Fernando Machado

Blog

Categoria Sergipe

Notícias de Sergipe

Quarta-feira, a Secretaria de Estado da Segurança Pública, leia-se o secretário João Eloy, inaugurou a base avançada da Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga, localizada no Povoado Vaca Serrada, no município de Porto da Folha. O vice-governador, Belivaldo Chagas, destacou a importância desse novo investimento na Segurança Pública e no Alto Sertão sergipano. Também participou da cerimônia o comandante da Polícia Militar de Sergipe, coronel Marcony Cabral.

Belivaldo Chagas num clique com a tropa da Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (Foto: Divulgação)

Estudantes da educação básica de todo o Brasil podem concorrer a uma viagem para a maior feira de livros do mundo, em Frankfurt, na Alemanha. Para isso, devem se inscrever no concurso literário Faça parte dessa história, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Podem concorrer as melhores obras em poema, conto, crônica, novela, teatro, texto da tradição popular, romance, memória, diário, biografia, relatos de experiências e história em quadrinhos. As inscrições até o dia 2 de março de 2018, no http://www.fnde.gov.br/concursoliterario/.

Notícias de Sergipe

Acontecerá na próxima terça-feira, às 14h, no Iate Clube de Aracaju, o Baile da Melhor Idade. O evento vai reunir cerca de 900 idosos que frequentam os 16 Centros de Referência da Assistência Social de Aracaju e também dos Espaços Cuidar, que são equipamentos da assistência social de Sergipe. A animação ficará por conta da banda A Indomada do Frevo. Vamos ter desfiles dançantes de máscaras e fantasias, além da aclamação do rei e rainha do carnaval 2018. No comando a vice-prefeita e secretaria Eliane Aquino.

Os bonecos gigantes de São Cristovão (Foto: Prefeitura)

A Prefeitura de São Cristóvão está finalizando os preparativos logísticos para o Carnaval dos Carnavais edição 2018, que ocorrerá de 9 a 13 de fevereiro, mas a Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água antecipou a programação com desfile dos bloquinhos de rua. A festa aconteceu terça-feira simultaneamente no Grande Rosa Elze e no Centro Histórico, homenageando o folião, Florisvaldo Costa Pereira, conhecido por Flô, que faleceu o ano passado. Quem nos informa é o presidente da Fundação Gaspeu Fontes.

Noticias de Sergipe

O IV Festival Sergipano de Artes Cênicas continua com inscrições abertas para grupos e artistas do teatro, circo e dança, sendo que nesta edição novas categorias poderão concorrer. Dessa vez, todos os participantes, sem exceções, serão definidos por intermédio do edital que, além das categorias tradicionais para artistas e grupos de Sergipe, receberá propostas de espetáculos de outros estados do país. Outra novidade é a categoria Demanda Espontânea. Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe, o Festival acontece de 27 de março à 30 de abril. Informações no secultse@gmail.com, ou pelo telefone: (79) 3198-7806.

Falta pouco para que os sergipanos possam conhecer as novas instalações do Centro de Turismo, ponto de visitação localizado na Praça Olímpio Campos, no coração de Aracaju. A obra de reforma e revitalização será inaugurada no dia 1° de fevereiro, beneficiando, além dos frequentadores e turistas, os 28 lojistas e artesãos que trabalham no local. A iniciativa é do governo de Sergipe via a Secretaria de Estado do Turismo. O prédio histórico em que hoje se localiza o Centro de Turismo, que remonta ao início do século XX, abrigava a tradicional Escola Normal. A obra de recuperação está sendo realizada com recursos da ordem de R$ 1,345 milhão, originários do Prodetur.

Notícias de Sergipe

Aracaju é o melhor município do País para abrir, regularizar um negócio, conforme estudo divulgado pela organização de apoio ao empreendedorismo Endeavor Brasil, Sergipe concluiu 2017 com 3.853 empresas abertas na Junta Comercial de Sergipe. Isso significa um acréscimo de 7% em comparação a 2016. Na Junta, em 2017, Aracaju foi o município que mais registrou inscrição de empresas (2.069), correspondendo a 53,70% do total do Estado, seguida de Itabaiana (391) e Nossa Senhora do Socorro (178).

A febre amarela não é transmitida de pessoa para pessoa. A transmissão urbana da doença só é possível através da picada do mosquito Aedes aegypti. A afirmação é da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, Giselda Melo, que se mostra preocupada com o afã das pessoas em correrem para as unidades de saúde em busca de vacinação. Desde o ano 2000, jamais houve notificação de casos de febre amarela em Sergipe, assegurou Giselda Melo.