Fernando Machado

Blog

Categoria cinema

Golden Globe em Fotos

Nicole Kidmann by Versace e o marido Keith Urban no red carpet (Foto: Getty)

Helen Mirren no red carpet (Foto: Getty)

Ana de Armas no red carpet (Foto: Getty)

O excêntrico Billy Porter usa bolsa Emn Kuo e sapatos Jimmy Choo no red carpet (Foto: Getty)

 

A vida de Elpídio Lima

O cineasta Alexandre Figueirôa homenageia um dos primeiros transformistas do Recife, o ator, cenógrafo e figurinista Elpídio Lima, o Piu Piu. Nos anos 1950 e 1960, atuava na Companhia Barreto Junior, nos palcos dos teatros Almare e Marrocos, imitando Sarita Montiel e Carmem Miranda.

Elpidio Lima, a transformista Piu Piu e Julio Cesar como Piu Piu (Fotos: Divulgação)

O filme que estreia na Mostra Diversidade do Festival de Cinema do Paranoá, em Brasília, tem como principal intenção homenagear esse artista, cujos vestígios de sua carreira. Quem o interpreta Piu Piu é o ator Julio Cesar. A direção é de Alexandre Figueiredo Túlio Vasconcelos e a produção é Túlio VasconcelosSérgio Dantas e Jonatan Oliveira são responsáveis pela fotografia.

O ator Julio Cesar na ponte Duarte Coelho (Foto: Divulgação)

Elpidio Lima nasceu em Alagoas em 1921, a data de seu falecimento é desconhecida. Foi também um dos criadores da Companhia Tra-la-lá, de teatro rebolado. No Recife, esta produção entra em cartaz no VII Recifest, marcada para o dia 21 de novembro, no Cinema São Luiz.

Festival de Cinema de Veneza

Luca Marinelli, melhor ator (Foto: Daniele Venturelli/Getty)

Na cerimônia de encerramento do Festival Internacional de Cinema de Veneza, a Jaeger-LeCoultre homenageou os vencedores do prêmio Leone D’Oro de Melhor Filme e dos prêmios Coppa Volpi de Melhor Atriz e Melhor Ator, presenteando cada um deles com um relógio Reverso encomendado especialmente para ocasião.

Ariane Ascaride, melhor atriz (Foto: Sebastiano Pessina)

Todd Phillips recebeu o prêmio de Melhor Filme do ano por Joker. A Melhor Atriz foi concedido a Ariane Ascaride por seu papel em Gloria Mundi e o Melhor Ator foi concedido a Luca Marinelli por seu papel em Martin Eden. A Jaeger-LeCoultre está comemorando o 15º aniversário de sua parceria com o Festival Internacional de Cinema de Veneza este ano.

Todd Phillips recebeu pelo melhor filme (Foto: Sebastiano Pessina)

Um sucesso a abertura do 23º Cine PE

A cineasta Deby Brennand e Frei Jociel Gomes (Foto: Fernando Machado)

Freis Josias, João, Dimas e Renilson (Foto: Fernando Machado)

Aconteceu segunda-feira, à noite, no Cinema São Luiz, a abertura do XXIII Cine PE, que tem à frente Sandra Bertini. Primeiro tivemos uma homenagem à Graça Araujo, que durante 22 anos, foi a ancora do evento. Um holograma que trazia o rosto da deusa de ébano e a sua voz, via o amigo Jonnathan Monteiro, emocionou o grande público. A voz estava idêntica. Na sequencia sua irmã Conceição Soares ao lado do sobrinho João Soares recebeu o Kalunga de ouro de Sandra Bertini.

Os três Freis Damião Jefferson Victor, Nicolas Baldini e Carlos Eduardo Ferraz (Foto: Fernando Machado)

Márcia Souto Carvalho e Carmen Meira (Foto: Fernando Machado)

Na sequencia foi convidada a atriz Ninive Caldas by Jan Souza, para continuar o espetáculo. Houve o momento falas e agradecimentos, como as das cineastas Katia Mesel e Deby Brennand e do Frei Jociel Gomes. Quando os dois vitrais de autoria da artista plástica Aurora Lima acenderam foram exibidos os filmes Hors Concours: o curta Parto Sim, de Kátia Mesel, e o longa-metragem Frei Damião – O Santo do Nordeste, de Deby Brennand by Animale.

A elegante senhora Erika Amorim (Foto: Fernando Machado)

Felipe Charamba e Karlla Lima (Foto: Fernando Machado)

Frei Damião – O Santo do Nordeste, documentário que desvenda, por meio de entrevistas com alguns descendentes de italianos, amigos, párocos e frades franciscanos que conviveram com Frei Damião, o homem por trás do mito religioso. Os atores que viveram na tela Frei Damião estavam lá Nicola Baldini, Jefferson Victor e Carlos Eduardo Ferraz. Frei Damião idoso foi interpretado pelo ator Andrade Lima já falecido.

Os pais de Nicolas, Massimiano Baldini e Cinthia Melo com a irmã Júlia Baldini,  e Giorgio Guerra (Foto: Fernando Machado)

Freis Mauricio, José, Renato e Alexandre (Foto: Fernando Machado)