Fernando Machado

2º Dia do Retiro de Padre Airton

A primeira coisa que se faz no Retiro de Padre Airton não é comer e sim rezar. No segundo dia, o sábado amanheceu nublado, os pássaros não apareceram, mas às 7h, todos nós estávamos na Igreja da Sagrada Família para a recitação do Terço de Nossa Senhora. Depois seguimos para um café da manhã dos deuses. Na seqüência mais encontros espirituais e depois almoço.

r-grupo
Padre Airton com o rebanho na Gruta de N.S. da Apresentação (Fotos: Fernando Machado)

Às 15 o cortejo estava firme na Sagrada Família para a recitação do Terço da Misericórdia. O dia continuava nublado, mas tínhamos outra missão. Conhecer a Casa onde Moro. E como bom pastor, Padre Airton seguia à frente do rebanho, num caminho ladeado por mamonas, girassóis, capris, eucaliptos, cactus (facheiro e alastrado), mandacarus, umbuzeiro, algarobas e baraúnas.

r-grupo-de-alagoas
O grupo procedente de Alagoas

A primeira parada foi diante da Gruta de Nossa Senhora da Apresentação. Alguns pássaros promoviam um concerto, pois queriam provar que lá eles reinam, mesmo chovendo. Finalmente pisamos na terra da Casa Onde Moro, onde repousa a Igreja da Divina Misericórdia, para a Oração da Tarde. Depois das preces Padre Airton explicou todos os detalhes da decoração. Sobre o altar caia um lustre tipo coroa com 12 estrelas (lembrando o Apocalipse).

r-igreja-misericordia-airton
Padre Airton na Igreja da Misericórdia

Atrás do altar uma cruz vazada lembrando que Cristo já está ressuscitado. Sobre a cruz uma replica do Santo Sudário. À frente da igreja uma vista deslumbrante com um caramanchão, que remetia ao silêncio das preces. E mais adiante um baobá. Um dos símbolos da Fundação Terra.

r-leandrocardoso-airton-alexandrepascholato
Padre Airton com os paulistas Alexandre Paschoalato e Leandro Cardoso

E como a chuva era nossa fiel companheira voltamos para a Casa dos Retiros. Depois da ceia tomamos um ônibus nos levou para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no povoado de Umburamas, em Sertânia, para o encerramento do Mês de Maio e a coroação de Nossa Senhora. Após a Santa Missa a nave central da igreja foi invadida por crianças vestidas de anjos e adolescentes para a coroação de Nossa Senhora da Conceição. Encerrada a parte religiosa aconteceu uma quermesse e rifa de um bode.

Gostou ?
Compartilhe !