Fernando Machado

Blog

Categoria Sergipe

Notícias de Sergipe

Na próxima quinta-feira, às 19h, no auditório da Sociedade Semear, acontece a Sessão Solene de posse do historiador Fernando Aguiar e da jornalista Susane Vidal na Academia de Letras de Aracaju, cujo presidente é o acadêmico Francisco Diemerson. Os novos acadêmicos prestarão homenagem aos intelectuais Lígia Pina e Célio Nunes, patronos de suas cadeiras e serão saudados pela Acadêmica Jane Guimarães.

O Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras 2017 será realizado hoje e amanhã e reunirá em Aracaju, em torno de quatro mil pessoas e aproximadamente 60 bandas e fanfarras oriundas de 15 estados da federação. O evento tem como objetivo estimular a criação de bandas e fanfarras, promover o intercâmbio entre os integrantes, mediante competições, e incentivar as corporações musicais. Os desfiles serão realizados na avenida Barão de Maruim e contará ainda com apresentações na quadra de esportes do Colégio Amadeus.

Notícias de Sergipe

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe foi palco, em novembro, das atividades do curso de medicina da Quarta Semana Acadêmico-Cultural da UFS. Este ano, o Departamento de Medicina trouxe uma iniciativa de arte e cultura para os estudantes, que puderam participar de palestras, exposição de trabalhos, concursos de literatura e fotografia. Entre palestrantes estavam os professores Henrique Batista, e José Ricardo Ayres.

Com uma programação composta por atrações musicais, teatrais e a tradicional Feirinha da Gente, o Instituto Banese, por intermédio do Museu da Gente Sergipana, realiza na próxima quinta-feira, às 17h, mais uma edição do Natal da Gente Sergipana. O intuito é proporcionar uma festa cheia de magia, encanto e simbolismos que caracterizam o natal, além de celebrar os seis anos de funcionamento do museu. A primeira atração musical será a Orquestra Jovem de Sergipe, às 18h.

Notícias de Sergipe

O município de Divina Pastora sediará a nova Indústria Cooper Standard, cuja pedra fundamental foi lançada, ontem pela manhã, pelo governador Jackson Barreto, juntamente com o diretor–geral da Cooper Standard, Jurgen Kneissler. O investimento da Cooper Standard é cerca de R$ 10 milhões e a previsão é de dez meses de obra. A fábrica inicialmente vai gerar 180 empregos diretos e 50 indiretos. Para os primeiros três anos, a empresa projeta gerar 400 empregos diretos e 100 indiretos, num investimento que irá beneficiar os municípios de Divina Pastora, Santa Rosa de Lima, Riachuelo e adjacências do Vale do Cotinguiba.

Camile Vitória Jesus Porto medalha de ouro nas Olimpíadas (Foto: Ascom)

Divulgado quarta-feira o resultado final da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2017 rendeu aos alunos da rede pública estadual uma série de medalhas em todos os três níveis da competição, destinada a alunos do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio das escolas públicas de todo país.  De forma inédita, em essa edição permitiu a participação de alunos da rede privada e foi integrada a Olimpíada Brasileira de Matemática. O destaque foi Camile Vitória Jesus Porto, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental Estadual Rodrigues Dórea, em Aracaju, ganhadora de uma medalha de prata; todas as demais conquistadas foram de bronze.

Noticias de Sergipe

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, abre inscrições para o Processo Seletivo de Alunos, ano letivo 2018, do Conservatório de Música de Sergipe, visando o ingresso nos Cursos: de Formação Inicial para Músicos de Banda e para Músicos de Orquestra, de Formação Continuada para Músicos de Banda e para Músicos de Orquestra e na Oficina de Musicalização. As inscrições para o processo seletivo dos cursos e das oficinas serão realizadas exclusivamente pelo site no www.seed.se.gov.br, no período de 24 a 30 de novembro.

A Editora Diário Oficial de Sergipe completou oito anos de fundação ontem. Nesse período, ela se preocupou em aproximar o sergipano da cultura local por meio de obras escritas, preferencialmente, por autores da terra e com alto padrão de qualidade. Durante quase uma década, 129 publicações foram lançadas. Para divulgar livros, revista e outras publicações, a Editora participa de feiras regionais, nacionais e internacionais. Em 2017, a Edise foi para a Bienal do Livro de Itabaiana, a Bienal Internacional do Livro de Alagoas e a Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro.