Fernando Machado

Blog

Categoria Sergipe

Noticias de Sergipe

O governador Jackson Barreto, acompanhado do vice-governador Belivaldo Chagas, compareceu quarta-feira, à formatura de mais 244 novos alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de Sergipe, em solenidade realizada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Essa é a terceira turma do concurso realizado em 2014 que se integra ao quadro da PMSE. Foram mais de nove meses de atividades pedagógicas em regime intensivo no CFAP, seguido de Estágio Prático Supervisionado de Policiamento Ostensivo.

Os novos soldados em ritmo de coreografia militar (Foto: Jorge Henrique)

Adriana Dantas imitando sua arte (Foto: Secom)

Um passeio transatlântico sob a influência portuguesa voltada a azulejaria. Está é a proposta que norteia a exposição Personificação, lançada na noite de terça-feira, na Galeria de Artes J. Inácio. De autoria da professora e artista visual Adriana Dantas, a mostra reúne trabalhos desenvolvidos a partir de sua pesquisa de pós-doutorado realizada na Universidade de Lisboa, em 2014, composta por pinturas, desenhos e colagens que produzem formatos imagéticos diversificados. Esta é a quinta mostra entre os projetos selecionados pela Secretaria de Estado da Cultura.

Noticias de Sergipe

O Corredor Cultural Irmão, da Secretaria de Estado da Cultura, movimentará na próxima quarta-feira, às 10h30, o vernisage Bahá´u`lláhVida, Missão e Obras. A mostra é compostas de elementos referentes à cultura persa, fazendo alusão ao bicentenário de Bahá´u`lláh. Nascido em Teerã em 22 de outubro de 1817, Bahá’u’lláh, que significa A Glória de Deus, foi filho de um nobre ministro da Corte da Antiga Pérsia. Vítima de perseguição religiosa sofreu mais de 40 anos de aprisionamento e no exílio.

A Secretaria de Estado da Educação, por meio do Conservatório de Música de Sergipe, cujo diretor é o professor Heitor Mendonça, promoveu quarta-feira, o Recital de Guitarras. O evento reuniu alunos do curso técnico-profissional, ouvintes, cantores profissionais e a comunidade. Até o dia 23 de novembro o Conservatório apresenta uma programação de recitais de Baterias, Choro, Musicalização, Flauta, Canto e Coral e de Teclado. É bom lembrar que os eventos são abertos gratuitamente ao público.

Noticias de Sergipe

Uma manhã de interação entre estudantes da rede pública de ensino e músicos da Orquestra Sinfônica de Sergipe marcou, quarta-feira, a sessão educativa do Circuito Musica Brasilis, no Teatro Tobias Barreto. O Circuito já passou por diversos estados do país, e encerra a temporada de concertos em Sergipe, com a direção da cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte. Participaram da sessão educativa do projeto as instituições: Escola Estadual Jacintho de Figueiredo Martins, Escola Estadual Manoel Franco Freire e a Orquestra Jovem.

O Conservatório de Música de Sergipe irá realizar na próxima quarta-feira um Recital de Guitarras. O evento, que será aberto ao público, acontecerá das 15h às 18h, na sala Henrique Souza, e contará com a presença de alunos e do professor Alex Victor.  Segundo o diretor do Conservatório, Heitor Mendonça, a participação de alunos tem um caráter pedagógico, e o professor irá sobre técnicas de guitarra, arranjos e sobre alguns compositores. Ele destacou que atividades como essa são importantes para aproximar a arte da música e o público.

Noticias de Sergipe

Uma mistura cênica-musical promete marcar o próximo concerto da Orquestra Sinfônica de Sergipe, sob a regência do maestro Guilherme Mannis, que acontecerá na próxima quarta-feira, às 20h30, no Teatro Tobias Barreto. O espetáculo faz parte do VIII Circuito Musica Brasilis, série em que a música clássica é contextualizada por roteiros teatrais, idealizado e dirigido pela cravista e pesquisadora, Rosana Lanzelotte. A apresentação em Aracaju encerra temporada de 20 apresentações pelo Brasil, trazendo como temática os 250 anos do Padre José Maurício Nunes Garcia.

Atividades lúdicas e palestras educativas fizeram parte da programação da Casa de Cultura João Ribeiro, no município de Laranjeiras, quinta-feira. As ações fazem parte da 11ª Primavera dos Museus que neste ano promove o tema Museus e suas memórias. O evento foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus, e em Sergipe acontece em diversas unidades gerenciadas pela Secretaria de Estado da Cultura, como forma de incentivar o fomento de atividades nas unidades museais. A programação palestras das professoras Ranielle Menezes, Sura Souza e Adelaide Ferreira.