Fernando Machado

Blog

Categoria Turismo

Parabéns, Hotel Central!

Há 90 anos, o engenheiro e comerciante grego Constantin Aristide Sfezzo inaugurava na Rua da Intendência, atualmente Avenida Manoel Borba, o Hotel Central, cujo projeto foi do arquiteto Giacomo Palumbo. À noite tivemos um baile a rigor e no comando estava o gerente era George Kyrillos. O hotel era o que havia de mais chique para a época.

A maquete do Hotel Central publicada na Revista A Pilheria em 1937

O engenheiro veio ao Recife em 1922, segundo a historiadora Virgínia Pernambucano de Melo, para fundar e dirigir a filial da White Martins no estado. Um ano depois, casou com a pernambucana Judith Adele von Sohsten. O Hotel Central tinha sete andares e 72 quartos, de luxo com telefone e tudo. No térreo dois terraços, barbearia, bar, central telefônica, salão de beleza e um hall.

O arquiteto Giacomo Palumbo (Foto: Divulgação)

No sétimo andar tinha uma vista deslumbrante da cidade e do mar e em 1930, ele tornou-se ponto de observação para a primeira passagem do Graf Zeppelin pelo Recife. Em 1932, Constantin retornou à Europa e à distância administrava o empreendimento até 1951, quando vendeu ao comerciante Domingos Magalhães, o avô do proprietário, Kerginaldo Magalhães.

A soprano Bidu Sayão (Foto: Internet)

Depois, o hotel foi arrendado consecutivamente, o que o deixou dilapidado. Por ordem judicial Kerginaldo retomou o negócio da família. Com a construção dos espigões o Hotel Central, o primeiro arranha-céu da cidade perdeu o privilégio da vista. O elevador é em ferro entrelaçado e foi importado nos Estados Unidos. Os banheiros preservam louças sanitárias compradas na Alemanha e os azulejos decorados de Portugal.

As misses Fernanda Gonçalves de Portugal, Alice Diplaraku da Grécia e Beatrice Lee dos Estados Unidos (Fotos: Divulgação)

Entre os que se hospedaram no Hotel Central destacaríamos a soprano Bidu Sayão (22.7.1935), o violinista russo Leo Charneawsky (7.11.1936), a atriz Annabela (13.12.1938), o ator Lew Ayres(01.6.1940) e o aviador Jean Mermoz (1.6.1940). Não podemos esquecer o chá dançante que aconteceu no dia 16 de agosto de 1930, com a participação de 19 misses internacionais que seguiam até o Rio de Janeiro, para participar do Miss Universo, no dia 7 de setembro.

Tiago, Vinicius & CVC

Quarta-feira, à noite, tivemos a inauguração da loja CVC no Patteo Shopping Olinda. O espaço é lindo com 50m², com cinco pontos de atendimentos, quando destacamos o dedicado à família e o outro kids. As vitrines são em leads. Recebendo os convidados estavam os sócios Tiago Nóbrega Moraes e Vinicius Mota. Os destinos mais procurados pelos olindenses são Buenos Aires e Santiago do Chile.

Tiago Nóbrega Moraes e Vinicius Mota (Foto: Fernando Machado)

Beatriz Castro e Francisco José de Brito (Foto: Fernando Machado)

Para a recepção veio do sul do país, Anselmo Breves, Gerente Regional Sênior da CVC. O coquetel grifado por Carmita Arruda estava de se comer rezando para Frei Galvão. O repórter Francisco José de Brito ao lado de Beatriz Castro comentava sobre sua reportagem para o Globo Repórter sobre a África do Sul. João Alberto e Sheila Wanderley presenças sempre agradáveis.

Passaporte

Os fãs de cinema que viajam na Emirates terão ainda mais opções, pois o ice, o premiado sistema de entretenimento a bordo da Emirates, conta agora com mais de 1.000 filmes – mais do que qualquer outra companhia aérea. Os filmes complementam os aparelhos de TV e música que oferecem aos clientes mais de 3.500 canais de entretenimento sob demanda. Lembra Patrick Brannelly, Vice-Presidente da Divisão de Experiência do Cliente da Emirates.

O conforto da classe executiva da Emirates (Foto: Divulgação)

Todos os meses mais de 100 filmes são adicionados ao sistema com seleções que variam dos clássicos de 1939 como O Mágico de Oz e O Vento Levou, a campeões de bilheteria de 2018 como Jurassic World: Reino Ameaçado e Oito Mulheres e um Segredo. O ice também oferece mais de 25 documentários – os mais populares a bordo no momento incluem Eric Clapton – A Life in 12 Bars e The Final Year sobre o último ano de Barack Obama no governo.

 

Viajar de cruzeiro é preciso

Estela Farina, Andre Mercanti e Liese Nóbrega entre as recepcionistas Gabrielli Oliveira e Gabrielly Rodrigues (Foto: Fernando Machado)

Para começar, muitos de nossos navios estarão partindo de novos porto a partir do próximo ano. Agora os turistas podem ficar maravilhados com o Alasca curtindo nos dois mais novos navios, o Norwegian Bliss e, em abril de 2019, e o Norwegian Joy. Depois de sua temporada inaugural, o Bliss, em novembro de 2019, viajará de Nova Iorque para o Caribe, Bahamas e Flórida. Você também pode ir para o paraíso pelo Norwegian Breakaway ou pelo Norwegian Getway, partindo de Nova Orleans.

Liese Nóbrega, Sheila Wanderley e João Alberto Sobral (Foto: Fernando Machado)

Sem esquecer os dois navios que fazem cruzeiros para Cuba, partindo de Miami pelo Norwegian Sky ou de Orlando pelo Norwegian Sun, com open bar gratuito, restaurante incluídos, entretenimento noturno e muito mais. Pelos navios da Norwegian até as belas praias que visitarem, sua viagem será tão animada quanto o destino. E para reforçar a marca junto às agencias de turismo locais, a Rhema de Liese Nóbrega, trouxe de São Paulo, ontem, Estela Farina, diretora geral para o Brasil e André Mercanti, diretor de vendas da empresa.

Gabrielli Oliveira, Rodrigo Borges, Natalia Magalhães e Gabrielly Rodrigues (Foto: Fernando Machado)

O meeting que aconteceu no terraço do Famiglia Giuliano resultou de sucesso. Quinze agencias conseguiram lotar o espaço das 9h às 18h.  Bliss inaugurado em maio deste ano leva a bordo 4.200 passageiros, foi construindo na Alemanha, ou melhor, no estaleiro da cidade de Papemburgo. O cruzeiro mais em conta corresponde 7 noites e custa três mil reais parcelado em nove vezes. E o mais caro tem 19 noites e custa R$ 6.147 reais.

Liese Nóbrega entre os publicitários Vitor de Lima e Rodrigo Vitor (Foto: Fernando Machado)

O Norwegian Bliss tem até kartodromo para os passageiros que gostariam curtir este esporte. O Guia de Cruzeiros pelo mundo da Norwegian será lançado na próxima semana na ABAV, em São Paulo, todavia os agentes de viagens, que foram ontem até o Famiglia Giuliano,  receberam em primeira mão.  Liese Nobrega, leia-se Rhema, está de parabéns pelo proveitoso encontro de ontem, assim como seu assessor Rodrigo Borges.

A gente de viagem Estenia Raposo (Foto: Fernando Machado)