Fernando Machado

Blog

Categoria Sergipe

Noticias de Sergipe

O Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho de Sergipe propôs à Câmara Municipal de Aracaju, que o dia 28 de abril seja instituído na capital como o Dia da Segurança do Trabalho. O presidente do Sindicato, Sandro Azevedo, esclarece que a proposta tem como objetivo despertar a discussão na sociedade sobre essa grave situação que atinge os trabalhadores, apontando a necessidade de se adotar medidas preventivas que evitem os acidentes de trabalho.

O Aeroporto de Santa Maria em breve ganhará fingers para embarque e desembarque, que irão garantir mais conforto e acessibilidade para os passageiros. A reforma para modernização do espaço está prevista para ser iniciada em agosto e foi uma conquista do governador Jackson Barreto. Terça-feira aconteceu em Brasília a reunião que viabilizou junto ao Ministério dos Transportes, as obras do terminal de passageiros, cujo orçamento é de 57 milhões de reais. A previsão de entrega é de aproximadamente 12 meses após o início das obras.

Noticias de Sergipe

Ontem, à noite, São Cristóvão foi palco de mais uma edição da Procissão do Fogaréu, tradição católica que simboliza os últimos dias de vida de Jesus Cristo, e que tem como particularidade ser protagonizada apenas por homens. Uma curiosidade é que a iluminação da cidade, durante a programação, foi apagada, sendo feita via tochas, dando ao local uma sensação de antiguidade (da época em que não existia eletricidade). O evento aconteceu, na Praça São Francisco, Centro Histórico, com a encenação da entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém. A Procissão do Fogaréu é organizada pelo Grupo G12 e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Cristóvão.

Os homens comandam a procissão do Fogaréu (Foto: Divulgação)

José é um dos participantes (Foto: Divulgação)

O Hospital Geral Santa Tereza, administrado pela Fundação José Silveira, conta com um novo Serviço de Ortopedia e Traumatologia, sob a coordenação geral do ortopedista Daniel Alencar. No intuito de melhorar o atendimento aos usuários, a FJS está instalando um aparelho de arco cirúrgico (intensificador de imagem) que possibilitará a realização de procedimentos cirúrgicos ortopédicos minimamente invasivos, proporcionando uma recuperação e reabilitação mais rápida do paciente.

Noticias de Sergipe

O deputado Moritos Matos é o coordenador da Encenação da Paixão de Cristo que ocorre há 29 anos em Aracaju, e que desde 2009 acontece no Parque Governador Rollemberg Leite (Parque da Cidade), em Aracaju. Na peça o parlamentar faz o papel de Jesus e amanhã, às 17h30, juntamente com outros atores (80) vão representar esse espetáculo no município de Santa Luzia do Itanhi. A encenação vai acontecer em parceria com a Prefeitura da cidade e da Paróquia e Santuário de Santa Luzia.

Miguel Drummond, Edson Cruz, Moritos Matos e Magno de Jesus grupo da encenação (Foto: Divulgação)

Ontem, a sede de São Cristóvão se transformou num centro cultural e gastronômico. A primeira edição da São Criativos: Feira de Artesanato aconteceu na praça São Francisco, com apresentações culturais, muito empreendedorismo e centro gastronômico. A ação é uma parceira entre a Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água, Secretaria de Assistência Social e do Trabalho e Secretaria Municipal de Governo. Durante o evento, os artistas sancristovenses terão livre acesso no do Palco Aberto.

Notícias de Sergipe

Reconhecer histórias de luta, de empoderamento, de participação social e de conquistas de mulheres que têm buscado promover a transformação social nas áreas em que atuam. Estas 15 mulheres Adelaide Moura, Eliane Aquino, Elian Santos, Genura de Souza, Irene de Souza, Josevanda Mendonça, Lígia Borges, Linda Brasil, Magna Santana, Maria Aparecida dos Santos, Maria Izaltina Silva, Mariana Diniz, Sheyla Galba, Tereza Cristina Santos e Valéria dos Santos, foram agraciadas com o Troféu Hortênsia de Carvalho.

Na última reunião da Academia de Letras de Aracaju celebrou convênio para desenvolvimento de ações culturais com a Associação Sergipana de Imprensa, representada por seu presidente, acadêmico Cleiber Vieira, e com o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, presidido pelo acadêmico Samuel Albuquerque. O acadêmico Mário Britto foi eleito Vice-Presidente do Conselho Estadual de Cultura, juntamente com o conselheiro Antonio Amaral, na Presidência.