Fernando Machado

Blog

Categoria Sergipe

Noticias de Sergipe

São João é tempo de comidas típicas, forró e cultura em Sergipe. E todo esse clima começou a alegrar a população a partir deste sábado, com a abertura dos Festejos Juninos do Arraiá do Gonzagão, no Complexo Cultural que leva o nome do Rei do Baião. A festa faz parte do Encontro Nordestino de Cultura, evento promovido pelo governo do Estado. Na Orla de Atalaia, a festa está acontecendo desde sábado e segue até o próximo dia 30, reunindo 52 atrações entre artistas e bandas sergipanas, nordestinas e de destaque nacional, quadrilhas e grupos folclóricos, selecionadas via edital.

O concurso de quadrilhas está fazendo muito sucesso (Foto: Ascom/Secult)

A Academia de Letras de Aracaju, agora sob a gestão do professor Francisco Diemerson, programou uma reunião ordinária para o dia 5 julho, às 17h, na Biblioteca Pública Epifânio Dória. Na ocasião, acontecerá uma comunicação sobre vida e obra do patrono da Cadeira nº 23, professor João Bezerra Santos, pela acadêmica Cléa Maria Brandão; além da apresentação da obra Crônicas do Atelier e sobre sua produção artística, pelo acadêmico Antonio da Cruz. O encontro é aberto ao público e todos estão convidados.

Noticias de Sergipe

A Secretaria de Estado da Educação, juntamente com representantes da Comunidade Ojú Ifá, apresentou quarta-feira, o Projeto Xangô Menino, no Colégio Estadual Governador Augusto Franco, que teve como objetivo debater com os alunos a violência contra a população jovem negra. O projeto será levado a 15 escolas em seis municípios: Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Neópolis, Nossa Senhora do Socorro e Japaratuba.

As artes visuais se misturam a figurinos artísticos e outros elementos que compõem a simbologia dos festejos juninos na nova exposição da Galeria de Arte J. Inácio, lançada quarta-feira. Intitulada Sergipe é o País do Forró, a mostra foi lançada com a apresentação da Quadrilha Junina da Escola Estadual Alencar Cardoso, com alunos de 9 a 12 anos de idade. Na abertura, o secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, reforçou a importância de desenvolver ações que reforcem a identidade sergipana.

 

Noticias de Sergipe

Hoje, o conjunto Eduardo Gomes receberá o II São Criativos: Feira de Artesanato. O local será transformado num grande centro da cultura popular e gastronômica sancristovense. O evento acontecerá na Praça Nossa Senhora do Loreto, às 16h, numa parceria da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, João Bebe Água, Secretaria de Assistência Social e do Trabalho e Secretaria Municipal de Governo. A programação artística do contará com as apresentações da banda Xamego Bom e da cantora e compositora, Joésia Ramos.

Com o objetivo de convidar a população a uma reflexão sobre a erradicação do Trabalho Infantil, a Prefeitura de Aracaju, via a Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania, fará uma mobilização social em vários pontos da cidade a partir das 7h na próxima segunda-feira, data que marca a luta Mundial contra o Trabalho Infantil. A pasta já trabalha a temática frequentemente nos Centros de Referência da Assistência Social, Centros de Referência Especializados da Assistência Social e no Centro de Atendimento à População de Rua.

Noticias de Sergipe

O governador Jackson Barreto disse se sentir muito feliz ao participar na noite de quarta-feira da procissão e missa em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Cirurgia, em Aracaju. O chefe do executivo sergipano disse que neste momento de reflexão, ele renova os votos de fé e confiança em Nossa Senhora e pede força para enfrentar as dificuldades do dia a dia. Jackson Barreto recordou que quando foi à Itália, fez questão de conhecer a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora. Ele estava acompanhado pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira e do deputado estadual Robson Viana.

O andor de N. S. Auxiliadora, o dom José Costa e Jackson Barreto (Foto: Victor Ribeiro)

O ano de 2017 é de comemoração em Aracaju. Em junho o Projeto Tamar completa 15 anos de funcionamento em prol da conservação das tartarugas marinhas. Além disso, é um mês muito especial para conservação da natureza. Para unir essas datas e celebrar a vida das cinco espécies de tartarugas marinhas que existem no Brasil, o Projeto Tamar realizará no dia 13 de junho uma grande festa com apresentação do Barco de Fogo, nos Lagos da Orla de Atalaia e no espaço cultural do Tamar, apresentações do DJ Kaska, Burundanga, Zé Tramela, e Toni Garrido.