Fernando Machado

Blog

Categoria Sergipe

Noticias de Sergipe

Neste fim de semana, milhares de pessoas se reunirão no município de Itabi, interior sergipano, leia-se o prefeito Manoel do Povo, para prestigiar a 39ª Festa do Jegue, uma tradição cultural que começou em 1979. Esse ano, a programação contará com a tradicional corrida de jegues, shows, cavalgada e a 2ª etapa do campeonato sergipano de motocross. Além da corrida, será realizado concurso para escolher o jegue melhor fantasiado. Os vencedores da corrida de jegues e do concurso de fantasias serão premiados com troféus e prêmios em dinheiro que ultrapassam os R$ 13 mil.

Com o objetivo de reunir e celebrar as mais diversas manifestações culturais afrodescendentes, a Prefeitura de São Cristóvão por meio da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água realiza no dia 13 de dezembro das 8 às 18h o I Encontro de Cultura Negra de São Cristóvão. O evento contará com palestras, roda de conversa, oficinas e apresentações musicais. O encontro busca promover debates e reflexões que permitam o fortalecimento de valores, dissolvam preconceitos e valorizem a herança afra deixada pelos descendentes originais. Na coordenação está Acácia Maria dos Santos.

Notícias de Sergipe

A partir de hoje, e durante todo o mês de novembro, a equipe de cirurgia pediátrica do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe, unidade vinculada à Rede Ebserh, realiza intervenções cirúrgicas para resolver fimoses em crianças. Para esse mutirão, os pacientes foram selecionados a partir da ordem em que se encontravam na lista de espera. A equipe responsável por levar adiante essas operações conta com três cirurgiões pediátricos, três anestesistas, 12 técnicos de enfermagem, quatro enfermeiros e três residentes. Informa Sebastião Xavier, responsável pela ação conhecida por novembrinho azul.

Pacientes e profissionais da saúde mental do Distrito Federal, que realizam trabalhos de arteterapia nos Centros de Atenção Psicossocial estarão presentes no 36ª Festival de Artes de São Cristóvão. O grupo que já desembarcou na Cidade Mãe de Sergipe participaram de exposições, lançamentos de livros, cortejos e feira de artesanato, durante o evento que acontece até amanhã. Segundo o artista e colaborador do CAPS de Brasília, Tom Melo, nestes dias de evento a comitiva do Distrito Federal comandará o lançamento da exposição Poesia em Acrílico e do livro Caminhar, ambos sendo realizados no Museu da Polícia Militar.

Noticias de Sergipe

Segue em cartaz até o próximo dia 20, na Galeria M Déposito de Arte, em Aracaju, a exposição A linha do tempo, da artista plástica mineira Almira Reuter. A mostra inédita, que tem curadoria de Marcos Marcelo e expografia do arquiteto Wesley Lemos, reúne 15 obras que abordam uma linguagem contemporânea e ao mesmo tempo popular, adotando técnicas mistas que envolvem acrílica sobre tela, bordados e pintura em seda.

Marcos Marcelo, Almira Reuter e Wesley Lemos (Foto: Diane Queiroz)

O médium Henrique Bottaro (Foto: Divulgação)

O médium Henrique Bottaro estará mais uma vez, hoje, às 7h, no Centro Espirita Casa da Prece, no bairro América, em Aracaju. Serão distribuídas 100 fichas, por ordem de chegada, para solicitação de cartas. Chamadas pelo médium Chico Xavier de Cartas Consoladoras, as cartas trazem mensagens psicografadas de entes queridos falecidos. Serão aceitos alimentos não perecíveis, para compor cestas básicas que serão entregues para as famílias assistidas pelo centro espírita.

 

Notícias de Sergipe

Na primeira semana em que os voos foram ampliados, a ocupação chegou a 90%. A Gol passou a operar com dois voos todos os dias da semana, saindo de Sergipe para Guarulhos; Dois voos da LATAM Aracaju-Guarulhos. Já a Azul contará com mais dois voos, a partir de hoje Aracaju-Guarulhos e dia 21 de dezembro Aracaju-Belo Horizonte.

A ampliação dos novos voos somente foi possível devido a redução da base de cálculo de incidência do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) de 18% para 12%; 9% para o acréscimo de 2 voos; e 5% para o acréscimo de 3 ou mais voos. Desde julho, o Governo do Estado tem buscado meios de ampliar os voos que chegam e saem de Aracaju, com foco no fortalecimento do turismo sergipano.