Fernando Machado

Blog

Categoria cinema

Bastião: O Poeta Analfabeto

O documentário pernambucano Leonardo Bastião, o poeta analfabeto (2019), de Jefferson Sousa, foi o único filme brasileiro a entrar na Seleção Oficial do Viva Film Festival 2019, na Bósnia e Herzegovina, um dos maiores festivais de cinema do sudeste europeu. Além deste, integra a seleção oficial do XXIII International Ecological Film Festival To Save And Preserve, da Rússia, e o Lift-Off Global Network UK, do Reino Unido.

O diretor Jefferson Sousa (Foto: Divulgação)

O filme é rodado na zona rural de Itapetim, no Sertão do Pajeú de Pernambuco, em uma casinha de taipa, onde vive Leonardo Bastião, 74 anos, um poeta que, mesmo sem saber ler ou escrever, construiu, por intermédio da sua poesia metrificada de improviso, um universo cultural avassalador. Após quase sete décadas no anonimato, vídeos de Leonardo declamando versos autorais alcançaram milhões de visualizações na internet e até geraram um livro transcrito por fãs.

O poeta Leonardo Bastião (Foto: Divulgação)

O orçamento do filme foi de 3 mil reais. A direção, produção, roteiro e montagem são de Jefferson Sousa. No elenco temos Leonardo Bastião; Bernardo Ferreira (produtor cultural); o professor Marcos Nunes; o escritor e pesquisador Saulo Passos; o poeta e escritor Zé Adalberto. O link: https://www.imdb.com/title/tt10200044/.

No Tapete Vermelho do Oscar

Amy Adams by Versace e Kiki Layne by Versace (Fotos: E! e NYT)

Marie Kondo by Jenny Packham e Michelle Yeoh by Elie Saab (Fotos: Getty e NYT)

Serena Williams by Armani e Shangela by Diego Montoya (Fotos E! e AP)

Tapete Vermelho do Oscar

Angela Bassett by Reem Acra Charlize Theron by Dior (Fotos: Getty)

Emma Stone by Louis Vuitton e Helen Mirren by Schiaparelli (Fotos: E/Vogue)

Julia Roberts by Elie Saab e Kacey Musgraves by Giambattista Valli (Fotos: Getty)

No Tapete Vermelho do Oscar 2019

Jennifer Lopez by Tom Ford e Lady Gaga by Alexander Mcqueen (Fotos: NYT)

Glenn Close by Carolina Herrera (Foto: NYT)

A vencedora do Oscar de atriz, Olivia Colman by Prada (Foto: E! Enterment)

A cerimônia de entrega do Oscar, queira ou não queira, é uma das cerimônias mais esperadas, pelos fãs do cinema. As atenções ficam divididas entre o palco do Dolby Theatre, e o tapete vermelho nos arredores do teatro. Para quem testemunhou outras entregas das estatuetas atualmente falta glamour e as sobram extravagâncias dos costureiros. Mesmo assim postamos alguns looks que chamaram atenção da mídia. Os leitores façam seus julgamentos.

Amy Adams by Versace (Foto: NYT)

Lucy Boynto e o Oscar com ator Rami Malek by Yves Saint-Laurent (Foto: Reuters)

Billy Porter by Christian Siriano fazendo caras e bocas (Foto: NYT)

 

  • 1 2 9