado; uma escola de pintura e desenho, a Qubo Escola; e um espaço para venda de obras originais, objetos de design e materiais de desenho artístico, a Qubo Loja. Há, ainda, o Café Cartum, um espaço para bate-papos e eventos. Destaque-se o mini recital da violoncelista Valquiria Janie no salão de exposição.

Ruy e sua mãe Cristiana Henriques (Foto: Fernando Machado)

Silvia Carvalheira e Zélia Andrade (Foto: Fernando Machado)

Os idealizadores do projeto, Samuca Andrade, Ronaldo Câmara, Tarsila Myrtle, Eduardo Henriques e Roberto Nóbrega, resolveram homenagear o Mestre Hélio Soares, na exposição I Quadrado Internacional de Gravura. A curadoria da mostra é Rennat Said, diretor e também um dos fundadores do Coletivo Ita-Quatiara, juntamente com José Rodrigues.

Anastasios e Speranza Pachos com Leda Pontes (Foto: Fernando Machado)

Evencio Vasconcelos, Pilar Brown e Samuel Braga (Foto: Fernando Machado)

Hélio Soares, é uma referência e um dos nomes mais emblemáticos da litografia do Brasil. Os convidados foram recebidos com um bufê grifado por Elsinho Simões que montou um cardápio mexicano raiz, utilizando o taco, tile, muito coentro e pimentas mexicanas. As bandejas também foram personalizadas com a essência mexicana.

Lailson Cavalcanti, Rennat Said e José Rodrigues (Foto: Fernando Machado)

Rodrigo e sua mãe Lena Costa (Foto: Fernando Machado)

Também puderam experimentar algumas comidas do Café Cartum, que está funcionando em soft opening e terá como parceiros o @dufrances, com queijos frescos direto da fazenda, pães de fermentação natural, geleias com gostinho de avó, e pão de queijo artesanal e biscoitos amanteigados. A I Quadrado Internacional de Gravura fica em cartaz até o dia 29 de junho.

Tatiana Chagas, Ricardo Bandeira de Melo e Rebeca Galvão (Foto: Fernando Machado)

O chef Elsinho Simões (Foto: Fernando Machado)

A IV Mostra DeAaZ Decor

Resultou num sucesso a abertura da Mostra DeAaZ Decor, quarta-feira, no Paço Alfândega. A sua curadoria é de Ana Cláudia Thorpe, e conta com a participação de arquitetos e formadores de opinião em uma reverência às tendências na arquitetura de interiores. A animação ficou por conta da Uptown Blues Band. A entrada é franca.

Romero Duarte, Ana Cláudia Thorpe e Maria do Loreto (Foto: Divulgação)

O evento, com direção criativa de Marconi Thorpe. A IV Mostra que homenageia o centenário da Escola de Bauhaus será encerrada no dia 27 de agosto. Cerca de 20 escritórios de arquitetura estão participando da DeAaZ. Além da exposição, está acontecendo palestras sobre temas atuais direcionados aos profissionais e estudantes.

Sandra Brandão e Jaime Portugal (Foto: Divulgação)

Entre as presenças anotadas, destacamos os conselheiros do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Neide Cirne e Marco Antônio Borsoi, o superintendente do mall, Hélio Azevedo, Selma Travassos, da Casa & Poesia, que assinou o coquetel dos mais elogiados, e o empreendedor social Fábio Silva, Ana Cristina Nakano, da Artefacto João Pessoa.

Italian Design Day

Italian Design Day será marcado com a palestra Uma viagem pelo design Italiano em dez histórias, no próximo sábado, numa realização do Consulado da Itália Recife, leia-se o cônsul  Gabor de Zagon, com o apoio do Instituto Ricardo Brennand. O evento é gratuito, com tradução simultânea, e será realizado das 10h às 12h. A especialista em design e jornalista Chiara Alessi irá abordar desde o nascimento da famosa cafeteira Moka Bialetti, a outros ícones do Made in Italy

Chiara Bialetti falará sobre o design italiano (Foto: Divulgação)

Imagens de arquivo, vídeos e histórias pessoais serão os ingredientes desta conferência que mostrará ao público como o design italiano é, em primeiro lugar, um grande romance, repleto de personagens, lugares e atmosferas, que não se encontram em nenhum outro lugar do mundo. Nos anos 50, a Itália se tornou a líder mundial em design. Os especialistas italianos começaram a usar novos materiais, como plástico, acrílicos e borracha, atribuindo uma variedade estética maior aos produtos.

Sala Lybia Queiroz Maranhão

Margot Monteiro e Sydia Maranhão (Foto: Eunice Couto)

Margot Monteiro, Gilberto Freyre Neto e Marta Freire (Foto: Eunice Couto)

O Museu do Estado, cuja diretora é a artista plástica Margot Monteiro, inaugurou mais um ambiente na Casa. Estamos nos referindo à Sala Lybia Queiroz Maranhão. Nela está uma sala de estar composto de 13 peças, do século 19. Um conjunto com marquesão e quatro cadeiras com braços, uma escrivaninha com cadeira, dois tapetes sendo um francês de parede e três lustres (dois de cristais e um em bronze).

Maria Digna Pessoa de Queiroz, Sydia Maranhão, Thereza Lapa Carneiro de Albuquerque e Vera Correa de Araujo (Foto: Eunice Couto)

Para enriquecer mais o local, o arquiteto Carlos Augusto Lira fez a montagem, completou com uma sala de jantar do acervo do museu, assim como cinco quadros do pintor pernambucano Teles Junior (1851/1914). O Museu do Estado de Pernambuco foi criado em 8 de fevereiro de 1929, pelo Governador Estácio de Albuquerque Coimbra. Seu primeiro diretor foi o jornalista Aníbal Fernandes.

Betânia Peixoto e Hilda Queiroz (Foto: Eunice Couto)

Na cerimônia de inauguração do espaço tivemos duas falas: a da diretoria Margot Monteiro e a do Secretário de Cultura, Gilberto Freyre Neto. Ambos enalteceram o valor da doação feita pela família de dona Libinha Maranhão (1917/2015), via Sydia Maranhão. Depois foi servido um coquetel cortesia do Clã Maranhão. Muita gente da família da homenageada, e amigas principalmente aquelas frequentavam os almoços que Libinha oferecia na sua casa às quartas-feiras, fizeram questão de participar do encontro.

Maria do Carmo Calado, Gilberto Freyre Neto e Rinaldo Carvalho (Foto: Eunice Couto)

Informação cultural: O palacete é do século XIX, pertenceu a Augusto Frederico de Oliveira, filho do Barão de Beberibe, tornou-se sede própria do Museu do Estado de Pernambuco a partir de 1940. No começo do século XX, o prédio foi modificado com o acréscimo do segundo pavimento e, em dezembro de 1951, foi incorporado ao patrimônio do Museu um novo pavilhão, denominado de Anexo I, ampliando o espaço cultural para novas atividades.

Geralda Farias (Foto: Eunice Couto)

Os historiadores Reinaldo Carneiro Leão e José Luiz da Mota Menezes (Foto: Rinaldo Carvalho)

  • 1 2 7